Quais são as veias para punção venosa?

Perguntado por: Martinho Brito de Coelho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (65 avaliações)

As vias de acesso preferenciais são as veias dos membros superiores do antebraço por acomodar cateteres mais calibrosos.
...
Acesso venoso periférico
  • Veia cefálica;
  • Veia basílica;
  • Veias medianas do antebraço e cotovelo;
  • Veias do dorso da mão;
  • Veia safena magna e parva.

Quais os locais de punção venosa?

Os locais de punção endovenosa mais comuns são a face anterior e posterior do antebraço. Não use as veias das mãos nos idosos ou em pacientes que deambulam. A inserção endovenosa em veias dos MMII é comum em crianças, porém esses locais devem ser evitados em adultos pelos riscos de tromboembolismo.

Quais veias posso puncionar?

Quais são as veias para coleta de sangue venoso? Mesmo que seja possível a coleta de sangue venoso em qualquer veia dos membros superiores do paciente, a mais utilizada é a veia cubital mediana, seguida da cefálica, que está mais propensa à dor durante a punção e hematomas.

Como achar a veia para punção venosa?

O ideal é que ele seja posicionado 10 cm acima da veia que será puncionada. Antes de puncionar a região, não dê leves tapas, pois isso pode causar hematomas. O ideal é usar o dedo indicador para procurar a veia.

Quais os locais que devemos evitar em uma punção venosa?

Não devemos escolher lugares com terapia ou hidratação intravenosa, locais com cicatrizes ou queimadura, perto de onde foi realizado uma mastectomia, cateterismo ou qualquer outro procedimento cirúrgico, áreas com hematomas, abscessos, que já sofreram trombose (pouco flexíveis) e com múltiplas punções recentes.

Qual a melhor veia para puncionar ?

42 questões relacionadas encontradas

Quais os cuidados que temos que ter em um acesso venoso?

Cuidados com o acesso venoso periférico
  1. Sempre lavar as mãos antes de entrar em contato com o paciente;
  2. Verificar se o acesso está bem fixado na pele;
  3. No momento do banho, proteger o acesso e evitar com que caia água no local – isso pode ser feito com plástico;

Porque devemos evitar punção nos membros inferiores?

As veias de membros inferiores não devem ser utilizadas a menos que seja absolutamente necessário, em virtude do risco de embolias e tromboflebites.

O que fazer quando não acha veia?

Use um torniquete.

O torniquete é aquela tira de borracha que os enfermeiros usam para pressionar as veias e restringir o fluxo sanguíneo, aumentando a concentração de sangue dentro delas.

O que pode ajudar a achar a veia na hora de tirar sangue?

Esportes como ciclismo, caminhada nórdica e corrida leve também são bons para as veias e para a bomba muscular. Além disso, o fluxo sanguíneo pode ser melhorado por exercícios específicos para as veias.

Qual veia do braço e fatal?

Veia femoral leva ao coração todo o sangue que sai da perna, diz médico. Ferimento profundo pode matar uma pessoa em até 20 minutos.

O que acontece se puncionar uma artéria?

A artéria leva sangue para a extremidade e caso seja aplicado algo nela, pode causar isquemia, falta de sangue, dor na mão e até a perda do membro”, disse Arêas Marques.

Como é realizado a punção venosa?

Inserir o cateter na veia com a mão dominante com o bisel da agulha voltado para cima, em ângulo de 30º, 1 cm abaixo do local da punção. Após a verificação do refluxo sanguíneo, pedir para o paciente abrir a mão, introduzir delicadamente o corpo do cateter e retirar o mandril (cateter sobre agulha). Soltar o garrote.

Quando é indicada a punção venosa?

Quais as indicações e contra-indicações da punção venosa periférica? É indicada a desidratação em adultos e crianças, reposição de volumes estéreis, administração de drogas de uso contínuo e hemoderivados. Manter via de acesso rápido em situações emergenciais.

O que fazer quando não consegui puncionar a veia?

A causa comum das veias estourarem é a inserção da agulha muito profunda. Em seguida, insira o cateter em cima da veia e diminua o ângulo para reduzir as chances de atravessar as duas paredes da veia. Faça a inserção lentamente mas de forma constante.

Por que o sangue não sai na coleta?

Há muitos fatores que podem influencia no fato do profissional conseguir ou não coletar a amostra de sangue para exame, como, por exemplo, a condição das veias do paciente, a experiência do profissional, a angulação da inserção da agulha, o calibre da agulha, a preparação do membro para a correta visualização e ...

Porque é difícil achar veia?

Olá, As vezes por estresse desencadeado pelo medo da punção venosa, pode haver liberação de adrenalina na circulação e as veias ficarem menores por um determinado período. Chamamos este fenômeno de vasoconstrição.

Como saber se perdeu a veia?

Os sintomas comuns de uma veia colapsada são descoloração, sensibilidade e inchaço. Monitore a área onde a agulha foi inserida e verifique se há hematomas atípicos, descoloração e sensibilidade ao toque.

Como fazer aparecer as veias do braço?

Tente fazer vinte flexões.

Se perceber que as veias dos seus braços se destacam às vezes -- mas não em outras ocasiões --, agache-se e faça vinte repetições desse exercício. Essa é a maneira mais rápida e fácil de destacar a força dos braços.

O que significa veia Seca?

Múltiplas punções para qualquer que seja o propósito pode causar inflamação (flebite) no vaso e com isso as veias tornam-se mais delgadas ("secas").

Quais as complicações de uma punção venosa?

As complicações locais identificadas como as mais frequentes foram: flebite com 64,9 %, infiltração com 40,5% e hematoma com 18,3%. Trombose, tromboflebite e extravasamento atingiram menos que 5 %.

Por que não se deve fazer a coleta de sangue no cateter venoso central?

Quanto a coleta de sangue através do cateter venoso central, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não recomenda tal procedimento a nenhum dos profissionais, pelo risco de infecção de corrente sanguínea relacionada à cateter.

Quais são as complicações do acesso venoso periférico?

Complicações do Acesso Venoso Periférico

Entre as mais comuns estão a flebite, extravasamento de fluidos IV, e formação de hematomas. A tromboflebite ocorre em até 15 por cento das pessoas com cateteres venosos periféricos.

Quais os cuidados de enfermagem com paciente com cateter venoso central?

Pode-se citar como cuidados de enfermagem a higienização das mãos, a avaliação do sítio do cateter, a desinfecção dos conectores do CVC, preparo e administração de medicamento se a troca do sistema de infusão 39.

Artigo anterior
Qual o exemplo de silogismo?
Artigo seguinte
Quantas parcelas tem o Vale Gás?