Qual a importância da logística para o Exército de Alexandre o Grande?
Perguntado por: Eduardo Xavier Soares | Última atualização: 10. April 2022Pontuação: 4.4/5 (48 avaliações)
Alexandre o Grande conhecido como um grande estrategista, de guerras civis e conquistas mundiais, utilizava da estratégia, hoje entendida como estratégia logística, para abater seus inimigos, mapeando toda a região de combate, analisando minuciosamente seu inimigo, identificando nele suas fraquezas e oportunidades, ...
Qual foi a importância da logística para o Exército de Alexandre o Grande?
Alexandre, o Grande usava de estratégias, hoje conhecidas como estratégias logísticas, para abater seus inimigos. ... Nos anos 80, a logística tomou uma forma mais “importante” nas organizações dado a administrações das empresas e aos processos logísticos cada vez mais modernos.
Qual a importância da logística para o Exército de Alexandre Será que podemos fazer uma analogia entre a Batalha de Alexandre e a batalha das grandes empresas?
Feedback. Como podemos observar, a história da Logística está intimamente ligada às guerras, pois foi uma rede de facilidades montada para deslocar suprimentos, matérias e pessoas que visava à sobrevivência do exército, daí a sua importância para Alexandre, e, por que não dizer, para as grandes empresas.
Quais as relações de Alexandre o Grande com a logística?
Grande parte do sucesso de Alexandre na campanha na Ásia deve-se à extraordinária organização logística de seu exército, que, desde o início, foi incluída no planejamento estratégico. Suas operações logísticas são consideradas por muitos como as mais eficientes já criadas pelo homem.
Qual foi a importância da logística militar?
O sistema logístico militar tem o objetivo de prever, prover e manter os meios em recursos humanos, recursos materiais e serviços, desempenhando todas as funções logísticas necessárias de acordo com a situação vigente, de paz, crise ou guerra (BRASIL, M.D., 2004).
Alexandre, O GRANDE | Grécia Antiga
Qual é a importância da logística?
Como uma atividade complexa e ampla, a Logística é de grande influência na economia. De forma macro, viabiliza que os produtos adquiridos sejam entregues aos clientes, proporcionando assim o fluxo de informações e pedidos.
Como foi a logística militar na Segunda Guerra Mundial?
A Logística adquiriu nova dimensão durante a Segunda Guerra Mundial, devido, principalmente, ao emprego maciço do transporte rodoviário, pelas principais nações participantes do conflito. Segundo o general Marshall, a Segunda Guerra Mundial foi a "guerra do automóvel".
Como era o processo logístico utilizado por Alexandre em suas guerras?
Assim, parte de sua logística (obtenção de alimentos) ficava mais facilmente resolvida. Quando isso não era possível, utilizava-se dos postos avançados de estoque de suprimentos. Essas operações eram tão importantes e fundamentais para o exército macedônio que, muitas vezes, eram comandadas pelos principais generais.
Por que se relaciona a logística com as guerras?
O sistema logístico foi desenvolvido com o intuito de abastecer, transportar e alojar tropas – propiciando que os recursos certos estivessem no local certo e na hora certa. Este sistema operacional permitia que as campanhas militares fossem realizadas e contribuía para a vitória das tropas nos combates.
Quais foram as estratégias de Alexandre o Grande?
A esclarecida estratégia de Alexandre para aquisições e fusões significava que esses novos territórios poderiam manter aquilo que lhes era mais caro: - sua cultura e sua identidade separadas. As fusões de culturas organizacionais tão diferentes é tão importante hoje em dia quanto era há 2000 anos.
Qual a importância da logística como visão estratégica para a empresa?
A importância da logística está em fornecer as bases para o planejamento estratégico de uma empresa. Esse fator representa um grande diferencial para permanecer competitivo no mercado de transportes. Essa afirmação é reforçada pela opinião de diversos especialistas em gestão empresarial e marketing.
Qual a importância da logística na expansão dos grandes impérios?
Logística na idade média
Os fortes e castelos eram armazéns estratégicos supridos pela agricultura e pecuária do entorno deles — por isso, conquistar um castelo era importante não só para marcar um território, mas também para estocar a produção e expandir a conquista para territórios vizinhos.
Quais são os três recursos logísticos que são gerenciados tradicionalmente nas áreas funcionais?
Do ponto de vista do sistema logístico, três fatores são fundamentais para o desempe- nho do transporte: custo, velocidade e consistência.
Quem foi o fundador da logística?
Eccles, Chefe da Divisão de Logística do Almirante Chester Nimitz, na Campanha do Pacífico, foi um dos primeiros estudiosos da Logística Militar, sendo considerado como o "pai da logística moderna" Até o fim da Segunda Guerra Mundial a Logística esteve associada apenas às atividades militares.
O que foi o império de Alexandre o Grande?
Alexandre, o Grande ou Alexandre III da Macedônia (356-323 a. C) foi rei da Macedônia - um império que se estendeu desde o norte da Grécia até o Egito e o Extremo Oriente, tornando-se um dos mais poderosos impérios da antiguidade.
Quando e onde se iniciou o uso da palavra logística?
O surgimento do termo
Primeiramente existe a suposição de que a Grécia Antiga é o local de origem da logística. Nesta região foi onde surgiu o termo “logistikas”, que significa cálculo e raciocínio, no sentido matemático.
Em quais situações a logística foi utilizada inicialmente nas guerras?
Desde a antiguidade, os líderes militares já se utilizavam da logística para tramar guerras e prostituições. As guerras eram longas e geralmente distantes e eram necessários grandes e constantes deslocamentos de recursos.
Qual meio de transporte foi mais eficiente durante a guerra?
O melhor deles era o Somua S35, um veículo com boa blindagem, relativamente ágil, e com um canhão de 47 mm capaz de bater quase todos os Panzer.
Que estratégia Alexandre, o Grande adotou para estimular a integração de seu império e reduzir os riscos de rebeliões nas províncias?
sábado, 14 de agosto de 2021
Que estratégia Alexandre, o Grande, adotou para estimular a integração de seu império e reduzir os riscos de rebeliões nas províncias? RESPOSTA: Alexandre estimulou a miscigenação dos povos de seu império, a difusão no Oriente da cultura grega e a fusão desta com as culturas orientais.
Qual foi a importância de Alexandre, o Grande no processo expansionista macedônio no período helenístico?
Alexandre Magno, que passou a ser conhecido como Alexandre, o Grande, foi o principal responsável pela cultura helenística que marcou o período. Além de manter os domínios já conquistados pelo pai, rumou em direção ao oriente conquistando novas terras e fazendo do seu império um império extenso.
Quais foram as consequências políticas e teóricas das conquistas de Alexandre para o pensamento filosófico grego?
(Faap-SP) As consequências das conquistas de Alexandre, o Grande, entre outras, foram: ... Formação de grandes focos da cultura helenística: Alexandre fomentou a fusão entre vencedores e vencidos. Generais gregos e macedônicos casaram-se com mulheres persas. Ele mesmo desposou a filha do rei Dário III, Roxana.
Como é a logística durante uma guerra?
Eles eram conhecidos por separar exércitos em várias frentes, acompanhados por suprimentos transportados por cavalos e até rebanhos. Rotas e campos de batalha foram cuidadosamente selecionados devido à disponibilidade de pastagem para rebanho e agricultura. Comida e rebanho foram coletados por todo o exército.
Qual foi a contribuição dos conflitos das guerras no desenvolvimento da logística?
A logística na Grande Guerra
Muitas empresas agora confiam na terceirização para algumas ou todas as suas atividades de gerenciamento da cadeia de suprimentos, resultando no desenvolvimento de empresas de logística terceirizadas para transporte eficiente. e rastreamento de mercadorias.
Como se deu a evolução da logística no mundo?
Especificamente no Brasil, a evolução da logística ocorreu de forma intensa na década de 90, a partir da estabilização econômica provocada pelo plano Real, mas também pela abertura de mercado, fazendo com que novas empresas, que já tinham experiências com a logística fora do Brasil, pudessem oferecer produtos mais ...
O que é logística e sua importância em nossas vidas?
A logística é uma área do conhecimento que faz parte do escopo da administração. Sua principal função é garantir a disponibilidade de insumos e produtos onde quer que eles sejam necessários, de forma eficiente e pelo menor custo possível.
Quanto ganha um agregado na JSL?
Como melhorar a rinite no frio?