Qual a importância da atuação do pedagogo em ambientes não formais?

Perguntado por: Madalena Costa  |  Última atualização: 30. Juni 2024
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Os resultados da pesquisa evidenciaram que a atuação dos pedagogos dentro em Organizações Não Governamentais se dá especialmente no trabalho voltado para a formação social dos educandos, visando seu desenvolvimento como ser humano, o que contribui para conciliar as ações educativas com a realidade vivida.

Qual a importância do profissional pedagogo em ambientes não formais de ensino e aprendizagem?

Assim, um dos papeis do pedagogo dentro do contexto social é lidar com as diferenças de cada ser humano, no equilíbrio do convívio social. O pedagogo que visa atuar no espaço não formal deve buscar aprimorar seus conhecimentos, pois nem sempre a graduação é suficiente frente a complexidade dos desafios cotidianos.

Qual a importância da educação em espaços não formais?

A educação não-formal e seus desafios

As escolas são extremamente importantes para promover discussões e fazer os alunos pensarem e desenvolverem suas próprias ideias. Segundo outro grande educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997), educar é criar as possibilidades para a própria construção de conhecimento.

Como o professor pode atuar em ambientes e espaços de educação não-formal?

O educador para atuar em espaços diversificados, assim como em espaços escolares, precisa saber aprender a refletir de forma crítica, científica e teórica a fim de que possa agir de maneira compromissada, competente e responsável com diferentes classes sociais e contextos.

Qual a finalidade do novo papel do pedagogo nas organizações não escolares?

Nesta área, o Pedagogo trabalha as práticas pedagógicas que acontecem na organização e dinâmica da Educação a Distância (EAD). Ou seja, ele é responsável pela elaboração da sala de aula virtual; pela escolha dos conteúdos e metodologias e elaboração das atividades.

Educação em Espaços Não-Formais - Educação não formal: lugares de atuação do pedagogo

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Qual o perfil necessário do pedagogo para atuar em espaços Não-escolares?

De acordo com Ceroni (2006), o perfil do pedagogo para atuar em espaços não escolares são: competência e habilidade para buscar soluções para os enfrentar os impasses que surgem no cotidiano escolar, flexibilidade ao executar ações propostas, conhecimento e experiência sobre gestão participativa, deve ter habilidades ...

Quais são as principais características da educação não-formal?

A educação não-formal tem outros atributos: ela não é, organizada por séries/ idade/conteúdos; atua sobre aspectos subjetivos do grupo; trabalha e forma a cultura política de um grupo. Desenvolve laços de pertencimento.

O que é o pedagogo em espaços Não-escolares?

Diante da ampliação da perspectiva educacional, as ações pedagógicas nos espaços não escolares podem ser desenvolvidas por pedagogos, pois, como destaca Libâneo (2010), o pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de ...

Como os espaços não formais contribuem para a construção do conhecimento?

A prática da aprendizagem em espaços não formais de ensino possibilita a aproximação do aluno com a sua realidade, visto que proporciona a contextualização, a aplicação e a associação de conceitos já aprendidos com as informações novas, do ambiente, reduzindo as abstrações e permitindo uma compreensão mais eficiente ...

Qual seria a melhor abordagem para promover a educação em espaços não formais?

Para promover o ensino em espaços não formais, [...], os educadores precisam conhecer, compreender, operacionalizar atividades escolares em diferentes espaços de forma a complementar e a enriquecer a dinâmica do processo de ensino e de aprendizagem dos indivíduos.

Quem é o educador na educação não formal?

Na não- formal, o grande educador é o outro, aquele com quem interagimos ou nos integramos. Na educação informal, os agentes educadores são os pais, a família em geral, os amigos, os vizinhos, colegas de escola, a igreja paroquial, os meios de comunicação de massa etc.

O que a Bncc fala sobre os espaços não formais?

Podemos considerar como espaços não formais todos aqueles espaços que também podem ser usados para ensino-aprendizagem, mas sem seguir a sistematização que ocorre com o ensino promovido pelos espaços formais.

Quais atividades podem ser realizadas na educação não formal?

A aprendizagem é realizada por meio do desenvolvimento de habilidades e competências que ocorrem na forma prática e não somente com um currículo organizado, como no ensino formal. Isso pode ser feito por meio de atividades lúdicas, por passeios em locais históricos ou mesmo visita uma biblioteca, por exemplo.

São exemplos de espaços não formais de educação?

Segundo Gohn (2010), os espaços não formais podem ser classificados em duas categorias: institucionalizados e não institucionalizados. Zoológicos, museus, estação ciência, planetários são exemplos de espaços não formais institucionalizados.

Qual a importância da atuação do pedagogo nos espaços escolares?

O pedagogo tem papel fundamental no sistema educacional. Ele busca auxiliar no desenvolvimento de métodos para melhorar o processo de aprendizagem dos educandos e para que estes possam utilizá-los para além da sala de aula.

Qual a importância do estágio em ambientes não escolares?

De acordo com Vasconcelos (2012) o Estágio em Contextos Não Escolares trará diversas contribuições para a formação do pedagogo, propiciando a sua inserção na realidade de diferentes instituições e a possibilidade de desenvolvimento de um conhecimento mais aprofundado sobre as práticas pedagógicas em contextos distintos ...

O que são ambientes não formais?

Os chamados espaços não-formais são ambientes em que ocorrem diversas atividades interativas que são realizadas com a participação dos visitantes, como por exemplo os museus, que podem contribuir positivamente com o ensino, visto que são locais com muita diversidade de informações.

O que é um espaço de educação não-formal?

De acordo com Libâneo (2002), podemos entender que a educação não-formal refere-se às organizações políticas, profissionais, científicas, culturais, agências formativas para grupos sociais, educação cívica, etc., com atividades de caráter intencional.

Onde ocorre a educação não-formal?

A educação não formal ocorre fora dos espaços escolares, sendo, portanto no próprio local de interação do indivíduo, sofre as mesmas influências do mundo contemporâneo como as outras formas de educação, mas, pouco assistida pelo ato pedagógico e desenvolve uma ampla variedade de atividades para atender interesses ...

Como surgiu a pedagogia em espaços Não-escolares?

A pedagogia no espaço não escolar ganhou força através da necessidade da presença do profissional pedagogo em diversos órgãos governamentais e não governamentais, ele que desenvolve um papel essencial como articulador no processo de ensino e aprendizagem nas mais variadas instituições.

O que não é verdade a pedagogia em Espaços Não-escolares é muito trabalhada nos dias atuais apesar de não ser muito falado?

O que não é verdade, a pedagogia em espaços não escolares é muito trabalhada nos dias atuais, apesar de não ser muito falado. Com suas palavras descreva o que entendeu do enunciado acima. RESPOSTA: Para o pedagogo o espaço não escolar desempenha um papel de articulador e mediador da aprendizagem.

Quais ações pode o pedagogo desenvolver nos espaços Não-escolares que contribuam para os objetivos da educação em direitos humanos?

Quais ações pode o pedagogo desenvolver nos espaços não escolares que contribuam para os objetivos da Educação em Direitos Humanos? Promover a intolerância e a uniformidade de ideias, nos diversos grupos sociais; Fortalecer as estratégias que contenham os movimentos populares.

Quais os principais desafios da atuação pedagógica em espaços não formais?

É importante ressaltar também que o pedagogo, na atuação não formal, precisa ter habilidades como: relações interpessoais, resoluções de problemas, produção de projetos, na preparação de treinamentos, implantar práticas educativas nos ambientes de difícil acesso à educação e saber se adaptar aos diferentes espaços.

Qual a diferença entre a educação formal e não formal?

Segundo o MEC, a educação formal é aquela que ocorre nos sistemas de ensino tradicionais; a não formal corresponde às iniciativas organizadas de aprendizagem que acontecem fora dos sistemas de ensino; enquanto a informal e a incidental são aquelas que ocorrem ao longo da vida.

Qual o objetivo da educação formal e não formal?

ESCOLA E NA SOCIEDADE

A educação informal sempre ocupou um papel fundamental na sociedade, é ela que norteia o bom relacionamento entre os indivíduos. Já a educação formal possui a função de preparar o educando para atuar efetivamente junto á sociedade, para tanto oferece o conhecimento cientifico.

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