Qual a importância da adaptação curricular no processo de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual?
Perguntado por: Ricardo Gil Garcia Correia | Última atualização: 11. Oktober 2024Pontuação: 4.7/5 (5 avaliações)
As adaptações curriculares são de extrema importância para o aluno com deficiência, quando necessário, favorecendo o rompimento das barreiras que o impedem de participar das atividades e se desenvolver nos ambientes educacionais.
Qual é a importância da adaptação curricular para os estudantes da educação especial?
A adaptação curricular é necessária para permitir aos alunos com deficiência um caminho para alcançar os conteúdos curriculares e para que se torne possível é necessário o trabalho em conjunto dos profissionais envolvidos na educação (MARQUES; DUARTE, 2013).
O que é adaptação curricular para alunos com deficiência intelectual?
As adaptações curriculares de pequeno porte definem – se como estratégias de ensino utilizadas pelo professor para facilitar o processo de ensino e aprendizagem de seus educandos, sobretudo diante de suas dificuldades e necessidades educacionais, valorizando assim a diversidade de ritmos e estilos de aprendizagem ...
Qual é o principal objetivo das adaptações curriculares?
As Adaptações Curriculares são os ajustes e modificações que devem ser promovidos nas diferentes instâncias curriculares, para responder às necessidades de cada aluno, e assim favorecer as condições que lhe são necessárias para que se efetive o máximo possível de aprendizagem.
Qual é o papel do professor na adaptação curricular para alunos com deficiência?
Sem dúvida, o papel do professor é muito importante, é essencial no processo de inclusão, pois é a sua forma de atuação que irá influenciar e determinar o alcance ou não dos objetivos no processo de ensino quer seja dos alunos com necessidades educacionais especiais ou demais alunos da classe.
O Papel do Professor na Inclusão Escolar
O que é adaptação curricular no campo da educação especial?
Adaptações Curriculares
São modificações do planejamento, objetivos, atividades e formas de avaliação, no currículo como um todo ou em aspectos dele, de forma a acomodar TODOS os alunos.
Quais adaptações são necessárias para receber alunos com necessidades especiais?
- Preparo do corpo docente. ...
- Adaptação do projeto pedagógico. ...
- Uso da tecnologia. ...
- Medição do desempenho. ...
- Conhecer o estudante de forma integral. ...
- Fomentar um ambiente de cooperação e livre de preconceitos. ...
- Parceria entre escola e família.
O que a Bncc fala sobre adaptação curricular?
a adaptação curricular fosse uma resposta educativa baseada na pluralidade de ritmos e estilos de aprendizagem, contrariando a crença de que todos aprendem no mesmo tempo, com os mesmos materiais e da mesma forma. atendimento: altas habilidades/superdotação, deficiência física neuromotora, deficiência visual e surdez.
O que a lei diz sobre adaptação curricular?
Nessa lei, são privilegiados os termos adaptações razoáveis e acesso ao currículo. Contudo, diferente dos Decretos nº 6.949 (2009) e nº 7.611 (2011), as adaptações razoáveis estão diretamente relacionadas ao acesso ao currículo, conforme disposto no artigo 28, inciso III (Lei nº 13.146, 2015, p.
Quais são os dois tipos de adaptações curriculares?
De modo geral, pode-se falar em dois tipos de adaptações curriculares, as chamadas adaptações de acessibilidade ao currículo e as adaptações pedagógicas (SME-RJ, 1996).
Como fazer adaptação de atividades para alunos especiais?
- Dica #1: Leia e Releia! ...
- Dica #2: Ensine Palavras Muito Utilizadas. ...
- Dica #3: Forneça Repetição com Variedade. ...
- Dica #4: Exemplifique e Suporte a Comunicação. ...
- Dica #5: Sucesso atrai mais sucesso!
Como trabalhar em sala de aula com alunos com deficiência intelectual?
O aluno deficiente intelectual geralmente precisa de muita prática até conseguir assimilar um conteúdo. O professor não deve ficar preocupado em seguir o currículo, mas sim em respeitar o ritmo do aluno. Também não deve dar exercícios infantis a adolescentes ou exercícios fáceis demais para o aluno.
Quais atividades para alunos com deficiência intelectual?
- Atividades com texturas diferentes. Incentivar o aluno a tocar e descrever objetos diferentes pode ajudar a desenvolver o tato. ...
- Experimentos com sabores e aromas. ...
- Jogos sonoros. ...
- Atividades visuais.
Quais os benefícios da educação inclusiva e adaptada?
Sua importância está no fato de que os ambientes escolares inclusivos são espaços que oferecem oportunidade de aprendizado a pessoas com deficiências. Outro ponto é que a inclusão e o respeito à diversidade humana contribuem para a melhoria da qualidade da educação, enriquecendo o aprendizado e a convivência de todos.
Quais são os três níveis de adaptação curricular?
Por isso, as adaptações curriculares realizam-se em três níveis: no âmbito do projeto pedagógico (currículo escolar); no currículo desenvolvido na sala de aula; e no nível individual (Sebastian Heredero, 2010).
O que são adaptações de acessibilidade ao currículo para pessoas com deficiência?
Adaptações de acessibilidade ao currículo se referem à eliminação de barreiras arquitetônicas e metodológicas, sendo pré-requisito para que o aluno possa frequentar a escola regular com autonomia, participar das atividades acadêmicas propostas para os demais alunos.
Quem tem direito a adaptação curricular?
A adaptação curricular deve ser flexível a todos os alunos que apresentam necessidades educativas especiais, assim o currículo não deve ser modificado e sim reorganizado de uma forma em que o aluno possa interagir dentro do mesmo contexto em que seus colegas estão aprendendo.
O que é atividades adaptadas para alunos especiais?
Atividades adaptadas podem e devem ser usadas como processo de inclusão de pessoas com deficiência na Educação Física Escolar. Há diversas formas de inclusão social como aquela em que o aluno participa efetivamente das atividades propostas devido às adaptações desenvolvidas.
Qual é a primeira lei que sinaliza a necessidade de adaptações curriculares?
No entanto, a primeira lei que sinaliza a necessidade de adaptações curriculares para os sujeitos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares é a lei n.º 9.394 (LDBN), de 20 de dezembro de 1996.
O que diz a Lei nº 9394 96 sobre educação especial?
Lei nº 9.394 – Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB): define educação especial, assegura o atendimento aos educandos com necessidades especiais e estabelece critérios de caracterização das instituições privadas sem fins lucrativos, especializadas e com atuação exclusiva em educação especial para fins de ...
O que diz a BNCC sobre alunos especiais?
A BNCC reconhece a diversidade dos alunos e a necessidade de promover uma educação inclusiva que atenda às necessidades de todos. Para as crianças com deficiência intelectual, a BNCC destaca a importância de trabalhar habilidades socioemocionais, como autoconhecimento, empatia, comunicação e cooperação.
Qual o objetivo do acolhimento dos alunos?
O acolhimento é uma ação pedagógica, com o objetivo de dar as boas-vindas aos educandos e às equipes docente e gestora, integrando os estudantes entre si, com a escola, funcionários, e fortalecendo a conexão entre eles.
Como trabalhar a deficiência intelectual?
- Vôlei sentado. ...
- Jogo de passes. ...
- Montar o robô com formas geométricas. ...
- Escrever o próprio nome com pregadores. ...
- Passe o cordão pelos canudos de macarrão. ...
- Canção nos palitos de picolé ...
- Memorização de letra e imagem.
Quais são as adaptações para pessoas com deficiência?
- Rampas. As rampas são formas de acessibilidade que precisam ser bem planejadas e construídas. ...
- Nivelamento de piso. ...
- Barras de apoio. ...
- Piso antiderrapante. ...
- Campainha de emergência.
Como o professor pode ajudar o aluno com deficiência intelectual no espaço escolar?
O professor deve organizar os grupos para evitar que eles tenham sempre a mesma formação e com isso estimulará os alunos a interagirem com todos os colegas. Os alunos com deficiência devem fazer parte do grupo, e o professor deve estimular os colegas a terem para com eles atitudes respeitosas e colaborativas.
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