O que é coação psicológica?

Perguntado por: Cláudia Lia Macedo  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (63 avaliações)

É o ato de exercer pressão psicológica ou constrangimento no indivíduo a fim de fazê-lo praticar, independente se por ação ou omissão, ato que não deseje.

Quais são os tipos de coação?

Podendo ter dois tipos: coação física (violência absoluta) ou coação moral (violência relativa). A coação moral é aquela na qual um sujeito é pressionado a seguir certa conduta por uma ameaça séria ou imediata e então exprime uma vontade que não é desejada.

O que significa coagir uma pessoa?

coagir é usar de violência física (vis absoluta) ou moral (vis compulsiva) para obrigar alguém, de forma irresistível ou não, a praticar o crime.

Qual o crime de coação?

O que é Coação:

Do ponto de vista jurídico, o crime de coação é caracterizado como o ato de agir com pressão ou violência (física ou verbal) perante outra pessoa, com o propósito de obter algo contra a vontade desta. ... Quando há o uso de uma grave ameaça (verbal) esta é considerada uma coação moral.

Quem faz coação?

Coação é um dos vícios do consentimento nos negócios jurídicos, caracteriza-se pelo constrangimento físico ou moral para alguém fazer algum ato sob o fundado temor de dano iminente e considerável à sua pessoa, à sua família ou a seus bens (Art. 151 do CC).

Significado de Coação

36 questões relacionadas encontradas

Quem coage e coautor?

Significado de Coator

adjetivo, substantivo masculino Que ou aquele que coage. (Var.: coactor.).

Como se desenvolve a coação?

Para que haja a coação invalidante é preciso que se tenha dado o fato de alguém influir na prática do ato jurídico por outrem; que a isso só se decidiu por ter havido ameaça de dano se não se manifestasse a vontade, que seria necessária à entrada do suporte fático no mundo jurídico.

O que diz o artigo 344?

344. Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor. Um conceito trazido pelo texto da lei é o de revel. Esse é um termo de origem latina, oriundo de rebēllis, para se referir aquele 'que se rebela, que se subleva, rebelde'.

Como provar uma coação?

A COAÇÃO, COMO VÍCIO DE CONSENTIMENTO CAPAZ DE ANULAR ATO JURÍDICO, DEVE SER PROVADA POR QUEM A ALEGUE, SOB PENA DE PRESUMIR-SE.

O que é o artigo 344 do Código Penal?

Art. 344 – Usar de violência ou grave ameaça, com o fim de favorecer interesse próprio ou alheio, contra autoridade, parte, ou qualquer outra pessoa que funciona ou é chamada a intervir em processo judicial, policial ou administrativo, ou em juízo arbitral.

O que é uma pessoa coagida?

adjetivo Que se conseguiu coagir, forçar a fazer. [Jurídico] Que foi alvo de algum tipo de coação; que foi constrangido a fazer alguma coisa para alguém, por meio da força, intimidação ou violência: a testemunha foi coagida a depor contra a mãe. Etimologia (origem da palavra coagido). Particípio de coagir.

O que é uma coação moral?

"A coação moral dá-se quando uma pessoa for alvo da ameaça de inflição de um mal grave e injusto. É preciso que tal ameaça seja revestida de seriedade.

O que significa ameaçar alguém?

Intimidar alguém impondo-lhe temor de sofrer mal injusto e grave é crime de ameaça. ... Para a ocorrência do crime não precisa que o criminoso cumpra o que disse, basta que ele tenha intenção de causar medo e que a vítima se sinta atemorizada. Código Penal - Decreto-Lei No 2.848, de 7 de dezembro de 1940.

O que é coação principal?

A coação principal é aquela que é a causa do negócio jurídico, passível de ser anulado, já a acidental, o negócio realizar-se-ia de qualquer maneira, porém de forma diferente da que forma que foi realizada.

O que é coação Código Civil?

Art. 151. A coação, para viciar a declaração da vontade, há de ser tal que incuta ao paciente fundado temor de dano iminente e considerável à sua pessoa, à sua família, ou aos seus bens. ... Não se considera coação a ameaça do exercício normal de um direito, nem o simples temor reverencial.

O que é coação relativa?

A coação relativa ou moral (vis compulsiva é exercida contra o psicológico ou a vontade íntima da parte, mas sem eliminar por completo a vontade, restando-lhe a opção entre praticar o negócio jurídico ou correr o risco de sofrer os efeitos da ameaça feita.

Qual é o prazo para contestação?

– Nos termos do inciso I, do art. 335, do CPC/2015, “o réu poderá oferecer contestação, por petição, no prazo de 15 (quinze) dias, cujo termo inicial será da data da audiência de conciliação ou de mediação (…), quando qualquer parte não comparecer ou, comparecendo, não houver autocomposição”.

Quais são os efeitos da revelia?

Os efeitos da revelia não abrangem as questões de direito, tampouco implicam renúncia a direito ou a automática procedência do pedido da parte adversa. Acarretam simplesmente a presunção relativa de veracidade dos fatos alegados pelo autor.

O que diz o artigo 340 do CPC?

340, §1º DO CPC. Tratando-se de alegação de incompetência relativa ou absoluta, se o réu houver sido citado por meio de carta precatória, a defesa será juntada aos autos dessa carta precatória. Contestação tempestiva. ... Ausente, de resto, prejuízo ao réu.

Quais são os requisitos para a configuração da coação?

Daí podemos extrair três requisitos caracterizadores da coação: violência psicológica, declaração de vontade viciada seja a causa do negócio e receio sério e fundado de dano grave à pessoa, a família ou a pessoas próximas do coagido ou então a bens pertencentes a este.

Quem é o coautor?

“Autor principal” e “coautor” costumam ser definidos da seguinte forma: Autor principal: Também é chamado de “primeiro autor” e é aquele que realiza a pesquisa, bem como escreve e edita o artigo. Co-autor: É quem colabora com o autor principal e contribui para o trabalho no artigo.

Quem é Participe?

Trata-se de modalidade de concurso de pessoas que se refere àquele que não realiza ato de execução descrito no tipo penal, mas concorre intencionalmente para o crime.

Qual a diferença entre Participe e participante?

Significado de Partícipe

adjetivo Que participa; que faz parte de alguma coisa; participante. substantivo masculino e feminino Pessoa que participa, quem tem participação em; integrante. [Jurídico] Quem, sabendo das intenções, ajuda o criminoso na realização de um crime. Etimologia (origem da palavra partícipe).

Como ameaçar uma pessoa?

Caso planeje agir de maneira explosiva, tome cuidado para não exagerar. Uma coisa é demonstrar sua raiva através de palavras e linguagem corporal. Outra é ameaçar fisicamente a pessoa. Evite recorrer a medidas extremas como essa, ou você provavelmente se meterá em problemas e pode acabar sofrendo por isso.

O que é uma ameaça?

Palavra ou gesto que anuncia a alguém o mal que lhe queremos fazer. 2. Sinal que indica um mal, uma doença.

Artigo anterior
O que é ser agilidade?
Artigo seguinte
Quantos comprimidos de clonazepam posso tomar?