Como funciona o PGRS?

Perguntado por: Renata Ribeiro Domingues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (22 avaliações)

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) é um conjunto de procedimentos que contempla a geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final desses resíduos.

Quais as etapas de um PGRS?

Esses procedimentos contemplam etapas de segregação, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação dos resíduos.

O que é PGRSS e como funciona?

O que é o PGRSS

PGRSS (Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde) é um conjunto de documentos que, assim como o PGRS, apresentam ações exigidas pelos órgãos ambientais e vigilância sanitária por parte dos geradores de resíduo de qualquer estabelecimento ligado a área da saúde.

Como fazer um PGRS passo a passo?

Veja o passo a passo de como elaborar o PGRS:
  1. Diagnóstico dos setores.
  2. Faça um diagnóstico de todos os setores, identificando quais atividades são desenvolvidas e quantas pessoas trabalham. ...
  3. Identifique os resíduos gerados em cada setor.

Quem precisa implantar o PGRS?

Todos geradores de resíduos previstos na Política Nacional de Resíduos Sólidos são obrigados a elaborarem o PGRS. Assim, eles demonstram a sua capacidade de dar uma destinação final ambientalmente adequada e de realizar a gestão de resíduos adequadamente.

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) | Passo a passo para elaboração

15 questões relacionadas encontradas

Quem é responsável pelo gerenciamento de Resíduos Sólidos?

Quem é Responsável pelo Gerenciamento de Resíduos Sólidos? A gestão de resíduos sólidos é compartilhada entre o Poder Público, as empresas e a população. Cada gerador deve se responsabilizar pelo que produz, seja em casa ou no empreendimento.

Quem são os geradores de Resíduos Sólidos?

São Considerados Grandes Geradores de Resíduos

Indústrias, comércios e prestadores de serviços que geram acima de 200 litros de lixo por dia. Isso enquadra o comércio em geral como papelarias, lojas de roupas, restaurantes, mercados, etc, além de prestadores de serviços de buffet, festas, eventos e feiras.

De quem é a responsabilidade dos geradores de resíduos industriais?

Pela legislação ambiental, os geradores são obrigados a cuidar do gerenciamento, transporte, tratamento e destinação final de seus resíduos, e essa responsabilidade é contínua e ininterrupta. A esperança é que as empresas invistam em tecnologia e instalações para tratamento e disposição de resíduos industriais.

Quem é responsável pela disposição final dos resíduos industriais?

Conselho Regional de Química (CRQ).

De quem é a responsabilidade do descarte do resíduo final?

A PNRS determina que todas as empresas tem responsabilidade pelos seus resíduos até a destinação ou disposição final. A lei, também, determina quais empresas deverão elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos e como deve ser realizada a destinação desses materiais.

O que é o gerenciamento de resíduos sólidos?

O Gerenciamento de Resíduos Sólidos tem como objetivo reduzir o volume, dar tratamento adequado aos resíduos gerados, bem como conscientizar os responsáveis acerca das boas práticas ambientais para a correta gestão dos resíduos sólidos, considerando a não geração, evitando perdas, a redução, reutilização, reciclagem e ...

De quem é a responsabilidade do manejo dos resíduos produzidos durante o ciclo de vida dos produtos?

De acordo com a PNRS, a responsabilidade sobre a destinação correta dos resíduos cabe a comerciantes, fabricantes, importadores, distribuidores, população e aos responsáveis pelos serviços de limpeza e manejo.

De quem é a responsabilidade pelo ciclo de vida dos resíduos?

A responsabilidade pelo gerenciamento de resíduos é dividida entre o poder público e o privado, ou seja, o Governo e cada setor da cadeia produtiva firmam um acordo setorial para implantação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto.

O que é a responsabilidade compartilhada?

Entende-se por responsabilidade compartilhada um conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, bem como dos consumidores e dos encarregados dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.

O que a lei de responsabilidade compartilhada defende?

O que é responsabilidade compartilhada? ... Nesse sentido, a responsabilidade compartilhada tem como objetivo explícito reduzir a geração de resíduos sólidos, do desperdício de material, da poluição, dos danos ao meio ambiente e do estímulo para que os mercados fabriquem, comprem e consumam produtos recicláveis.

Qual objetivo do gerenciamento de resíduos?

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde tem o objetivo de reduzir a produção de resíduos, evitar desperdício de materiais e proporcionar aos resíduos gerados um tratamento seguro, de forma eficiente, com foco na proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do ...

Qual a importância do gerenciamento de resíduos sólidos?

Com o gerenciamento são evitadas contaminações de solo e água, disseminação de doenças e muitas outras formas de destruição ambiental. Uma empresa comprometida com a gestão de resíduos demonstra compromisso social e com o meio ambiente, além de ser mais sustentável e ter maior potencial competitivo.

Quais são os tipos de gerenciamento de resíduos?

Descubra o que são e como são realizados o gerenciamento dos resíduos sólidos do tipo domiciliar, comercial, público, de serviço de saúde e hospitalar, portos e aeroportos, agrícolas, industriais e de construção civil.

De quem é a responsabilidade pela coleta e tratamento do lixo?

O recolhimento do lixo doméstico é uma obrigação das prefeituras, que tem muitas outras. “Nessa lei fica estipulado que o gerador do resíduo é o responsável pelo resíduo. Tanto da sua coleta quanto pelo tratamento e disposição final.

O que a legislação fala sobre a disposição final dos resíduos?

De acordo com o Decreto 6.514/08, que regulamente a lei de crimes ambientais, quem causar poluição que possa resultar em danos à saúde humana ou ao meio ambiente, inclusive a disposição inadequada dos resíduos sólidos, estará sujeito à multa de R$ 5.000,00 a R$ 50 milhões.

De quem é a responsabilidade da Lei 12305 2010?

Lei 12.305 de 2010 e a responsabilidade do Estado na fiscalização da disposição final de resíduos sólidos urbanos - Jus.com.br | Jus Navigandi.

O que obriga a Lei de resíduos sólidos 12.305 2010?

Lei 12.305/2010 Art. 9o Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Quais os atores que compartilham a responsabilidade pela sua destinação adequada?

A PNRS determina que a responsabilidade sobre a geração e destinação de resíduos é de todos os atores envolvidos no ciclo de vida do produto. Assim, fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e titulares de serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos compartilham essa responsabilidade.

O que muda com a Lei 12305 2010?

Considerada um avanço no Brasil e dando novo enfoque à Gestão de Resíduos Sólidos, a Lei 12.305/2010 dispõe sobre a não geração, redução, reutilização e tratamento de resíduos sólidos, bem como destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Quais são as formas de disposição final dos resíduos sólidos?

Formas de disposição final de resíduos
  • Aterro comum ou lixão.
  • Aterro controlado.
  • Aterro Sanitário.
  • Sobre a Resíduo ALL.

Artigo anterior
Quando sai uma fumaça preta do escapamento da moto o quê?
Artigo seguinte
Porque a Caatinga é única?