Qual o conceito de polissíndeto?

Perguntado por: Madalena Bianca Moreira Guerreiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (20 avaliações)

O polissíndeto é uma figura de linguagem que se alicerça no emprego repetido de conjunções coordenativas a fim de imprimir ideias, por exemplo, de continuidade, de destaque das situações apresentadas, entre outras.

Qual conceito de polissíndeto?

Polissíndeto é uma figura de linguagem na língua portuguesa, que consiste no uso repetitivo e excessivo de algumas conjunções entre as orações de modo sequencial. O polissíndeto é classificado como uma figura de construção entre as figuras de linguagem. ... Ver também: o significado das Figuras de Linguagem.

Quais as características do polissíndeto?

O polissíndeto é uma figura de linguagem que está na categoria de figuras de sintaxe. Ele é caracterizado pelo uso de síndetos, ou seja, de elementos conectivos (conjunções) nos períodos compostos. o polissíndeto forma as orações coordenadas sindéticas sendo que os elementos mais utilizados são: e, ou, nem.

O que é assíndeto e exemplos?

Assíndeto é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de conjunções coordenativas, isto é, conjunções que ligam orações ou elementos independentes entre si em um enunciado. Veja: Fui ao mercado para comprar frutas, verduras, legumes e carne. Fui ao mercado para comprar frutas, verduras, legumes, carne.

O que é o polissíndeto entre as figuras de sintaxe de um exemplo?

Figuras de Sintaxe: Polissíndeto

Há aqui uma ausência de vírgulas, provocando a repetição do conectivo “e”. Outros exemplos: Não conseguiu nem dinheiro, nem reconhecimento, nem nada. ATENÇÃO: mesmo com a presença de vírgulas nos exemplos acima, a repetição dos conectivos caracteriza como polissíndeto.

Figura de linguagem polissíndeto - conceito e exemplos

20 questões relacionadas encontradas

Quais são as figuras de sintaxe?

Tipos de figuras de sintaxe

Elas estão divididas como: anacoluto, anáfora, anástrofe (também chamada de inversão), assíndeto, polissíndeto, elipse, zeugma, silepse, hipérbato, sínquise, hipálage, pleonasmo, aliteração e redundância.

O que é uma figura de sintaxe?

As figuras de sintaxe, também conhecidas como figuras de construção, subvertem aspectos lógicos da língua portuguesa. Desvios ortográficos, semânticos e sintáticos são algumas das ocorrências mais frequentes. Entretanto, engana-se quem acredita que essa subversão seja um descuido com a língua e com a norma culta.

Como identificar assíndeto?

Características do assíndeto como figura de sintaxe
  1. O uso tanto na linguagem oral, como escrita, especialmente em textos poéticos;
  2. Substituição a conjunções (omissão destas) em orações;
  3. Aumento de expressividade da fala;
  4. Pausas mais bem delimitadas na oração;
  5. Destaque a termos enfáticos em um determinado texto;

Como identificar silepse?

Classificação
  1. Silepse de Gênero: quando há discordância entre os gêneros (feminino e masculino);
  2. Silepse de Número: quando há discordância entre o singular e o plural;
  3. Silepse de Pessoa: quando há discordância entre o sujeito, que aparece na terceira pessoa, e o verbo, que surge na primeira pessoa do plural.

Qual é a diferença entre polissíndeto e assíndeto?

Assíndeto e Polissíndeto: Diferenças

Enquanto o assíndeto é determinado pela omissão de uma conjunção (síndeto), o polissíndeto é marcado pela repetição da conjunção coordenativa (conectivo). Exemplos: Maria correu, pegou o ônibus, foi para o trabalho.

O que é antonomásia e exemplos?

A antonomásia, ou perífrase, é uma figura de linguagem que consiste na substituição do nome de uma pessoa por uma característica que ela possui. Observe a frase a seguir sobre o jogador Ronaldo Nazário: “O Fenômeno é o maior artilheiro da história dos Mundiais com 15 gols.”

O que é a figura de linguagem aliteração?

A aliteração é uma figura de linguagem que consiste na repetição de fonemas consonantais ou sílabas, para remeter a um som e estabelecer efeitos sonoros específicos no texto.

Quais são as conjunções?

São divididas em cinco tipos:
  • Conjunções Aditivas.
  • Conjunções Adversativas.
  • Conjunções Conclusivas.
  • Conjunções Explicativas.
  • Conjunções Integrantes.
  • Conjunções Causais.
  • Conjunções Comparativas.
  • Conjunções Concessivas.

O que é um paradoxo exemplo?

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

Quais as figura de linguagem?

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

O que é silepse de gênero exemplos?

Ocorre silepse de gênero quando há uma discordância gramatical entre os gêneros dos artigos, substantivos, adjetivos, pronomes,… O gênero indica o masculino e o feminino. Exemplos: Angra dos Reis é encantadora!

O que é silepse e quais são os tipos?

A silepse é a concordância que se faz com o termo que não está expresso no texto, mas sim com a ideia que ele representa. É uma concordância anormal, psicológica, espiritual, latente, porque se faz com um termo oculto, facilmente subentendido. Há três tipos de silepse: de gênero, número e pessoa.

Estou rindo para não chorar?

Sim, antítese. Antítese, pois "chorar" e "rir" são palavras com significados opostos, numa mesma frase.

Qual a diferença entre figura de linguagem e figura de sintaxe?

As Figuras de Sintaxe ou Figuras de Construção correspondem a um grupo das figuras de linguagem - ao lado das figuras de pensamento, figuras de palavras e figuras de som.

Quais são as figuras de linguagem sonoras?

Esse recurso é muito utilizado para criar efeitos de sentido no texto, que são chamados de figuras sonoras, ou seja, são recursos que exploram os sons para produzir significados. As figuras sonoras constituem-se em: onomatopeia, aliteração, assonância e paronomásia, entre outras.

Quais são as figuras de linguagem e exemplos?

Exemplos: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase. Figuras de pensamento: trabalham com a combinação de ideias e pensamentos. Exemplos: hipérbole, eufemismo, litote, ironia, personificação, antítese, paradoxo, gradação e apóstrofe.

Quais são as figuras de sintaxe das frases abaixo a no final da festa copos e pratos sobre a mesa?

Elipse: A elipse “esconde” uma palavrinha ou expressão que, apesar de não estar expressa na frase, pode ser subentendida através de seu contexto. Exemplo: No final da festa, copos e pratos sobre a mesa. (No final da festa, copos e pratos ficaram sobre a mesa.)

Quais figuras de sintaxe foram usadas nas orações abaixo a tudo o que ele disse eu já fiz B Gosto de campo ele de praia C na memória lindas recordações de infância?

a) Hipérbato, porque há uma alteração na ordem direta da oração. A ordem direta seria: Eu já fiz tudo o que ele disse.

Quais são as principais figuras de pensamento?

As figuras de pensamento são: Ironia, Antítese, Paradoxo, Eufemismo, Hipérbole, Prosopopeia ou Personificação, Apóstrofe e Gradação.

Quais as conjunções que existem?

Conjunções aditivas - expressam soma. Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.

Artigo anterior
Como calcular ângulos alternos?
Artigo seguinte
Quais portas o protocolo de FTP utiliza?