Qual a ideia do neoliberalismo é a reestruturação produtiva?

Perguntado por: Diogo Raúl Gonçalves de Domingues  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (5 avaliações)

A reestruturação produtiva baseia-se nas transformações no meio de produção e nas transformações proporcionadas pela emergência do Estado Neoliberal. A modernização e a flexibilização do trabalho passaram a ser a lógica com a reestruturação produtiva.

O que é a reestruturação produtiva?

Reestruturação produtiva é o termo que engloba o grande processo de mudanças ocorridas nas empresas e principalmente na organização do trabalho industrial nos últimos tempos, via introdução de inovações tanto tecnológicas como organizacionais e de gestão, buscando-se alcançar uma organização do trabalho integrada e ...

O que foi a reestruturação produtiva no Brasil?

A reestruturação produtiva é o processo de consolidação do modelo flexível do trabalho industrial. A Reestruturação Produtiva – também chamada de capitalismo flexível – é um processo que se iniciou na segunda metade do século XX e que correspondeu ao processo de flexibilização do trabalho na cadeia produtiva.

Quais foram as consequências da reestruturação produtiva?

66Os impactos da reestruturação produtiva na indústria, se traduzem no dualismo do mercado de trabalho, dado o desemprego crescente acompanhado do aumento do emprego formal, em novos requisitos e qualificações da força de trabalho com o surgimento de postos de trabalho, ocasionando assim modificações na estrutura ...

O que defende o neoliberalismo?

Os teóricos neoliberais defendem a mínima cobrança de impostos e a privatização dos serviços públicos. A doutrina neoliberal prega a menor participação possível do Estado na economia, dando preferência aos setores privados.

NEOLIBERALISMO | QUER QUE DESENHE | MAPA MENTAL | DESCOMPLICA

23 questões relacionadas encontradas

O que o neoliberalismo defende Brainly?

Os neoliberais, de uma forma geral, pregam que para uma sociedade ter progresso econômico, é preciso que o Estado não interfira na economia, o chamado “Estado Mínimo”. Eles defendem a privatização das empresas estatais, o fim das políticas sociais, o incentivo à competitividade internacional, entre outras coisas.

Quais são os princípios básicos do neoliberalismo?

O neoliberalismo defende a pouca ou a não intervenção do governo no mercado de trabalho, a política de privatização de empresas estatais, a livre circulação de capitais internacionais e ostentação na globalização, a abertura da economia para a entrada de multinacionais, a adoção de medidas em face do protecionismo ...

Quais as principais características do processo de reestruturação produtiva?

Reestruturação produtiva refere-se aos sucessivos processos de transformação nas empresas e indústrias, caracterizados pela desregulamentação e flexibilização do trabalho, fruto da Acumulação Flexível e das novas tecnologias da Terceira Revolução Industrial.

Quais as consequências da reestruturação produtiva sobre a classe trabalhadora e qual a particularidade brasileira neste processo?

Como consequência desse processo, presenciou-se uma significativa redução de postos de trabalho, que oscilava em decorrência dos movimentos do mercado, além da reorganização produtiva, por meio da implantação de células de produção.

Quais os impactos da reestruturação produtiva no serviço social?

Nesse sentido, a reestruturação produtiva tem como reflexo a perda de direitos sociais e do aumento da exploração da força de trabalho, através do alto grau de extração de sobre trabalho de contingentes operários e empregados da produção social, gerando o acumulo exponencial de mais-valia para o numulário.

São características da reestruturação produtiva exceto?

1a Questão São características dos direitos trabalhistas na perspectiva da reestruturação produtiva, exceto: flexibilização do trabalho Diminuição dos turnos de trabalho Desmobilização do sindicalismo de classe Criação do sindicalismo de empresa desregulamentação do trabalho Explicação: A partir da reestrutura ...

Quais as mudanças que a reestruturação produtiva trouxe para o mundo do trabalho?

A reestruturação produtiva trouxe como conseqüência a fragmentação e a heterogeneidade da classe trabalhadora, redução de empregos no setor industrial, destruição de postos de trabalho, geração de bons e maus empregos e a diversificação crescente do setor de serviços.

Quais as principais mudanças dos anos 1990 na reestruturação produtiva no Brasil?

As respostas dadas pelo capital diante da crise foram o neoliberalismo e a reestruturação produtiva, acarretando profundas mutações para o trabalho, como: o desemprego estrutural, a precarização do trabalho, etc. No Brasil, as mudanças se intensificaram a partir dos anos 90, com a adoção do receituário neoliberal.

Qual a importância da reestruturação de uma empresa?

É fundamental realizar uma Reestruturação Empresarial quando a empresa busca um ajuste ou mudança para continuar ativa, aumentando seu lucro e produzindo maiores resultados. ... É necessário haver uma reestruturação quando torna-se necessário reavaliar o desempenho geral da empresa, estando esse abaixo do esperado.

O que é flexibilizar a produção?

O sentido de flexibilização da produção para este estudo estaria relacionado à sua capacidade de assumir ou transitar entre diferentes estados dentro de um sistema produtivo, sem deterioração de custos de forma significativa, de qualidade e tempo, em que a empresa opera com estratégias em contexto de produto, processo ...

O que as corporações visam quando fazem a reestruturação produtiva?

A reestruturação produtiva das empresas, envolvendo as estratégias de focalização, terceirização e subcontratação, bem como da realocação geográfica, que inclui desterritorialização e reterritorialização da produção e dos serviços, impõe uma nova dinâmica na concorrência intercapitalista mundializada na medida em que ...

Quais as principais consequências sociais produzidas pela atual fase do capitalismo brasileiro?

Intensificação das desigualdades sociais: a busca incessante por lucros faz com que haja uma grande exploração do trabalho por parte dos donos dos meios de produção, isso ocorre com mais intensidade por causa da falta de emprego, como existe uma grande oferta de trabalhadores os salários conseqüentemente são baixos, ...

Quais foram as consequências da implantação do processo industrial no Brasil?

Foram realizados avanços no setor de transportes, com aberturas de ferrovias e rodovias. Observou-se também o desenvolvimento do setor energético no Brasil e de logística. Foi instalada a Companhia Siderúrgica Nacional, entre 1942 e 1947, que contribuiu para a oferta de matéria-prima para a indústria no país.

Quais as consequências do desemprego na sociedade?

Entre as consequências estão: o empobrecimento; o aumento do subemprego e da informalidade; o adoecimento da população, acometida sobretudo por problemas psicológicos.

Quais são as principais características da flexibilização da produção?

A característica principal desse modelo é a flexibilização da produção, ou seja, em oposição à premissa básica do sistema anterior — o fordismo, que defendia a máxima acumulação dos estoques —, o toyotismo preconiza a adequação da estocagem dos produtos conforme a demanda.

Quais são as características centrais do sistema de produção toyotista?

A principal característica do toyotismo é a adoção do sistema just-in-time, que busca aumentar a eficácia da produção através do atendimento à demanda dos consumidores, evitando a formação de grandes estoques de matérias-primas e produtos acabados, além de reduzir ao máximo o desperdício.

Quais as principais características da Uberização?

Diretor executivo da Associação Brasileira de Consultores Empresariais (Abracem), Carlos José de Medeiros aponta como características da uberização a disponibilidade de ir ao encontro do cliente, a não necessidade de exclusividade e possibilidade de explorar áreas fora da atuação principal, mas privilegiando suas ...

Quais são as características do neoliberalismo exceto?

São características do neoliberalismo, EXCETO: A não-intervenção do Estado na economia. A privatização de empresas estatais. A defesa do estado de bem-estar social.

Quais valores básicos que o Estado neoliberal deveria controlar?

As políticas neoliberais defendem, sobretudo, a não participação do estado na economia, pregando a total liberdade de mercado, na qual o mesmo se autorregula, e que, através desse princípio, seria possível alcançar o desenvolvimento social de uma nação.

Como funcionava o neoliberalismo?

O que é Neoliberalismo:

Hayeck e Milton Friedman. Na política, neoliberalismo é um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia, onde deve haver total liberdade de comércio, para garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.

Artigo anterior
Como praticar o desapego emocional?
Artigo seguinte
Porque o fibroadenoma cresce?