Como são classificadas as Glandulas Sudoriparas?

Perguntado por: Álvaro Bruno Pinto Brito Freitas  |  Última atualização: 12. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (51 avaliações)

A glândula sudorípara pode ser classificada em dois tipos: glândulas sudoríparas écrinas e apócrinas.

Quais são os dois tipos de glândulas sudoríparas?

As glândulas sudoríparas merócrinas, também denominadas de écrinas, lançam sua secreção diretamente na superfície da pele, enquanto as apócrinas liberam-na nos folículos pilosos. Nas glândulas sudoríparas, é possível distinguir dois tipos diferentes de células secretoras: as escuras e as claras.

Como podem ser classificadas as glândulas?

As glândulas são formadas a partir de um tipo especial de tecido epitelial e podem ser classificadas em: unicelulares, exócrinas e endócrinas.

São características das glândulas apócrinas?

As glândulas apócrinas liberam suas secreções nos canais dos folículos pilosos, diferentemente das glândulas écrinas. Uma outra característica é a presença de partes do citoplasma da célula na secreção liberada pela glândula. A secreção liberada pelas glândulas apócrinas é mais viscosa e sem cheiro.

Quais os tipos de glândulas do tecido epitelial?

De acordo com a organização de suas células, podem ser diferenciados dois tipos de glândulas endócrinas.
  • Glândula endócrina cordonal: as células formam cordões anastomosados, entremeados por capilares sanguíneos. ...
  • Glândula endócrina folicular: as células formam vesículas ou folículos preenchidos por material secretado.

#R12 - Você sabe a função das glândulas sudoríparas?

26 questões relacionadas encontradas

Quais são os exemplos de glândulas exócrinas?

As glândulas exócrinas desempenham diversas funções. Incluem as glândulas sudoríparas que segregam o suor, as glândulas sebáceas que segregam gordura, as salivares, as biliares, o pâncreas que segrega enzimas digestivas, as glândulas mamárias, as glândulas mucosas e muitas outras.

Quais são os tipos de glândulas que existem?

As glândulas fazem parte do Sistema Endócrino e podem ser classificadas em três tipos:
  • Exócrinas: Lançam os seus produtos para fora do corpo, através de ductos. ...
  • Endócrinas: Lançam os seus produtos na corrente sanguínea. ...
  • Mistas ou Anfícrinas: Atuam ao mesmo tempo como glândulas exócrinas e endócrinas.

O que são glândulas apócrinas?

Significado de Apócrino

adjetivo [Biologia] Que produz uma secreção em que os produtos segregados se encontram na extremidade livre da célula segregatória e se desprendem junto com a parte da célula onde se acumularam. Produzido por uma glândula apócrina. Etimologia (origem da palavra apócrino). Apo + do grego krínein.

Qual a diferença de glândulas écrinas e apócrinas?

As écrinas são aquelas que liberam sua secreção sem que haja perda do citoplasma da célula secretora. Já as apócrinas eliminam secreção com porções do citoplasma. ... As glândulas sudoríparas apócrinas são menos frequentes e localizam-se nas axilas, nas aréolas mamárias, na região genital e na região perianal.

Qual a função da glândula sudorípara Apócrina?

Glândulas sudoríparas apócrinas, que produzem o suor que contém materiais gordurosos. Essas glândulas estão principalmente presentes nas axilas e em volta da área genital e sua atividade é a principal causa do odor do suor, devido às bactérias que quebram os compostos orgânicos no suor dessas glândulas.

Como podem ser classificadas as glândulas quanto ao número de células?

Quanto ao número de células

Nesse critério, as glândulas são classificadas em: Unicelulares: Possuem apenas uma célula, uma porção secretora. Como exemplo temos a Célula caliciforme; Pluricelulares: Possuem mais de uma célula, sendo portanto, a maioria das glândulas do corpo humano.

Como podem ser classificadas as glândulas endócrinas?

Com base na organização de suas células, podemos classificar as glândulas endócrinas em cordonais e vesiculares. No tipo cordonal, as células da glândula estão organizadas em fileiras que se bifurcam e fundem-se aleatoriamente. Já no tipo vesicular, as células formam vesículas preenchidas por secreção.

Como as glândulas mamárias são classificadas?

As glândulas mamárias, classificadas como exócrinas (secretoras),estão presentes em ambos os sexos de todos os mamíferos. No entanto, a produção de leite ocorre geralmente nas fêmeas.

Quais são as glândulas sudoríparas?

As glândulas sudoríparas dos mamíferos são membranas que tem por especialidade a secreção de um líquido transparente, conhecido como suor. São encontradas por toda a pela, com exceção da glande do pênis. Elas podem ser de dois tipos: merócrinas e autócrinas.

Onde está localizada as glândulas sudoríparas?

Glândulas, localizadas na pele (derme), produtoras de suor. São constituídas por uma zona tubular, por onde o suor é libertado na superfície da pele, e uma extremidade mais profunda em forma de novelo.

O que são glândulas sebáceas e sudoríparas?

As glândulas sebáceas são encontradas anexas aos pelos em todas as regiões do corpo, sendo mais numerosas, mas de menor volume, nas regiões onde os pelos são abundantes. As glândulas sudoríparas distribuem-se em quase todo o corpo. ... Seu número varia em cada região e diminui com a idade.

Qual a função das glândulas sebáceas nos mamíferos?

As glândulas sebáceas são glândulas microscópicas na pele que secretam uma matéria oleosa, chamada sebo, para lubrificar e impermeabilizar a pele e os pelos dos mamíferos.

O que as glândulas fazem?

As glândulas são estruturas formadas por tecido epitelial do tipo glandular que são especializadas na síntese e liberação de substâncias. ... As células do tecido glandular podem continuar conectadas à superfície do tecido epitelial por meio de um ducto ou não apresentar nenhuma conexão.

Como é a organização histológica da glândula sudorípara?

O ducto da glândula sudorípara é constituído por epitélio cúbico estratificado. Suas células são menores e aparecem mais escuras que as células da porção secretora. Essas glândulas produzem uma solução aquosa pobre em proteínas e rica em cloreto de sódio, uréia, ácido úrico e amônia em quantidade varáveis: o suor.

O que é secreção Holócrina?

Nas glândulas chamadas holócrinas, o processo de eliminação da secreção é drástico: a célula secretora acumula produtos no citoplasma; em seguida, morre e se desintegra, constituindo, ela própria, a secreção. As glândulas sebáceas de nossa pele são holócrinas e estão sempre se desintegrando e sendo regeneradas.

O que quer dizer glândulas sebáceas Tornaram-se hiperativas?

O excesso de oleosidade ocorre pois as glândulas sebáceas se tornam hiperativas por ação dos hormônios androgênicos. Assim, um excesso de produção e excreção do sebo é gerado, resultando em uma pele oleosa.

Como tratar as axilas?

Lavar as axilas pelo menos duas vezes por dia com sabão antibacteriano. Usar desodorante antitranspirante para diminuir o suor nas axilas. Não repetir roupas, pois o suor seco é causa frequente de mau odor. Raspar os pelos da axila para retirar bactérias e suor seco que ficam aderidos aos mesmos.

O que é glândulas inflamadas?

A sialoadenite é a inflamação das glândulas salivares que geralmente acontece por uma infecção por vírus ou bactérias, obstrução por má-formação ou presença de cálculos salivares, o que resulta em sintomas como dor na boca, vermelhidão e inchaço, especialmente na região por baixo da língua.

São exemplos de glândulas mistas?

Exemplo de glândulas mistas: o testículo e o ovário. Essas glândulas sexuais produzem respectivamente os hormônios testosterona e a progesterona, além de espermatozóides e óvulos. Outro exemplo é o fígado, produzindo e secretando proteínas e a bile.

O que são Glandulas endócrinas exemplos?

Diferentemente das glândulas exócrinas, as endócrinas não possuem ducto glandular e sua secreção é lançada diretamente no sangue, onde seguirá em direção ao órgão-alvo. Como exemplo desse tipo de glândula, podemos citar a tireoide, o ovário, o testículo, a suprarrenal, a hipófise e a paratireoide.

Artigo anterior
O que é lipoescultura?
Artigo seguinte
Como se gasta menos gasolina?