Quem foi Hildegard Peplau e qual sua importância para a enfermagem?
Perguntado por: Mateus Flávio Vieira Esteves Henriques | Última atualização: 5. April 2022Pontuação: 4.8/5 (73 avaliações)
Hildegard E. Peplau (Reading, Pensilvânia, 1 de setembro de 1909 — 17 de março de 1999) foi a primeira teorista de enfermagem publicada após Florence Nightingale que criou a teoria da enfermagem de médio alcance das relações interpessoais, o que ajudou a revolucionar o trabalho acadêmico das enfermeiras.
Qual a utilidade da teoria de Peplau para a Enfermagem?
A teorista visualizou o fenômeno de enfermagem como um processo interpessoal cujo foco principal está centralizado na enfermeira e no paciente e, em sua teoria, pretende identificar conceitos e princípios que dêem suporte às relações interpessoais que se processam na prática da enfermagem de modo que as situações de ...
Qual das Teoristas era considerada a mãe da enfermagem psiquiátrica?
Hildegard Elizabeth Peplau nasceu em 1º de setembro de 1909, em Reading, na Pensilvânia e veio a falecer em 17 de março de 1999, aos 89 anos, em sua casa em Sherman Oaks, Califórnia, após uma trajetória profissional que influenciou a enfermagem a ponto de ela ser considerada a "enfermeira do século" e "mãe da ...
O que diz Hildegard e Peplau sobre a comunicação terapêutica?
RESUMO O objetivo deste estudo foi analisar o processo de comunicação terapêutica desenvolvida por enfermeiros numa unidade de internação com base na teoria de Peplau. ... Os resultados revelam que, desde a admissão até a alta do paciente, há comunicação e interação, sendo desenvolvido um relacionamento interpessoal.
Qual a finalidade do processo interpessoal enfermeiro e paciente?
A comunicação enfermeiro-paciente é denominada comunicação terapêutica, porque tem a finalidade de identificar e atender as necessidades de saúde do paciente e contribuir para melhorar a prática de enfermagem, ao criar oportunidades de aprendizagem e despertar nos pacientes sentimentos de confiança, permitindo que eles ...
Teoria das Relações Interpessoais de Hildegard Peplau | TEORIAS DA ENFERMAGEM
Qual a importância do relacionamento interpessoal para o profissional de enfermagem?
As relações interpessoais têm grande importância dentro do contexto do trabalho da enfermagem, pois o grupo necessita agir com respeito às diferenças, a fim de desenvolver um trabalho em equipe satisfatório3.
Qual a importância de um bom relacionamento interpessoal na área da saúde?
Além dos aspectos políticos, sociais e econômicos, os aspectos emocionais e psicológicos também influenciam na convivência. Pode-se dizer que as relações interpessoais são importantes para entender o cuidado nas práticas em saúde, uma vez que são inerentes a estas e assim ajudar a solucionar possíveis conflitos.
Quais são as técnicas de comunicação terapêutica?
Entre as técnicas de comunicação empregadas pelos enfermeiros encontramos: usar terapeuticamente o silêncio, ouvir reflexivamente, verbalizar a aceitação, uso terapêutico do humor.
Quais são as estratégias de comunicação terapêutica?
As estratégias de comunicação terapêutica - expressão, clarificação e validação, mostram-se relevantes na relação interpessoal com o usuário, permitindo cuidar melhor dos problemas que afetam a saúde, contribuindo para maior adesão ao próprio cuidado.
Quais são as fases da comunicação terapêutica?
- Emissor: o gerador da mensagem.
- Mensagem: a informação transmitida do emissor para o receptor .
- Receptor: aquele que recebe a mensagem, cujo comportamento é influenciado por ela.
- Retorno: a resposta do receptor para o emissor.
- Contexto: o local onde a comunicação ocorre.
Quem foi a primeira teorista da enfermagem?
Hildegard E. Peplau (Reading, Pensilvânia, 1 de setembro de 1909 — 17 de março de 1999) foi a primeira teorista de enfermagem publicada após Florence Nightingale que criou a teoria da enfermagem de médio alcance das relações interpessoais, o que ajudou a revolucionar o trabalho acadêmico das enfermeiras.
O que é a teoria de Orem?
A teoria do autocuidado de Orem, engloba o autocuidado, a atividade de autocuidado e a exigência terapêutica de autocuidado. O autocuidado, é a prática de atividades iniciadas e executadas pelos indivíduos em seu próprio benefício para a manutenção da vida e do bem-estar.
Qual a teorias de Wanda Horta?
Segundo a teoria de Wanda Horta, a enfermagem e as demais áreas da saúde precisam trabalhar observando os seus pacientes e dando a eles o que é de necessidade básica. ... Tudo isso, então, objetiva obter um resultado mais conciso e confiável e um tratamento que proporcione mais bem-estar e qualidade de vida aos pacientes.
O que defende a teoria do relacionamento terapêutico?
O relacionamento terapêutico constitui-se em uma tecnologia de cuidado de enfermagem que permite o entendimento das experiências de vida do paciente, o estímulo à sua participação na tomada das decisões terapêuticas e o reconhecimento de paciente e enfermeiro enquanto seres humanos dotados de saberes próprios, ...
Qual a relação do processo de enfermagem e as teorias de enfermagem?
as teorias fundamentais. Embasar o cuidado numa teoria qualifica o processo de trabalho do enfermeiro (P7). O conhecimento das teorias oferece suporte para a enfermagem, dando maior visão à prática, pautando o cuidado em princípios científicos, conduzindo a um processo organizado de cuidado (P9).
Quais são as necessidades humanas básicas Wanda Horta?
O psicólogo definiu esses níveis como: necessidades fisiológicas, segurança, amor, estima e autorrealização.
Quais são os meios de comunicação utilizados no serviço de enfermagem?
A comunicação não verbal ocorre por meio de gestos, códigos sonoros, sinais, expressões faciais ou corporais, imagens ou códigos. Ela abrange a expressão corporal e facial, gestos e reações do corpo a estímulos variados. A comunicação não verbal se apresenta de várias formas, como: Expressões faciais.
Onde ocorre a comunicação terapêutica?
A comunicação terapêutica é um instrumento básico do cuidado em enfermagem. Ela está presente em todas as ações realizadas com o paciente, seja para orientar, informar, apoiar, confortar ou atender suas necessidades básicas.
Como as técnicas de comunicação interferem na enfermagem?
A comunicação faz parte da base para o desenvolvimento do processo cuidativo, o que reforça a relação enfermeiro – paciente. Para Rodrigues (1990), "Não basta ao enfermeiro ter pretensão ou boa vontade de comunicar-se com os pacientes, com sua equipe de trabalho, com outros profissionais.
Como deve ser a comunicação entre enfermeiro e paciente?
Concluiu-se que os enfermeiros identificam a utilização de estratégias de interação, muitas sugeridas pela literatura, como chamar o paciente pelo nome, comunicar os procedimentos, evitar comentários próximos ao leito, reduzir ruídos, estimular os familiares a interagir, acalmar o paciente pela conversa e toque.
O que é uma medida terapêutica?
As medidas terapêuticas adotadas tinham por objetivo a eliminação do material radioativo do organismo do paciente, bem como a promoção de sua saúde, ou seja, minimizar os efeitos da radiação e evitar conseqüências ainda mais graves.
Quais são os recursos necessários para que a comunicação seja realizada na Enfermagem?
A comunicação verbal pode ser oral ou escrita. Em ambas, a clareza das informações deve estar presente. A comunicação verbal escrita está no dia a dia da Enfermagem, através de registros das ações em prontuário, além de outros sistemas de informações em saúde.
Qual a importância do relacionamento intrapessoal?
A Inteligência Intrapessoal é uma importante capacidade para o desenvolvimento pessoal e profissional. Com ela, você conseguirá adquirir a habilidade de trabalhar suas limitações, potencializar suas características positivas e enxergar melhor as oportunidades que aparecem na sua vida.
Como se desenvolvem as relações interpessoais na área da saúde?
“As relações interpessoais se estabelecem a partir de um processo de interação entre os membros de uma mesma equipe, criando-se vínculos profissionais, uma condição relacional entre trabalhadores, a fim de executarem uma ação coletiva, e alcançarem um objetivo em comum”.
Como um bom relacionamento interpessoal pode interferir em seu trabalho como profissional da área de saúde?
O relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho interfere nos resultados da organização e na satisfação do trabalhador. O bom relacionamento dentro da organização propicia maior motivação e consequentemente maior produtividade.
Quais são indicadores de desempenho?
Qual tipo de lâmpada é mais durável?