Qual é o correto é eu ou sou eu?

Perguntado por: Patrícia Vitória Teixeira  |  Última atualização: 6. Dezember 2024
Pontuação: 4.3/5 (6 avaliações)

O certo é “sou eu” . O verbo ser precisa concordar com o sujeito: eu .

Qual é o certo é eu ou sou eu?

Fui eu que comi o chocolate. Foste tu que me deste o livro de presente. Portanto, é correto é dizer sou eu que vou.

Qual é o certo quem eu sou ou quem sou eu?

Quem, como pronome relativo, equivale a o que, aquele que. O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu). Como pronome interrogativo, quem admite verbo no singular ou plural: Quem chegou? Quem são os interessados.

Que não é eu ou que não sou eu?

e) Se houver dois pronomes pessoais, o verbo SER concorda com o primeiro: “Eu não SOU você.” “Ele não É eu.” “Nós não SOMOS vocês.” f) Nas frases interrogativas, o verbo SER concorda com o predicativo: “Quem SÃO os convocados?” “Quem FORAM os responsáveis?” “Que SÃO seis meses?”

Sou só eu ou só sou eu?

Resposta verificada por especialistas

Entre as expressões "só sou eu" e "sou só eu", o correto é o que se apresenta na segunda versão da expressão. Para confirmar isso, basta que se modifique os termos da expressão por sinônimos.

Quando usar “para eu” e “para mim”? - Com Professor Noslen

45 questões relacionadas encontradas

Quando usar sou eu?

Classificado pelos gramáticos como pronome pessoal reto, o “eu” deve ser usado sempre com a função de sujeito da frase. Sendo assim, o pronome indica quem realizará as ações – ele vai aparecer na frase de forma ativa. Por exemplo: Eu preciso terminar o resumo – Quem vai terminar o resumo sou “eu”.

Sou eu quem pergunta ou sou eu que pergunto?

Resolução do problema: Quando nos referimos a pessoas, podemos utilizar tanto o pronome relativo “que” quanto “quem”. Cabe ao indivíduo decidir e ter bom senso em não ficar repetindo o “que” em todas as ocasiões, uma vez que este pode se substituído por: quem, o qual, a qual, os quais, as quais.

Sou eu que quero ou sou eu que quer?

O verbo estabelece concordância com o antecedente do pronome: sou eu que quero, somos nós que queremos, são eles que querem. O verbo estabelece concordância com o antecedente do pronome ou fica na 3. ª pessoa do singular: sou eu quem quero, sou eu quem quer.

Qual o certo é amanhã ou será amanhã?

Em “amanhã é um lindo dia”, estamos tratando “amanhã” como substantivo masculino ou como advérbio, deste falarei depois; em “amanhã será um lindo dia”, estamos tratando “amanhã” como advérbio ou como substantivo, i.e., tanto “o amanhã será um dia lindo” quanto “no dia de amanhã, será um dia lindo” funcionam.

Sou eu que agradeço ou sou eu quem agradeço?

Você pode falar eu que agradeço. Você pode até falar eu quem agradeço, mas chique, chiquíssimo e não chiquérrimo, porque o correto é chiquíssimo, podre de chique. é falar, sou eu quem agradece.

Como responder a pergunta de quem sou eu?

Ao responder ao “quem sou eu” fale sobre seu lado pessoal, como idade, onde e com quem mora, o que você gosta de fazer nos seus momentos lazer e também seus planos para o futuro. Fale sobre grandes projetos cursos ou certificações quer fazer no futuro, e que tipo de empresa quer trabalhar.

Estou Ou eu sou?

Dizer: "eu estou acima do peso" é muito diferente de dizer "eu sou gordo". Quando usamos o verbo "ser", definimos uma condição de vida que independe de nossa vontade. Sou do planeta Terra: é uma condição imutável. Estou na França: é uma condição transitória.

Faz cinco anos ou fazem cinco anos?

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

Qual pronome substitui eu?

a pessoa EU, dirige-se ao recep- tor, representado pelo pronome de 2. a pessoa TU, para falar de seres, objetos ou fatos que serão representados pelo pro- nome de 3. a pessoa ELE.

O que substitui o pronome EU?

c) Os pronomes “tu” e “vós” podem exercem a função de vocativo. d) Os pronomes “eu” e “tu” não prescindem do uso da preposição. Logo, devemos substituí-los pelos pronomes “mim” e “ti”.

E 2 horas ou são 2 horas?

Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco). Eram três da tarde. É uma hora da tarde.

É nós ou somos nós?

Se você inverter a ordem, dirá: Nós somos o cliente. O sujeito é o pronome nós, portanto. A regra então é: nas frases com o verbo ser que tenham um pronome pessoal, a concordância verbal se faz com o pronome: O cliente somos nós.

Que paga ou quem paga?

Sou eu que pago a conta. Somos nós que pagamos a conta. Se o pronome “quem” é sujeito, o verbo fica na terceira pessoa do singular: Sou eu quem paga a conta.

Faz dois meses ou fazem dois meses?

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

Não foi ou não fui eu?

conjugação correta será “fui”. 3296-0590.

Como a frase fui eu quem fez o casamento também está correto o período?

Como a frase “fui eu quem fez o casamento”, também está(ao) correto(s) os períodos abaixo: 01) Fui eu que fiz o casamento. 02) Foi eu quem fez o casamento. 03) Fui eu que fez o casamento.

Fez eu me ou me fez?

Resposta verificada por especialistas. Em relação ao uso dos pronomes, podem ser utilizadas as frases "Ele me fez." e "Ela fez eu lembrar." A sentença "Ele me fez" é adequada, pois a gramática aceita a próclise (pronome oblíquo antes do verbo) após um pronome pessoal do caso reto.

Artigo anterior
Quantas horas de estudo para ser juiz?
Artigo seguinte
Qual a placa de rede PS5?