Qual a função dos anestésicos locais na Odontologia?

Perguntado por: Edgar Marcos Morais de Ferreira  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (5 avaliações)

Os anestésicos locais são definidos como drogas que têm por função bloquear temporariamente a condução nervosa em parte do corpo, determinando perda das sensações sem ter perda da consciência.

Qual a função de anestésicos locais?

Anestésicos locais são substâncias que blo- queiam a condução nervosa de forma reversível, sendo seu uso seguido de recuperação completa da função do nervo. O local de ação dos anestésicos locais é a membrana celular, onde bloqueiam o pro- cesso de excitação-condução.

Quais as vantagens dos anestésicos locais?

Deste modo, se aplicados no córtex motor, impedem a geração de impulsos a partir desta área; quando administrados na pele, impedem a geração e transmissão de impulsos sensoriais. Além disso, o anestésico local, quando aplicado a um tronco nervoso, bloqueia tanto fibras sensitivas como as motoras da área inervada.

Qual o melhor anestésico em Odontologia?

A lidocaína é o “padrão ouro” na odontologia. Esse sal anestésico possui início de ação rápida, 3 a 5 minutos, sendo que sua concentração eficaz é de 2%. A meia-vida da lidocaína é de aproximadamente 90 minutos.

Quais os tipos de anestesia odontológica?

Anestesia odontológica: quais são os tipos e indicações?
  • Anestesia local. ...
  • Cremes e aerossóis anestésicos. ...
  • Anestesia geral. ...
  • Sedação.

Anestésicos Locais e Vasoconstritores em Odontologia - Resumo

34 questões relacionadas encontradas

Qual tipo de anestesia e mais perigosa?

A anestesia local, quando usada corretamente é segura e quase não apresenta efeitos secundários, no entanto, em doses elevadas pode ter efeitos tóxicos, podendo afetar o coração e a respiração ou comprometer a função cerebral, já que doses elevadas podem atingir a corrente sanguínea.

Qual é o anestésico mais forte?

O fentanil é cerca de 100 vezes mais potente que a morfina.

Qual o anestésico é considerado padrão na Odontologia?

Lidocaína A lidocaína é considerada o anestésico padrão em Odontologia, com o qual todos os outros anestési- cos são comparados. Foi o primeiro agente anestésico do grupo amida a ser sintetizado, em 1943 por Nils Lofgren. Inicia sua ação por volta de 2 a 3 minutos e tem eficácia em uma concentração de 2%.

Qual o melhor anestésico?

Para pacientes hipertensos controlados, a lidocaína 2% com o vasoconstritor adrenalina, na concentração 1:100.00, é o anestésico mais indicado, não devendo exceder mais do que dois tubetes em cada atendimento.

Qual anestesia usar para exodontia?

Introdução: Quando é necessário realizar exodontia de 1os ou 2os molares mandibulares a escolha da técnica anestésica da maioria dos profissionais de saúde oral irá recair sobre o bloqueio loco-regional, no entanto, com o aparecimento da articaína pode ser possível alcançar uma anestesia eficaz pela técnica ...

Quais as vantagens da anestesia e dos anestésicos locais?

Como propriedades essenciais para um bom anestésico deve se considerar que o mesmo tenha baixa toxicidade, não irritar os tecidos e não lesionar as estruturas nervosas. Além disso, sua ação deve ter início rápido, duração eficaz para o procedimento e ser reversível (3,4).

Quais são os anestésicos locais?

A classificação dos anestésicos locais é definida quanto à estrutura química e quanto à duração de ação, sendo os principais utilizados na Odontologia lidocaína, mepivacaína, articaína, prilocaína, cloridrato de bupivacaína.

Qual a definição de anestesia local?

definição, anestesia local compreende a produção de estado de insensibilidade localizada, de caráter reversível, sem alteração do nível de consciência.

Como funciona o efeito da anestesia?

Na anestesia geral, o anestésico age no cérebro, bloqueando o estímulo doloroso. A indução (paciente perde a consciência em poucos segundos) é feita através da administração do anestésico intravenoso e, a seguir, pode ser feita ou o não o processo de entubação na dependência do porte cirúrgico ou local a ser operado.

Quais os efeitos adversos dos anestésicos locais?

Os efeitos adversos mais freqüentes dos anestésicos são sonolência, dormência perioral, parestesia da língua, tontura, diminuição da excitabilidade e contratilidade cardíaca e a presença de patologias prévias apresentam-se como fator de risco para esses eventos.

Qual a função principal da sedação enteral e analgesia?

A administração de analgésico e sedativo é fundamental para dar conforto ao paciente, reduzir o estresse e evitar retardo na recuperação e na liberação da ventilação mecânica 1.

Qual é o melhor anestésico local?

A solução anestésica mais utilizada no Brasil, segundo Almeida [2], é a prilocaína associada à felipressina (por exemplo, Citanest®). Essa preparação permite, em média, uma anestesia pulpar de 60 minutos e efeito nos tecidos moles de 180 a 300 minutos.

Qual a diferença entre anestesia peridural e epidural?

A anestesia peridural, também chamada de anestesia epidural, é um tipo de anestesia que bloqueia a dor de apenas uma região do corpo, geralmente da cintura para baixo que inclui abdômen, costas e pernas, mas a pessoa ainda pode sentir o toque e a pressão.

Qual a melhor anestesia para cirurgia?

- Recomendamos a anestesia geral quando o procedimento cirúrgico é muito complexo e necessita que sejam anestesiadas várias regiões do corpo - ressalta o cirurgião plástico. A anestesia local é o procedimento anestésico mais comum, sendo usado para bloquear a dor em pequenas regiões do corpo.

Qual anestesia é usado no implante de dente?

É aplicado de forma injetável em uma parte da boca, seja na gengiva ou na bochecha, sem alterar o nível de consciência do paciente. Você fica acordado durante o procedimento, mas sem sentir dor. Nesta modalidade, a anestesia local é feita pelo cirurgião dentista, geralmente no próprio consultório odontológico.

Quais são os fios absorvíveis que podem ser utilizados na Odontologia?

Na cavidade oral são usados geralmente os fios de n° 3.0 (absorvíveis 0.30 a 0.34 mm - inabsorvíveis 0.20 a 0.25 mm) e os de no 4.0 (absorvíveis 0.20 a 0.25 mm - inabsorvíveis 0.15 a 0.20 mm) e na Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pode ser usado até o n° 6.0 Page 7 (inabsorvíveis 0.07 a 0.10 mm).

Qual é o remédio mais forte para dor?

O AT-121 é mais poderoso do que a morfina no alívio da dor, não produz efeitos colaterais perigosos e - o que é importante - não é viciante.

Qual o sedativo mais forte do mundo?

Da China. Devido a seu efeito poderoso - 10 mil vezes mais forte que o da morfina -, a W-18 nunca foi comercializada ou produzida de maneira legal por indústrias farmacêuticas. "A maioria dos comprimidos (ilegais) veio da China.

Qual o analgésico mais forte que existe?

Analgésicos opioides
  • Morfina.
  • Codeína.
  • Meperidina.
  • Fentanil.
  • Oxicodona.
  • Propoxifeno.
  • Hidrocodona.
  • Tramadol.

Qual é a cirurgia mais arriscada do mundo?

A cirurgia é tão casca grossa que o nome dela é um palavrão quase impronunciável: hepatopancreatoduodenectomia (HPD). Trata-se da retirada do duodeno e de parte do pâncreas e do fígado ao mesmo tempo, no mesmo procedimento.

Artigo anterior
Qual iPhone vai parar de atualizar em 2024?
Artigo seguinte
Onde procurar o direito do idoso?