Qual é a cobertura do corpo dos anfíbios?

Perguntado por: Micael Fernandes Carvalho  |  Última atualização: 28. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (9 avaliações)

Os anfíbios são animais vertebrados que, ao contrário dos répteis, possuem o corpo sem escamas. Por esse motivo é que a maioria deles apresenta pele lisa, fina e úmida. Outra característica desses animais é que a temperatura do corpo deles varia conforme a temperatura do ambiente em que estão.

Qual é a cobertura do corpo do sapo?

A pele dos sapos normalmente é coberta de saliências que parecem verrugas, e cada uma têm uma glândula com veneno. Para se defender, o sapo esguicha o veneno, mas ele não consegue fazer isso sozinho. É o predador que, ao capturar o sapo, pressiona as glândulas e solta o veneno.

Como os anfíbios se protegem?

Por isso, a pele dos anfíbios conta com glândulas produtoras de um fluido viscoso chamado muco, que ajuda a proteger contra o ressecamento. ... Muitos anfíbios também possuem glândulas na pele que produzem veneno. Isso ajuda a protegê-los de predadores.

Quais são os tipos de cobertura do corpo dos animais?

Alguns animais têm o corpo coberto pela pele, mas existem diferentes tipos de cobertura, por exemplo, penas, pelos, escamas e carapaças.

Quais são as características dos anfíbios?

Os anfíbios são animais vertebrados ectotérmicos (não são capazes de regular a temperatura corporal por mecanismos internos, sendo fundamental para isso fontes externas), e uma de suas características mais marcantes é a presença de um ciclo de vida com uma fase larval aquática e uma fase adulta terrestre.

Cobertura do corpo dos animais e Diferenças

17 questões relacionadas encontradas

Qual das seguintes características é associada aos anfíbios?

Anfíbios são animais de pele fina e úmida. Não são capazes de manter a temperatura corporal constante, são chamados animais de sangue frio ou pecilotérmicos. Podem ser aquáticos ou terrestres. Os animais aquáticos respiram por brânquias, pela pele ou dos pulmões.

O que é anfíbios exemplos?

Os anfíbios são os animais que vulgarmente chamamos de sapos, rãs, pererecas, carrascos, salamandras, tritões e cobras-cegas ou cecílias. Todos estes fazem parte da Classe Amphibia, que é dividida em três Ordens. À ordem Anura pertencem os sapos, as rãs, as pererecas e os carrascos.

Qual é a cobertura do cachorro?

Já os pelos de revestimento são a maioria no corpo do cão e têm a função de fazer a cobertura do corpo”, diz a Dra. Mariana Sui Sato, médica-veterinária da Petz. Abaixo, conheça os tipos de pelo e mais algumas de suas funções: Pelos primários ou de revestimento: são pelos mais rígidos, que conferem a cobertura da pele.

Qual é a cobertura do corpo do cavalo?

O corpo do cavalo é coberto por pelos curtos e lisos de coloração variada. A cabeça é alongada, os olhos são bem separados e as narinas são abertas. As orelhas são pontudas e podem se movimentar em direção ao som.

Qual o tipo de cobertura do corpo da cobra?

O corpo das cobras é coberto por escamas. As cobras não possuem orelhas nem pálpebras.

Qual é o mecanismo de defesa da perereca?

Pois saiba que ela está tentando se defender e se preparando para um possível ataque. Conhecido como "contração", esse mecanismo de defesa faz com que a espécie permaneça estática, contraia o corpo e destaque a sua cor berrante, tudo isso para se preparar para o ataque.

Qual é a defesa do sapo?

Quando atacado, o sapo-comum adopta uma posição característica, inchando o seu corpo e colocando-se em pé com as patas traseiras levantadas e a sua cabeça baixa. O seu meio principal de defesa é a secreção de sabor acre produzida pela glândulas parotoides e outras glândulas na sua pele.

Porque os anfíbios não vivem longe da água?

Anfíbios são animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre. Eles mantêm uma forte vinculação com a água e dela não se afastam, pois precisam manter a pele úmida.

Qual é o tipo de pele do sapo?

A pele dos sapos é seca, glandular e vascularizada. Não possuem nenhum tipo de pelos ou escamas. A pele fina permite as trocas gasosas, respiração cutânea. Essa condição também impõe que os sapos habitem ambientes úmidos e sombreados.

Onde os sapos se escondem durante o dia?

Nas zonas áridas, a chuva é uma questão de vida ou morte para os sapos. Durante os períodos secos, estes anfíbios escondem-se em refúgios subterrâneos, que mantêm a humidade, de onde saem apenas quando regressa a chuva.

Quais as características de um sapo?

Os sapos são fisicamente mais troncudos, possuem glândulas paratoides, têm pele mais rugosa e seca e são mais terrestres do que as rãs e as pererecas. ... Os sapos não têm dentes fortes, apenas um serrilhado frágil e, portanto, não mordem ou mastigam os animais que constituem sua dieta.

O que é cobertura do corpo?

A COBERTURA DO CORPO DOS ANIMAIS PODE PROTEGER CONTRA O FRIO OU O CALOR, EVITAR A PERDA DE ÁGUA, FACILITAR A LOCOMOÇÃO, ENTRE OUTRAS FUNÇÕES.

Qual é o habitat dos cavalos?

Onde vivem os cavalos

Os cavalos já vagaram livres pelas pastagens da América do Norte, da América do Sul, da Europa, da Ásia e da África. Hoje, em todo o mundo, quase todos os cavalos são domesticados, ou domados.

Qual é o animal invertebrado?

Os animais invertebrados pertencem ao Reino Animal e são caracterizados pela ausência de coluna vertebral e crânio. Fazem parte desse grupo as borboletas, as formigas, os vermes, as minhocas, os ouriços do mar, as esponjas, entre outros animais.

Quais os tipos de pelagem?

  • Pelagem longa. ...
  • Pelagem curta. ...
  • Pelo curto encaracolado ou frisado. ...
  • Pelo ondulado e longo. ...
  • Pelagem dupla. ...
  • Pelagem de textura dura. ...
  • Pelagem com textura lisa. ...
  • Pelagens peculiares.

Qual é o habitat natural do cachorro?



É complexo dizer qual é o habitat natural do cão. De acordo com sua origem, semelhantemente aos lobos eles viviam em florestas onde havia rios, cavernas e caça disponível, porém sabemos que hoje em dia o habitat canino é praticamente o mesmo do homem.

Qual a forma de locomoção do cachorro?

Como a maior parte dos mamíferos, os cães são quadrúpedes, o que quer dizer que se locomovem apoiando-se nas patas dianteiras e traseiras. Mais precisamente, eles se apoiam na pontinha das patas, já que os cães são digitígrados.

Quais são os tipos de anfíbios?

Grupo dos sapos, rãs, pererecas, salamandras, cecílias e cobras-cegas. Os anfíbios são animais vertebrados que, ao contrário dos répteis, possuem o corpo sem escamas.

Quais os tipos de anfíbios?

Existem três tipos de anfíbios: Cecílias ou ápodas (ordem Gymnophiona). Salamandras e tritões (ordem Urodela). Rãs e sapos (ordem Anura).

Quais os anfíbios mais conhecidos?

Os anfíbios mais conhecidos são os sapos, rãs e pererecas: os representantes da Ordem Anura. Eles não possuem cauda na fase adulta. Já os da Ordem Caudata, ou Urodela, representados pelas salamandras, apresentam corpo e cauda longa.

Artigo anterior
Quem pode e quem não pode ser microempreendedor individual?
Artigo seguinte
Quais são as 3 partes da raquete?