Como se dá o surgimento da psicanálise e quais são os seus principais conceitos?

Perguntado por: Erica Madalena Matias  |  Última atualização: 25. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (14 avaliações)

A origem da história da Psicanálise está relacionada à vida de seu fundador, Sigmund Freud (1856-1939). Freud utilizou elementos observados a sua volta como base para criar suas teorias sobre a mente e o comportamento humano. ... Todos esses estudos e os métodos de terapias por ele criados resultaram na Psicanálise.

Quais são os principais conceitos da psicanálise?

Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.

Como foi o surgimento da psicanálise?

A Psicanálise foi criada pelo neurologista austríaco Sigmund Freud, com o objetivo de tratar desequilíbrios psíquicos. ... Freud interessou-se desde o início por distúrbios emocionais que na época eram conhecidos como 'histeria', e empenhou-se para, através da Psicanálise, encontrar a cura para estes desajustes mentais.

Qual o conceito da psicanálise?

O que é a Psicanálise:

Psicanálise é um ramo clínico teórico que se ocupa em explicar o funcionamento da mente humana, ajudando a tratar distúrbios mentais e neuroses. O objeto de estudo da psicanálise concentra-se na relação entre os desejos inconscientes e os comportamentos e sentimentos vividos pelas pessoas.

O que é a psicanálise e como ela surgiu?

Psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psique humana independente da Psicologia, com origem na Medicina, desenvolvido por Sigmund Freud, médico, que se formou em 1881, trabalhou no Hospital Geral de Viena e teve contato com o neurologista francês Jean-Martin Charcot, que lhe mostrou o uso da ...

O surgimento da psicanálise

29 questões relacionadas encontradas

Qual a base da psicanálise?

Os Fundamentos da Psicanálise

Freud foi pioneiro na ideia de que forças inconscientes influenciam o comportamento e a personalidade do indivíduo. Ele acreditava que eventos da infância e conflitos inconscientes, geralmente relacionados a impulsos e agressões sexuais, moldam a experiência de uma pessoa na idade adulta.

Qual é o objeto de estudo da psicanálise?

O objeto de estudo da psicanálise é constituído pelos inconscientes do observador (analista) – que é também instrumento de observação – e do observado (analisando) e, para completar, pela relação recíproca entre os dois.

Como Freud define a psicanálise?

A psicanálise é um método de investigação da mente humana e dos seus processos, que eleva a mente para além das suas relações biológicas e fisiológicas. Para tanto, ela toma como objeto os processos mentais (emoções, sentimentos, impulsos e pensamentos) que determinam os indivíduos.

O que Freud acreditava?

Ele acreditava que boa parte daquilo que vivemos — emoções, impulsos e crenças — surge a partir de nosso inconsciente e não é visível pela mente consciente. Lembranças traumáticas, por exemplo, ficam “bloqueadas” na memória de um indivíduo, mas continuam ativas sem sabermos e podem reaparecer em certas circunstâncias.

Qual foi a principal descoberta da psicanálise?

A psicanálise pode ser entendida como uma ciência à parte da psicologia. As inovações de Freud, que fundou a psicanálise, auxiliaram na compreensão da mente e do comportamento humano. ... Dentre as principais inovações de Freud está a sua descoberta do inconsciente e os avanços relação ao tratamento da neurose.

Quais são as 5 premissas básicas da psicanálise?

Confira a seguir os termos essenciais da psicanálise:
  • Inconsciente. Freud demonstrou que a maior parte da vida psíquica se desenrola sem que tenhamos acesso a ela. ...
  • Ego. ...
  • Id. ...
  • Superego. ...
  • Pulsão. ...
  • Sonhos. ...
  • Complexo de Édipo.

Quais são os pilares da psicanálise?

A formação psicanalítica está alicerçada sobre três pilares básicos: a análise didática, os seminários teóricos e a supervisão clínica de análises.

Quem foi Freud e quais as suas principais ideias?

Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico e pesquisador austríaco que criou a Psicanálise, método utilizado para o tratamento de doenças mentais. Suas teorias modificaram a maneira de ver o ser humano e influenciaram a Medicina, a Educação, as Artes, tornando-o um grande ícone do século XX.

Qual era o método de Freud?

O método psicanalítico é o método criado por Freud para realizar terapia, compreender a mente humana e interpretar o funcionamento da sociedade.

O que Freud disse?

“Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio.” “Fui um homem afortunado; na vida nada me foi fácil.” “Olhe para dentro, para as suas profundezas, aprenda primeiro a se conhecer.” “Só a experiência própria é capaz de tornar sábio o ser humano.”

Quais são os elementos descritos por Freud?

4 elementos da Teoria de Freud
  • Quem foi Freud?
  • Elemento um da Teoria: O Método Psicanalítico para Freud.
  • Elemento dois da Teoria: Consciente, Pré-Consciente e Inconsciente, Id, Ego e Superego.
  • Elemento três da Teoria: Complexo de Édipo.
  • Elemento quatro da Teoria: Fases da sexualidade infantil.
  • Conclusão.

Qual o objeto de estudo da psicanálise Tendo isso em vista descreva as três instâncias psicológicas que constituem a personalidade do sujeito?

A ESTRUTURA DO APARELHO PSÍQUICO

Em 1900, no livro A interpretação dos sonhos, Freud apresenta a primeira concepção sobre a estrutura e o funcionamento da personalidade. Essa teoria refere-se à existência de três sistemas ou instâncias psíquicas: inconsciente, pré-consciente e consciente.

O que é o objeto para Lacan?

O objeto a faz referência à falta, não sendo especular, nem apreensível na imagem. A falta, segundo Lacan, não existe no real e só seria apreensível através do simbólico. E é também através do simbólico e do imaginário que há a tentativa de preenchê- la.

Quem foi Freud e qual sua importância?

Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico neurologista e importante psicanalista austríaco. Foi considerado o pai da psicanálise, que influiu consideravelmente sobre a Psicologia Social contemporânea. Sigmund Schlomo Freud nasceu em Freiberg, na Morávia, então pertencente ao Império Austríaco, no dia 6 de maio de 1856.

Qual a principal obra de Freud?

Confira as obras mais famosas de Sigmund Freud: Estudos sobre a histeria (1895) A interpretação dos sonhos (1900) A psicopatologia da vida cotidiana (1901)

Quais as principais contribuições de Freud?

Suas pesquisas trouxeram à luz a teoria psicanalítica, baseada em duas hipóteses: o inconsciente atua em nossa percepção consciente e muitas experiências passadas, principalmente as da infância, determinam o padrão comportamental que a pessoa terá na vida adulta.

Quais são as três feridas narcísicas da humanidade?

Sigmund Freud diagnosticou as três grandes feridas narcísicas da humanidade, ou seja, os três acontecimentos que mais feriram o narcisismo do Homem - o seu orgulho desmesurado, a sua gigantesca auto-estima e o seu insuperável amor-próprio.

Que tipo de ciência e a psicanálise?

Quando diz que a Psicanálise, como “psicologia das profundezas”, é uma parte da Psicologia, e esta uma “ciência especial” que obedece aos cânones da Ciência tout court, é evidente que, para ele, só existe um tipo de ciência, e não dois, humanas e naturais.

O que é a psicanálise lacaniana?

A psicanálise lacaniana defende que o sujeito é constituído pela linguagem, assim como seu inconsciente, de modo que, sem a linguagem, o inconsciente seria um vazio. De acordo com Lacan, a constituição do indivíduo surge da sua relação com o outro.

O que é o ID ego e superego?

Segundo ele, o id seria nossa parcela mais instintiva, que privilegia desejos, vontades, ímpetos, sem conhecer freios morais e éticos. Já o superego, seria um oposto. Sua característica é, precisamente, impor limites de regras e condutas, consideradas adequadas frente à cultura e boa convivência.

Artigo anterior
O que o refluxo causa no corpo?
Artigo seguinte
Qual é a taxa de natalidade e mortalidade do Brasil?