Qual a função de um relé direcional de sobrecorrente e de distância quando é que usamos tais relés?

Perguntado por: Anna Amaral Faria  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (72 avaliações)

A proteção de linhas de transmissão é realizada comumente por meio do uso de relés de distância, atuando como relé principal, e de relés de sobrecorrente, desempenhando a função de retaguarda.

Qual a função do relé de distância?

Relé de distância

Este relé utiliza este nome visto que, quando há uma falta em uma linha, a impedância da linha vista pelo relé muda e depende da distância onde foi a falta.

O que é relé de sobrecorrente?

O relé sobrecorrente é um desses componentes que possui como finalidade identificar quando a corrente que passa no sistema elétrico está fora de padrão ou dos valores ajustados no rele de sobrecorrente, de modo que os valores estão iguais ou acima do nível máximo que é necessitado.

O que é sobrecorrente direcional?

Filosoficamente, a sobrecorrente direcional é o cálculo da diferença entre o ângulo de fase da corrente e o ângulo de fase da tensão. ... A direção de sobrecorrente é calculada com base na diferença entre o ângulo da Tensão de Sequência Positiva e o ângulo da Corrente de Sequência Positiva.

Quais as três funções características de um relé Digital?

São exploradas as funções de distância, sobrecorrente e direcionalidade, mostrando-se as particularidades para cada uma delas.

Dicas da Função 67 - Sobrecorrente direcional

37 questões relacionadas encontradas

Quais são os elementos básicos de um relé?

As partes que compõem um relé eletromecânico são:
  • eletroímã (bobina) - constituído por fio de cobre em torno de um núcleo de ferro maciço que fornece um caminho de baixa relutância para o fluxo magnético;
  • Armadura de ferro móvel;
  • Conjuntos de contatos;
  • Mola de rearme;

Quais são os elementos básicos de um relé de proteção?

Funcionamento do relé:

Armadura móvel, que se desloca devido a atração do campo eletromagnético induzido no núcleo, sendo este movimento responsável pelos movimentos dos contatos. Conjuntos de contatos, NA e NF; Mola de rearme; Terminais, que podem variar de acordo com a sua aplicação.

Como funciona a função 67?

O dispositivo 67N mede a direção da corrente de falta com base na magnitude da tensão de polarização, V0. O disparo da proteção ocorre quando o ângulo do fasor de Icc, dada a referência V0, ultrapassa a angulação do eixo limite.

O que é um sinal de Trip?

TRIP – Sinal de desligamento enviado por um relé. WATCHDOG – dispositivo que dispara um reset ao sistema se ocorrer alguma condição de erro no programa principal. Os tipos de dispositivos de proteção mais comumente utilizados, relés, fusíveis, elos, disjuntores de baixa tensão e IEDs serão descritos neste capítulo.

Qual a função do relé 50?

a) Função 50: proteção de sobrecorrente instantânea; b) Função 51: proteção de sobrecorrente temporizada; c) Tanto a função 50 como a 51 estão disponíveis para fase e neutro (terra); assim, é exigido pela distribuidora, que o relé execute as funções 50/51 e 50N/51N.

Qual é a função do relé de proteção?

Um relé de proteção sobrecorrente é responsável pela liberação do disjuntor nos casos em que é detectado pelo dispositivo uma condição de funcionamento que fuja da normalidade.

Como funciona relé diferencial?

O funcionamento do relé diferencial de corrente baseia-se na comparação das correntes elétricas que circulam entre dois terminais de um equipamento ou sistema. Caso haja uma diferença específica entre essas correntes, o relé envia um sinal de atuação para o disjuntor, desligando o sistema.

Como funciona um relé de sobretensão?

Este modo supervisiona subtensão. Ao ser energizado o aparelho compara a tensão de alimentação com o valor ajustado em seu trimpot frontal. O relé de saída permanecerá energizado enquanto o valor da tensão ficar acima do ajustado e desenergizado na situação inversa. Este modo supervisiona sobretensão.

Onde podemos aplicar os relés de proteção?

Cobrindo todas as aplicações em proteção de média tensão e alta tensão, desde a sobrecorrente ou motor até a proteção de distância complexa, nossos relés de proteção lhe dão a segurança e confiabilidade necessárias para operar com confiança.

Qual a função do relé de sequência de fase?

O relé sequência de fase é um dispositivo destinado à proteção de sistemas trifásicos contra inversão da sequência direta das fases (R-S-T). ... Caso seja ligado com a correta sequencia de fases (R-S-T), seus contatos comutam, liberando a energização do motor ou máquina a ser protegida.

Quais os tipos de relé de proteção?

Tipos de Relés de Proteção
  • Relé Térmicos de Proteção ou Relés de Proteção Térmica. ...
  • Relé de Proteção de Tensão. ...
  • Relé de Proteção de Fase – (Falta de Fase, sequência de fase) ...
  • Relé de Proteção de Isolamento – Relés de Isolamento.

O que é um trip no disjuntor?

Teste colocando um arame travando o disjuntor fechado. Antes mesmo de tirar o arame tentamos empurrar a alavanca do disjuntor para cima, para fechar o disjuntor, mas a alavanca não fica! Isso é o que chamamos de disjuntor em trip.

O que é dial de tempo?

1 – Dial de tempo: É a seleção da família de curvas do relé, onde se ajusta o tempo de atuação do relé.

Como fazer Coordenograma?

O coordenograma deve ser produzido a partir da definição de toda a carga da instalação perante à demanda a ser contratada junto à concessionária de energia elétrica e os transformadores instalados. Sendo que, por meio desse levantamento, é possível definir os tempos de operação dos equipamentos.

Como se calcula El pick up?

2 pick up (%) = peso úmido - peso seco x 100 peso seco A relação de banho (R:B) indica a quantidade de banho de que o equipamento necessita para cada quilo de material têxtil.

Qual a função do relé bimetálico ligado nas fases do motor elétrico?

Também é chamado de relé de sobrecarga, ou mesmo de relé bimetálico, sua função é atuar desligando o motor antes que o limite de deterioração seja atingido.

Quais os principais fabricantes de relés de proteção?

  • Relés de proteção de sobrecorrente GE.
  • Relés de proteção de sobrecorrente SIEMENS.
  • Relés de proteção GE.
  • Relés de proteção SIEMENS.
  • Relés de proteção ABB.
  • Relés de proteção CIRCUTOR.
  • Relés de proteção Eaton.
  • Relés de monitoramento ABB.

Qual a ordem de grandeza dos dispositivos de proteção?

Varia de 5 A até 200 A (para instalações de grande porte?) Varia de 5 A até 200 A (para instalações de grande porte?)

O que é um sistema de proteção?

Um sistema de segurança consiste no uso de um ou vários dispositivos de segurança que ajudam a preservar a segurança de um estabelecimento ou domicílio contra possíveis riscos.

Quais são os terminais do relé?

A pinagem mais comum dos relês auxiliares segundo a norma DIN são:
  • 30 – Positivo da Bateria +12V ou +24V.
  • 85 – Negativo da Bobina do Relé
  • 86 – Positivo da Bobina do Relé
  • 87 – Saída Contato Normalmente Aberto.
  • 87a – Saída Contato Normalmente Fechado.

Artigo anterior
É possível detectar câncer no hemograma completo?
Artigo seguinte
Como Javert morreu?