O que é ativo imobilizado CPC 27?

Perguntado por: Cristiana Mafalda Carneiro Brito  |  Última atualização: 6. März 2025
Pontuação: 5/5 (55 avaliações)

Sobressalentes, peças de reposição, ferramentas e equipamentos de uso interno são classificados como ativo imobilizado quando a entidade espera usá-los por mais de um período. Da mesma forma, se puderem ser utilizados somente em conexão com itens do ativo imobilizado, também são contabilizados como ativo imobilizado.

O que é considerado um ativo imobilizado?

Ativos imobilizados são todos os bens físicos usados por uma empresa para gerar renda. É o caso do maquinário de uma indústria, dos fogões, geladeiras, cadeiras e mesas de um restaurante e até mesmo do computador de um profissional MEI que trabalha com textos.

O que classifica um ativo imobilizado?

al (2010 B, p. 222) a definição da Lei nº 6.404/76 sobre Ativo Imobilizado afirma que não precisa necessariamente pertencer à empresa pelo ponto de vista jurídico para ser reconhecido. Conforme o Iudícibu é classificado os seguintes itens no Ativo Imobilizado: terreno, obras civis, máquinas, móveis, veículos, etc.

Como identificar um ativo imobilizado?

É caracterizado como ativo imobilizado o item essencial para a produção da entidade. Em suma, ele deve estar diretamente ligado às atividades operacionais que geram os resultados da empresa. Caso você tenha um bem material, mas ele esteja “parado”, sem utilização, ele não pode ser considerado ativo imobilizado.

O que diz a NBC TG 27?

Essa Norma determina como a entidade deve revisar o valor contábil de seus ativos, como determinar o seu valor recuperável e quando reconhecer ou reverter perda por redução ao valor recuperável.

Dica #01 - FGV(CPC 26 - Formas de Análise das Despesas na DRE)

40 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre CPC e NBC TG?

Diferença entre o CPC e a NBC

Enquanto o CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) é responsável pela emissão de pronunciamentos técnicos sobre procedimentos de contabilidade, as NBCs, regulamentadas pelo CFC, estabelecem as diretrizes gerais e normas a serem seguidas pelos profissionais da área.

Qual a norma que tem por objetivo estabelecer o tratamento contábil para ativos imobilizados?

A Norma Brasileira de Contabilidade NBC TG 27 (R4) – ATIVO IMOBILIZADO tem como objetivo estabelecer o tratamento contábil para ativos imobilizados, no item 6 – definições, são apresentadas as definições em relação aos ativos imobilizados.

O que não é considerado ativo imobilizado?

Ativo não circulante imobilizável engloba todos os bens fixos e tangíveis usados na operação da empresa, como máquinas, equipamentos, móveis, utensílios e imóveis.

O que é imobilizado CPC?

O CPC 27 define ativo imobilizado como um bem tangível que é mantido para uso na produção ou prestação de serviços, para aluguel a terceiros ou para fins administrativos, e que se espera utilizar por mais de um período contábil.

O que não pode ser considerado como ativo imobilizado?

O que não pode ser considerado como ativo imobilizado

Imóveis e terrenos mantidos por uma entidade para obter renda não podem ser considerados como ativo imobilizado.

Qual a diferença entre ativo fixo e ativo imobilizado?

Ativo Fixo também pode ser conhecido como Ativo Imobilizado, uma vez que eles referem-se a todos os bens permanentes de uma empresa que não podem ser convertidos em dinheiro de forma imediata, assim como não há intenção por parte da empresa em abrir mão de tais bens para apurar o seu dinheiro.

O que é imobilizado para contabilidade?

O termo "imobilizado" refere-se aos bens tangíveis de longo prazo que uma empresa possui e utiliza em suas atividades. Esses ativos representam um investimento significativo e desempenham um papel vital nas operações e no sucesso financeiro da organização.

Qual a diferença entre imobilizado e intangível?

Ativos Imobilizados: São bens e direitos permanentes, tangíveis e que se usa de forma direta nas atividades da organização. Imóveis, máquinas e veículos são alguns exemplos de ativo imobilizado. Ativos Intangíveis: São bens que não possuem existência física, mas servem para manutenção das atividades de uma empresa.

Como saber se é imobilizado?

São ativos considerados tangíveis, ou seja, físicos, como veículos, terrenos, imóveis ou maquinário de indústria. Para ser classificado como imobilizado, o bem ainda precisa ter uma vida útil de pelo menos um ano. Se for menor a 12 meses, ele precisa valer mais de R$ 1.200.

Como identificar um ativo?

Pode ser classificado como ativo tudo o que pode ser convertido em dinheiro de alguma forma. Por exemplo, o dinheiro em banco é um ativo, o estoque da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo, o carro da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo.

O que quer dizer a palavra imobilizado?

1. Tornar ou tornar-se imóvel, paralisar. 2. Consolidar.

Qual o valor mínimo do ativo imobilizado?

Qual o valor mínimo para se considerar um ativo imobilizado? Um ativo imobilizado também tem o critério de valor mínimo para poder ser considerado assim. Dessa forma, além do seu prazo de vida útil ser maior do que um ano, a duração do bem deverá ter um valor mínimo de R$1.200,00.

Quais os ativos imobilizados que não sofrem depreciação?

Existem alguns bens que não sofrem depreciação, como os terrenos e as obras de arte. A depreciação se dá a partir da vida útil do bem que se está depreciando. Sendo assim, para cálculo da depreciação é imprescindível o estudo de revisão de vidas úteis.

Quando o ativo imobilizado deve ser reconhecido como ativo?

Reconhecimento. O custo de um item de ativo imobilizado deve ser reconhecido como ativo se, e apenas se: for provável que futuros benefícios econômicos associados ao item fluirão para a entidade; e. o custo do item puder ser mensurado confiavelmente.

Qual palavra substitui imobilizado?

1 estático, bloqueado.

Quais os tipos de imobilizado?

Contas do Ativo Imobilizado: Exemplos na Prática
  1. Imóveis. Os imóveis são utilizados para desenvolver as atividades necessárias da empresa. ...
  2. Máquinas e Equipamentos. ...
  3. Móveis e Utensílios. ...
  4. Veículos. ...
  5. Ferramentas. ...
  6. Equipamentos de Informática. ...
  7. Imobilizado em Andamento.

Como fazer o controle do Ativo Imobilizado?

Como é feito o Controle do Ativo Imobilizado

O Controle do Ativo Imobilizado deve seguir cinco etapas: inventário, avaliação dos ativos, revisão das vidas úteis dos imobilizados, determinação das novas taxas de depreciação e Teste de Impairment.

O que é controle do Ativo Imobilizado?

O controle do ativo imobilizado é uma maneira de mapear a infraestrutura de TI e suas condições atuais. Trata-se de um meio de evitar a ociosidade das máquinas, uma vez que o negócio terá à disposição dados detalhados sobre seu patrimônio.

Qual o CPC mais importante?

Quais CPCs São Considerados Mais Importantes Para Concursos? CPC 00 (R2) – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro: CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos. CPC 02 – Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio e conversão de demonstrações contábeis.

O que significa a sigla CPC na contabilidade?

Resposta: O Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC foi criado pela Resolução CFC nº 1.055/05 e tem como objetivo o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza.

Artigo anterior
Qual o frio absoluto?
Artigo seguinte
Qual o valor da periculosidade de eletricista?