Qual a função de cada parte da folha composta?

Perguntado por: Erica Monteiro de Cardoso  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (16 avaliações)

A folha é o órgão da planta responsável pela captação de luz e sua conversão em energia química para produção de matéria orgânica, processo conhecido pela fotossíntese.

Quais a função de cada parte que compõe a estrutura da folha?

Limbo – é a parte mais evidente da estrutura, o que denominamos folha propriamente falando; Pecíolo – parte estreita que fica localizada entre o limbo e o caule. Estípula – é uma pequena parte que protege o pecíolo. Bainha – é a parte inferior da folha sendo responsável por proteger a estípula.

Quais são as partes de uma folha?

As folhas possuem três estruturas diferentes: Bainha - estrutura que liga a folha ao caule; Pecíolo - estrutura, semelhante a um pedúnculo; e. Limbo - a parte laminar ou mais evidenciada da folha.

Qual é a função do caule?

O caule é o órgão da planta responsável pela sustentação das folhas e as estruturas de reprodução, além da condução de nutrientes, estabelecendo um contato entre as folhas e as raízes.

Qual a função do caule da árvore?

Ele é a parte que interliga a raiz com as folhas, o caule é responsável por sustentar a planta e por levar a água e os sais minerais das raízes até as folhas, por meio de vasos existentes dentro do caule, e também transportar os açúcares (produzidos na fotossíntese) das folhas até as raízes.

Morfologia da Folha (Organologia) - Aula 17: Botânica (Prof. Guilherme)

16 questões relacionadas encontradas

Qual a função do caule e da raiz na planta?

A função da raiz é retirar a água e os nutrientes que a planta precisa do solo. A água e os nutrientes formam a seiva bruta, que é levada até as folhas por meio de vasinhos que ficam dentro do caule chamados de xilemas. ... O caule é também o meio pelo qual a seiva bruta chega até as folhas.

Quais são as partes das plantas?

As partes da planta são as raízes, as folhas, o caule, as flores e frutos. E para as plantinhas viverem, cada parte tem que fazer o seu trabalho.

Quais são os órgãos de uma planta?

A organização básica de um vegetal se constitui de Órgãos Vegetativos (raiz, caule e folha) e Órgãos Reprodutivos (flor, fruto e semente).

Como são classificadas as folhas?

Simples: limbo não dividido; Composta: o limbo é dividido em folíolos.
...
Quanto à superfície:
  1. Glabra: não há a presença de tricomas (células epidérmicas especializadas);
  2. Pilosa: a superfície apresenta-se revestida de tricomas, semelhantes a pelos;
  3. Lisa: apresenta o limbo liso;
  4. Rugosa: o limbo apresenta-se enrugado.

Qual é a função do limbo?

Em botânica, chama-se limbo ou lâmina à parte principal da folha, que é normalmente laminar das folhas das plantas vasculares; caracteriza-se por ser uma superfície achatada e ampla, possibilitando maior área de captação de luz e CO2.

Qual é a função do fruto?

O fruto é uma estrutura presente apenas nas angiospermas, com a função principal de proteger as sementes. Surge, geralmente, após a fecundação, a partir do desenvolvimento do ovário vegetal.

Quais são as funções do parênquima?

O parênquima aqüífero tem a função de armazenar água para reserva. Ocorre principalmente em plantas que vivem em ambientes secos (Cactos). Parênquima aerífero ou aerênquima é tecido de reserva de ar. Ocorrendo principalmente em plantas aquáticas, auxiliando na flutuação e algumas vezes na respiração.

Como as folhas podem ser classificadas em relação à inserção?

Quanto à inserção do pecíolo

Peciolada: quando o pecíolo se insere na base da folha; Peltada: quando o pecíolo está inserido no meio do limbo; Séssil: folhas sem pecíolo.

Quais são as características das folhas?

Uma folha completa apresenta: limbo (lâmina), pecíolo ou bainha, e um par de apêndices foliares chamados estípulas na base do pecíolo. ... As estípulas são estruturas laminares, geralmente em número de dois, presentes na base das folhas, e variam muito em forma e tamanho, podendo ser livres ou não.

Como podemos classificar as folhas quanto a Nervação ou Venação?

Tradicionalmente as folhas são classificadas quanto o tipo de venação foliar. Peninérveas ou pinatinérveas - ocorrem quando as nervuras secundárias se originam ao longo da nervura primária central de forma regular e espaçada (semelhante a uma pena). ... Trinérveas - ocorrem quando o limbo apresenta três nervuras primárias.

O que são os órgãos?

Parte definida de um organismo formada por tecidos que se associam para realizar uma ou mais funções. São exemplos de órgãos animais o cérebro, a pele, as brânquias, o fígado, os pulmões, os rins e os ouvidos, e de órgãos vegetais as raízes, o caule e as flores.

Quais são os principais tipos de caules?

Tipos de caule
  • Tronco: caule robusto, rígido e lenhoso que apresenta ramificações concentradas, geralmente no ápice. ...
  • Haste: caule flexível, verde e fotossintetizante. ...
  • Colmo: caule que apresenta como característica marcante a presença de gomos. ...
  • Estipe: caule geralmente não ramificado, com folhas concentradas no ápice.

Que caule?

Chama-se de caule o órgão condutor de seivas (tanto seiva bruta como seiva elaborada) das plantas, por que e que sustenta a copa das árvores. Possui gemas (apical e auxilar) de onde brotam os nós, os ramos, as folhas e as flores. O meristema é o tecido responsável pelo crescimento do caule.

Quais são as partes das plantas e suas funções?

Cada parte desempenha uma função importante para o vegetal, assim como os órgãos do corpo humano. Em resumo, as folhas fazem a respiração e a fotossíntese; as raízes absorvem substâncias do solo; o caule sustenta o vegetal; e as flores e frutos estão relacionados com a reprodução.

Qual é a função da folha?

A folha é o órgão da planta responsável pela captação de luz e sua conversão em energia química para produção de matéria orgânica, processo conhecido pela fotossíntese.

Qual é a função da raiz?

A raiz é uma estrutura presente em vegetais do grupo das pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Está localizada na base do vegetal e tem como função principal promover a absorção de água e nutrientes presentes no meio externo, geralmente no solo.

Quais são as duas principais funções da raiz?

As raízes são as primeiras estruturas a emergirem da semente durante a germinação. Suas principais funções são fixação das plantas no substrato e absorção de água e sais minerais. Entretanto, outras funções como condução e armazenamento também podem estar associadas com as raízes.

Qual é a importância das raízes?

As raízes melhoram a estrutura do solo, a infiltração de água no seu perfil e também servem de alimento para organismos e microrganismos do solo, além de atuarem na descompactação do solo, entre outros benefícios.

Quais a importância das folhas para a classificação dos vegetais?

As folhas são estruturas muito importantes para os vegetais, pois são elas as responsáveis pela realização da fotossíntese, processo que garante a sobrevivência da planta. ... Há folhas, como as das pteridófitas, que se dividem em folíolos e abrigam os esporângios, responsáveis pela sua reprodução.

Qual o nome da estrutura que serve de inserção das folhas no caule?

Nó: local de inserção das folhas ao caule, onde também está presente a gema lateral.

Artigo anterior
O que é desenvolvimento floral?
Artigo seguinte
Como voltar à versão anterior de um arquivo?