Como identificar uma alusão?
Perguntado por: Cristiano Lucas de Pinto | Última atualização: 18. März 2025Pontuação: 4.3/5 (42 avaliações)
Alusão/referência: nessa relação estabelecida entre textos, é feita uma sugestão ou insinuação sobre um determinado lugar, personagem, acontecimento etc. sem haver, no entanto, aprofundamento nele.
O que é uma alusão no texto?
Alusão é quando um texto faz referência a uma determinada obra, personagem ou situação que já foram retratadas em outros textos. Exemplos: Este é um presente de grego.
Quais são os tipos de alusão?
- Tipos de alusão.
- Alusões literárias.
- Alusões culturais.
- Alusões históricas.
- Alusões bíblicas.
- Alusões mitológicas.
- Entrelaçando elementos literários.
Como fazer uma alusão?
Como construir a introdução por alusão histórica? Para começar a redação por alusão histórica, é preciso recordar-se de um momento da História em que algo relevante para o tema tenha acontecido e citá-lo, relacionando-o ao contexto atual ou à problematização temática.
Como citar uma alusão na redação?
Onde colocar as alusões históricas na redação do Enem? As alusões históricas costumam ser usadas especialmente na introdução e no desenvolvimento da redação. Na introdução, ela pode ser colocada logo no começo do texto, servindo de gancho para a linha de raciocínio que vai ser seguida ao longo da redação.
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL - Intertextualidade - Alusão ENEM
O que é alusão figura de linguagem?
A alusão é um recurso utilizado para fazer referência ou citação, relacionando uma ideia a outra — o que pode ocorrer de forma explícita ou não. Ao fazer referência a um acontecimento, pessoas, personagens ou outros trabalhos, a alusão ajuda no entendimento da ideia que se deseja passar.
Como usar alusão?
Uma alusão histórica nada mais é do que uma referência a determinado acontecimento. Dentro de uma redação, pode ser utilizada para enriquecer a argumentação. Sendo assim, você pode citar um período ou acontecimento histórico que se relacione com o tema em questão.
O que é intertextualidade por alusão?
Alusão – é o ato de indicar ou insinuar um texto anterior sem, no entanto, aprofundar-se nele. Esse método de intertextualidade apresenta de forma superficial e objetiva informações, ideias ou outros dados presentes em texto ou textos anteriores.
Qual é o sinônimo de alusão?
1 indireta, insinuação, comentário, citação, referência, menção, observação, referimento. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Avaliação de alguém pela referência de outra: 2 avaliação, comparação, crítica, julgamento.
Como dar início a uma redação?
- “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
- “Muito se discute a importância de …”
- “Pode-se afirmar que, em razão de …”
- “Observando o cenário…”
- “É de conhecimento geral que…”
- “Em face do cenário atual…”
- “Segundo a pesquisa…”
- “Tendo em vista que…”.
Qual a diferença de citação e paráfrase?
Tanto uma quanto a outra serve para ressaltar, para retomar, para incluir no discurso algo que outra pessoa disse em outro momento, porém a diferença crucial entre cada uma delas é que a citação repete com as mesmas palavras no texto, já a paráfrase não, ela repete com outras palavras o que foi dito.
Como fazer uma introdução com alusão?
Introduzir um texto por alusão histórica é recortar um fato, um período histórico, um hábito antigo a fim de comparar com o presente. Essa comparação evidenciará uma permanência, ou não, de determinada situação e isso será base para a problematização do que o tema apresentou para discussão.
O que é uma alusão histórica?
Uma das estratégias argumentativas muito usadas nas redações nota mil do Enem é a alusão histórica. A alusão histórica pode ser explicada como uma referência a fatos, figuras ou períodos históricos, com o objetivo de ilustrar, comparar e explicar um tema em questão.
Quais são os 7 tipos de intertextualidade?
A intertextualidade é a relação entre dois textos caracterizada pela referência de um pelo outro de maneira implícita ou explícita. Há oito tipos distintos de intertextualidade. São eles: alusão/referência, bricolagem, citação, epígrafe, paráfrase, paródia, pastiche e tradução.
O que é uma alusão histórica na redação?
Portanto, a alusão histórica nada mais é do que uma forma de contextualizar o problema da redação, reforçar a argumentação da tese e exemplificar aspectos da realidade.
Como fazer uma alusão literária?
Para cada alusão, crie uma cena que retrata o significado original da alusão, juntamente com a citação e algumas informações de fundo. Em seguida, criar uma cena que retrata o impacto dessa alusão sobre o significado mais profundo do trabalho, juntamente com uma breve análise.
O que é uma alusão cultural?
Esse método consiste em aludir a algum elemento da cultura – seja ele uma pintura, um livro, uma música, um monumento, um filme ou qualquer outra produção artística – que se relacione com a problemática do tema no início do texto.
Quais são as 7 figuras de linguagem?
- Metáfora. Provavelmente esta é uma das figuras de linguagem mais conhecidas e usadas em nosso dia a dia. ...
- Comparação. ...
- Metonímia. ...
- Catacrese. ...
- Sinestesia. ...
- Hipérbole. ...
- Eufemismo. ...
- Litote.
Quais são os 7 tipos de linguagem?
- Linguagem formal.
- Linguagem informal.
- Linguagem verbal.
- Linguagem não verbal.
- Linguagem híbrida ou mista.
- Linguagem visual.
- Linguagem corporal.
- Linguagem oral.
Como identificar as figuras de linguagem?
Figuras de linguagem são palavras ou expressões conotativas, portanto, apresentam um sentido que ultrapassa a linguagem comum, literal ou denotativa. Então, se, por exemplo, escrevemos que “Artur é um doce”, não queremos dizer que ele tem gosto de açúcar, mas que é uma pessoa delicada.
O que é o repertório?
Repertório é todo conhecimento que você acumulou por meio das suas experiências, ou seja, tudo aquilo que você viu, aprendeu e conhece dentro do seu meio e da sua cultura.
Pode usar a palavra vemos na redação?
As expressões a priori e a posteriori, por exemplo, passaram a ser muito utilizadas como conectivos de introdução/relevância. Contudo, como vimos no tópico anterior, essas expressões latinas não possuem função de conectivos e, por isso, você não deve utilizá-las na redação para essa finalidade.
Quais argumentos usar na redação?
- Exemplificação.
- Argumentação histórica.
- Constatação.
- Comparação.
- Testemunho e argumento de autoridade.
- Argumento de comprovação ou baseado em provas concretas.
- Argumento por raciocínio lógico.
- Argumento por consenso.
O que é candidíase recorrente?
É permitido usar creolina?