Onde lançar as receitas financeiras no SPED PIS-COFINS?

Perguntado por: Gaspar Gomes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (44 avaliações)

As receitas financeiras, de modo geral para empresas comerciais, são declaradas no registro F100 – REGISTRO F100: DEMAIS DOCUMENTOS E OPERAÇÕES GERADORAS DE CONTRIBUIÇÃO E CRÉDITOS, mas como receitas auferidas sujeitas a alíquota zero.

Como informar PIS e COFINS sobre receitas financeiras no SPED?

Mesmo a receita financeira sendo tributada à alíquota zero, esta deve ser escriturada em Blocos específicos no SPED, como o F100 ou Registro 1800 que trata da incorporação imobiliária. Para esses casos, deve-se ser utilizado o CST nº 06 “Operação Tributável a Alíquota Zero”.

Onde lançar outras receitas no SPED Contribuições?

Devem ser informadas no registro F100 as operações representativas das demais receitas auferidas, com incidência ou não das contribuições sociais, bem como das demais aquisições, despesas, custos e encargos com direito à apuração de créditos das contribuições sociais, que devam constar na escrituração do período.

Quais receitas financeiras incide PIS e COFINS?

RECEITAS FINANCEIRAS: TRIBUTAÇÃO DO PIS E DA COFINS
  • - Juros de mora.
  • - Juros diversos recebidos de terceiros.
  • - Juros recebidos sobre o valor de depósito judicial ou extrajudicial.
  • - Descontos recebidos de terceiros.
  • - Rendimentos de aplicações financeiras de renda fixa.

O que são receitas financeiras PIS e COFINS?

3º da Lei nº 9.718, de 1998. No regime de apuração cumulativa, a receita bruta sujeita à Cofins compreende as receitas oriundas do exercício de todas as atividades empresariais da pessoa jurídica, e não apenas aquelas decorrentes da venda de mercadorias e da prestação de serviços.

Pis e Cofins Receita Financeira

45 questões relacionadas encontradas

Quais são as receitas financeiras?

O que é Receita Financeira? Pode-se dizer que as receitas financeiras são consideradas todo rendimento obtido através de juros, descontos recebidos, atualizações monetárias, receitas sobre investimentos no mercado aberto, dentre outras.

O que é uma despesa financeira?

Despesas financeiras podem ser consideradas todas aquelas necessárias para captar recursos financeiros, sendo que as principais são os juros (sempre faço uma relação com o aluguel: Pagamos aluguel para utilizar um imóvel; pagamos juros para utilizar o dinheiro dos outros, é o quanto pagamos para utilizar um dinheiro ...

Onde incide o PIS e COFINS?

Enquanto o PIS é destinado a promover a integração social do empregado, o COFINS é uma contribuição para o financiamento da Seguridade Social – incluindo a Previdência Social, a Assistência Social e a Saúde Pública.

Quais receitas são tributadas no Lucro Presumido?

OUTRAS RECEITAS QUE DEVEM SER ADICIONADAS A BASE DE CÁLCULO DO LUCRO PRESUMIDO
  • GANHOS DE CAPITAL E OUTRAS RECEITAS. ...
  • PARCELA DE REAVALIAÇÃO DE BENS OU DIREITOS. ...
  • VALORES DIFERIDOS NO LALUR. ...
  • RESULTADO DOS PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA. ...
  • VARIAÇÕES CAMBIAIS.

Como tributar receita financeira no lucro real?

Para a apuração do IRPJ e da CSLL, as receitas financeiras serão tributadas de acordo com o regime tributário escolhido: Lucro Real: a tributação se dá mediante a apuração do resultado fiscal da empresa, pois as receitas financeiras fazem parte deste resultado.

Quais receitas devem ser informadas no Efd-contribuições?

Na elaboração do EFD Contribuições são informadas todas as receitas financeiras, receitas operacionais e não operacionais, custos, despesas, encargos incorridos, aquisições geradoras de créditos aquelas passíveis do regime não cumulativo e os ajustes se assim previstos, como: devoluções e estornos de vendas, entre ...

Como preencher Efd-contribuições?

Programa Validador e Assinador
  1. Importar o arquivo com o leiaute da EFD-Contribuições definido pela RFB;
  2. Criar uma nova escrituração, mediante digitação completa dos dados;
  3. Validar o conteúdo da escrituração e indicar dos erros e avisos;
  4. Editar via digitação os registros criados ou importados;

O que é registro 0110 SPED PIS-COFINS?

Este registro tem por objetivo definir o regime de incidência a que se submete a pessoa jurídica (não-cumulativo, cumulativo ou ambos os regimes) no período da escrituração.

Em qual bloco da EFD-Contribuições devem ser escrituradas receitas de aluguel ou de rendimentos financeiros para contribuinte no lucro real?

Registro F100 da EFD-Contribuições.

O que é registro 0900 SPED Contribuições?

Conforme consta no guia prático, o registro 0900 é de escrituração obrigatória sempre que o arquivo original da EFD-Contribuições for transmitido após o prazo regular de entrega (após o 10º dia útil do 2º mês subsequente ao período de apuração a que se refere a escrituração).

O que entra no Lucro Presumido?

Os requisitos para aderir ao Lucro Presumido são apenas que se fature abaixo de R$ 78 milhões anuais e que não se opere em ramos específicos, como bancos e empresas públicas. As empresas que utilizam esse regime têm alíquotas de imposto que podem variar de acordo com o tipo de atividade que exercem.

O que pode ser deduzido no Lucro Presumido?

a) às vendas canceladas; b) aos descontos incondicionais concedidos; c) ao IPI incidente sobre as vendas e o ICMS devido pelo contribuinte substituto, no regime de substituição tributária.

O que entra na base de cálculo do Lucro Presumido?

Alíquota nada mais é do que o valor do imposto. Para o IRPJ, a alíquota é de 15% para todo lucro até R$ 20.000,00 por mês e 10% para todo lucro que passar esse limite. E para a CSLL, a alíquota é sempre 9% sobre a base de cálculo.

Quem recolhe o PIS e COFINS?

Nessa sistemática, a incidência do PIS/COFINS é concentrada em apenas um elemento da cadeia econômica (por exemplo, produtor ou importador), enquanto os demais agentes deixam de recolher os tributos diretamente (como setor automotivo, de medicamentos, cosméticos etc.).

Qual é o fato gerador do PIS e da COFINS?

A base de cálculo das Contribuições ao PIS/PASEP e COFINS, com incidência não-cumulativa, tem como fato gerador o faturamento mensal, assim entendido o total das receitas auferidas pela pessoa jurídica, independentemente de sua denominação ou classificação contábil.

Como é cobrado o PIS e COFINS?

Alíquotas de PIS e Cofins cumulativos

Pelo regime cumulativo as empresas pagam as alíquotas de PIS/PASEP de 0,65% e COFINS de 3% de maneira integral sobre as saídas que devem ser tributadas. No caso de empresas financeiras, o COFINS tem alíquota de 4%.

O que é despesas financeiras na DRE?

As Despesas Financeiras são as despesas que não são vinculadas à operação da firma. Vale destacar que as despesas financeiras, diferentes de outras despesas, ficam isoladas no DRE (demonstrativo de resultado).

São classificadas como despesas financeiras?

Despesas financeiras

Como o próprio nome diz, são aquelas que envolvem o setor financeiro e todas as suas especificidades, como tarifas de bancos, juros e IOF, entre outros.

O que são receitas e despesas financeiras?

O principal conceito de receitas são os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços. As despesas, por sua vez, são todos os gastos que uma empresa precisa ter para obter uma receita. Alguns exemplos de despesas são os salários, a conta de água, luz, telefone, os impostos e etc.

Artigo anterior
Como calcular perda de cerâmica?
Artigo seguinte
Quantas peças de roupas da 8 kilos?