Quais as principais atuações da Educação Especial nas escolas?

Perguntado por: Beatriz Rita Sousa de Santos  |  Última atualização: 13. März 2022
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Por esse motivo, uma das principais vantagens da Educação Especial é o seu alto índice de empregabilidade: escolas públicas, privadas, especiais, ONGs, hospitais, centros de reabilitação etc.

Quais são os objetivos da educação especial?

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...

Quais são as áreas da educação especial?

Dê uma olhada em algumas disciplinas da licenciatura em Educação Especial:
  • Alfabetização e Letramento;
  • Movimento e Psicomotricidade;
  • Educação Infantil;
  • Linguagem e Desenvolvimento Humano;
  • Diversidade Étnico-cultural;
  • Educação na Diversidade;
  • Língua Portuguesa;
  • Estatuto da Criança e do Adolescente;

Quais os principais da educação inclusiva?

Os cinco princípios da educação inclusiva são:
  • Toda pessoa tem o direito de acesso à educação.
  • Toda pessoa aprende.
  • O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular.
  • O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos.
  • A educação inclusiva diz respeito a todos.

Qual é o papel da escola na educação inclusiva?

A inclusão escolar, além de assegurar esse direito, também tem o importante papel de auxiliar no desenvolvimento socioemocional das crianças com necessidades especiais. É papel do corpo docente idealizar atividades que atendam e incluam esse estudante considerando as suas habilidades e limitações.

A EDUCAÇÃO ESPECIAL na Perspectiva da INCLUSÃO ESCOLAR: A Escola Comum INCLUSIVA - Edilene Ropoli

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Como a escola pode ser um lugar de inclusão?

A escola tem que oferecer um trabalho pedagógico para elas. A educação inclusiva necessita de um suporte especial para que o processo de aprendizagem ocorra de fato. A escola será tanto mais democrática à medida que acolher, educar e ensinar a todos, ao mesmo tempo que respeita as diferenças individuais.

Quais são os principais desafios da educação inclusiva?

Conheça-os a seguir:
  1. Comunidade escolar despreparada para lidar com a inclusão. ...
  2. Infraestrutura escolar que não atende às especificidades da educação inclusiva. ...
  3. Preconceito. ...
  4. Déficit de profissionais especializados.

Qual é o principal fundamento da educação especial?

De acordo com BRASIL/SEESP-MEC (1994), além de seguir os princípios democráticos de igualdade, liberdade e respeito à dignidade, a educação especial é regida por princípios norteadores, dentre eles os mais citados são: princípios da normalização, integração e individualização.

Qual a modalidade da educação especial?

A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.

Quais profissionais atuam na educação especial?

Os profissionais que atuam na Educação Especial, dentro da escola regular são: o professor de AEE, o professor regente, o professor auxiliar, o mediador escolar e o profissional de apoio.

Qual é o público da educação especial?

A partir da nova política, os alunos considerados público-alvo da educação especial são aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.

Quais são as três categorias da Educação Especial?

Existem três categorias de necessidades especiais, dependentes, treináveis e educáveis.

Qual é o conceito de Educação Especial?

Professora 01 A Educação Especial é a oferta da modalidade de ensino destinada a pessoas com deficiência ou com altas habilidades. É ofertado tanto nas escolas públicas como fora da escola por meio do Atendimento Educacional Especializado – AEE. Esse atendimento é feito por profissionais com formação na área.

Quais as características da Educação Especial?

Ela se desenvolve em torno da igualdade de oportunidades, atendendo às diferenças individuais de cada criança através de uma adaptação do sistema educativo. Dessa forma, todos os educandos podem ter acesso a uma educação capaz de responder às suas necessidades.

O que é educação especial de acordo com a LDB?

Art. 58 . Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.

Quais são as modalidades de atendimento educacional especializado para os estudantes surdos?

pessoas com surdez centram-se ora na inserção desses alunos na escola comum e/ou em suas classes especiais, ora na escola especial de surdos. Existem três tendências educacionais: a oralista, a comunicação total e a abordagem por meio do bilingüismo.

Quais são as modalidades de ensino?

Etapas e Modalidades de Ensino
  • Atendimento Escolar Hospitalar - AEH. A Secretaria de Estado da Educação oferta o Atendimento Escolar Hospitalar/AEH, às crianças e…
  • Educação de Jovens e Adultos. ...
  • Educação Especial. ...
  • Educação Infantil. ...
  • Educação Profissional. ...
  • Educação Superior. ...
  • Ensino Fundamental. ...
  • Ensino Médio -

Quais os fundamentos e princípios da educação inclusiva?

Os grupos acolhidos pela educação inclusiva devem recebê-la de forma pautada nos seguintes princípios e fundamentos: Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. Toda pessoa aprende. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular.

Quais são os fundamentos legais da educação?

Fundamentos legais da educação: Princípios e fins da educação brasileira. Os atuais princípios e fins da educação brasileira estão definidos no título II - Dos Princípios e Fins da Educação Nacional, nos artigos 2º e 3º, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei nº. 9.394/96.

O que são os fundamentos da educação?

Voltada para os cursos de Licenciatura, a disciplina Fundamentos da Educação busca promover uma introdução à análise e discussão do fenômeno educativo, considerando as relações entre educação e sociedade a partir de uma reflexão teórica, instrumentando o aluno para a compreensão de sua formação prática como educador e ...

Quais são os limites da educação inclusiva?

Diante das discussões apresentadas fica evidente que a educação inclusiva tem obtido conquistas, mas ainda enfrenta diferentes desafios, tais como a necessidade de melhor formação dos professores, acessibilidade física, arquitetônica e atitudinal, dentre outros.

Quais são os desafios de sua escola na questão da inclusão escolar?

Então, os maiores desafios que encontramos em uma instituição como a escola ou em uma sociedade que não avançou no sentido da inclusão, é o de repensar as suas próprias regras, o próprio modo de atuar, suas práticas naturalmente excludentes, que consideram que as diferenças existem em alguns e não em todos.

Quais os maiores desafios enfrentados pelo professor na construção de uma proposta inclusiva de educação?

O estudo aponta como dificuldade, a falta de formação, o despreparo, à falta de recursos, deslocando o problema para o aluno. Contata-se que a educação inclusiva tem trazido inquietações, insegurança e um desafio para os professores que se percebem despreparados para atuar com alunos incluídos.

Como a escola pode contribuir para inclusão social?

Uma escola diversa e inclusiva permite que os alunos conheçam e acompanhem de perto o desenvolvimento de outros jovens com habilidades e necessidades diferentes das suas e que, a partir dessa convivência, desenvolvam melhor competências socioemocionais como empatia, paciência e colaboração — tão urgentes em uma ...

Como a educação pode contribuir para a inclusão social?

Inclusão social na educação

A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

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