Qual a função da creatinina no sangue?

Perguntado por: Vitória Sousa de Garcia  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (57 avaliações)

A dosagem dos níveis de creatinina no sangue é um dos métodos mais usados para avaliação da função renal, ou seja, o exame de creatinina é importante para avaliar se os seus rins estão funcionando adequadamente.

O que acontece quando a creatinina está elevada?

Quanto mais alta estiver a creatinina sanguínea, mais grave estará a insuficiência renal. Nossos músculos precisam de energia para exercer suas funções. O combustível que gera essa energia é uma proteína chamada creatina fosfato, sintetizada a partir das proteínas da nossa alimentação.

O que pode aumentar a creatinina no sangue?

Outros fatores podem aumentar o nível de creatinina, entre eles o uso de alguns medicamentos, a ingestão de muita proteína, doenças musculares e a desidratação. Além disso, pessoas que possuem mais massa muscular e atletas têm naturalmente uma quantidade maior de creatinina no organismo.

Qual o nível de creatinina considerado alto?

Dá para dizer que homens com creatinina acima de 1,6 mg/dl e mulheres com valores acima de 1,3 mg/dl geralmente têm função renal reduzida, independentemente da idade — logo, são níveis que indicam a presença da doença.

Qual a função da creatinina no corpo humano?

A creatinina é uma substância muscular presente na corrente sanguínea, responsável pela quebra da proteína fosfocreatina e produção da energia necessária para a contração muscular. A creatinina é normalmente excretada pela urina.

Creatinina, Saúde Renal, sobrecarga de Proteína e Hipertensão Arterial - Exames

21 questões relacionadas encontradas

O que o exame de creatinina detecta?

O exame de creatinina é um exame que serve para avaliar a saúde dos rins e descobrir se existe alguma doença renal no organismo. Quando os níveis estão altos, isso significa que os rins não estão conseguindo eliminar a creatinina, o que acaba causando um acúmulo no sangue.

Qual o valor de creatinina normal?

O valor normal de creatinina deve estar entre 0,7 e 1,3mg/dl (homens) e entre 0,6 e 1,2mg/dl (mulheres). E quando o exame revela que o paciente apresenta alto nível desta substância, a sua função renal pode já estar comprometida.

Quais são os primeiros sintomas de problema nos rins?

11 sintomas de problemas nos rins
  • Vontade frequente para urinar. ...
  • Urinar em pouca quantidade de cada vez. ...
  • Dor constante no fundo das costas ou flancos. ...
  • Inchaço das pernas, pés, braços ou rosto. ...
  • Coceira em todo o corpo. ...
  • Cansaço excessivo sem razão aparente. ...
  • Alterações da cor e cheiro da urina.

O que acontece quando a creatinina está baixa?

Creatinina baixa

Valores baixos de creatinina podem indicar quadros de desnutrição ou perda de massa muscular causada pelo avançado da idade ou por doenças como distrofia muscular e miastenia gravis.

O que produz creatinina?

A creatinina é um resíduo produzido nos músculos de uma substancia chamada creatina, que faz parte das reações que produzem a energia necessária para a contração muscular. É um metabólito nitrogenado não proteico depurado do corpo através do rim após a filtração glomerular.

Qual valor da creatinina para fazer hemodiálise?

Só se aconselha o início da diálise quando a clearance da creatinina se encontra entre os 10% e os 15%. Cada um tem as suas características particulares e será o seu médico (nefrologista) a avaliar o melhor momento para iniciar uma técnica dialítica.

Quais os alimentos que ajudam a baixar a creatinina?

Uma dieta hipoproteica, com restrição sobretudo de carne vermelha de origem animal é recomendada. Pacientes com problemas renais devem também restringir sal, alimentos muito ricos em potássio ( como água de coco, banana ) e obrigatoriamente evitar carambola.

Qual o sintoma do rim inflamado?

Os sintomas de nefrite podem ser: diminuição da quantidade de urina; urina avermelhada; excesso de suor, especialmente no rosto, mãos e pés; inchaço dos olhos ou das pernas; aumento da pressão arterial e presença de sangue na urina.

Como saber se o rim está inflamado?

Os sintomas de infecção nos rins são dor forte no fundo das costas, dor e ardor ao urinar, vontade frequente de urinar e urina com cheiro forte. Em alguns casos também pode ocorrer febre, calafrios, náuseas e vômitos.

Onde dói o rim?

A dor no rim costuma surgir na região acima da púbis ou no flanco (próximo da cintura). Cólicas que irradiam do flanco para a bexiga podem sugerir obstrução da uretra e, consequentemente, a presença de cálculo renal.1 2.

Qual é a porcentagem normal de um rim?

Como, em média, os rins filtram algo em torno de 100 ml/min de sangue, muitas vezes os médicos usam o valor em percentual para facilitar a compreensão. Deste modo, uma taxa de filtração de 50 ml/min pode ser considerada como rins que funcionam 50%.

Qual o valor normal da creatinina e ureia?

Os valores de referência empregados para ureia e creatinina foram 10 mg/dL a 45 mg/dL e 0,50 mg/dL a 1,20 mg/dL, respectivamente.

O que é bom para inflamação no rim?

Os anti-inflamatórios como ibuprofeno, naproxeno ou diclofenaco, por exemplo, ajudam a aliviar a dor nos rins de leve a moderada pois reduzem a produção de prostaglandinas e citocinas, que são substâncias produzidas pelo corpo quando existe alguma inflamação, como pedra nos rins ou pielonefrite, por exemplo.

Qual exame detecta inflamação nos rins?

Exames que identificam a doença renal. A maneira mais eficaz para identificar precocemente as doenças renais é por meio de exames de sangue e urina. A dosagem da creatinina sanguínea permite calcular a taxa de filtração sanguínea dos rins.

O quê infecção no rim pode causar?

A infecção renal ou pielonefrite corresponde à uma infecção no trato urinário em que o agente causador consegue chegar aos rins e provocar sua inflamação, levando ao surgimento de sintomas como cólica renal, urina com mau cheiro, febre e dor ao urinar, por exemplo.

O que fazer para baixar a creatinina?

Para controlar o aumento da creatinina na insuficiência renal crônica é necessário: Mudanças na dieta: é importante reduzir o consumo de alimentos que aumentam o potássio como abacate, banana-nanica, banana-prata, figo, laranja, maracujá, melão, tangerina, uva, mamão, goiaba, kiwi, feijão, chocolate.

Como diminuir o nível de creatinina no corpo?

Ainda não existem medicamentos que diminuem o nível da creatinina. Nos casos em que há indícios de insuficiência renal aguda, pode haver uma recuperação dos rins nos casos em que a agressão ao órgão for pontual. Nessas situações, o tratamento deve ser direcionado para a doença que está provocando os problemas nos rins.

O que não se deve comer quando está com a creatinina alta?

Muitas pessoas com doença renal necessitam de limitar o seu consumo, devendo evitar:
  • Pão integral.
  • Farelo de cereais e aveia.
  • Oleaginosas (nozes, sementes de girassol, amêndoas, avelãs e amendoins)
  • Refrigerantes (principalmente de cor escura)
  • Leite e derivados.
  • Chocolate e cacau.

Quando é indicada hemodiálise?

A hemodiálise está indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves. A indicação de iniciar esse tratamento é feita pelo médico especialista em doenças dos rins (nefrologista).

Quando que é preciso fazer hemodiálise?

Quando eu tenho que começar a diálise? Se a sua função renal cair para 15% ou menos, é recomendável começar a fazer diálise. Se você sentir algum sintoma grave causado pela doença renal, como falta de ar, fadiga, cãibras musculares, náuseas ou vômitos, também se recomenda iniciar a diálise.

Artigo anterior
Para que serve o remédio adiponectina?
Artigo seguinte
O que é erro 5?