Qual a formação do Acrossomo?

Perguntado por: Filipe Esteves de Baptista  |  Última atualização: 17. September 2024
Pontuação: 4.6/5 (67 avaliações)

Formação do Acrossomo O acrossomo é uma estrutura presente na cabeça dos espermatozóides. É composta por uma bolsa que contém enzimas digestivas. O acrossomo possui função de auxiliar na penetração do espermatozóide no óvulo, através da ação dessas enzimas.

Como o acrossomo é formado?

Acrossoma. O acrossoma é uma vesícula exocítica, constituída por uma dupla membrana, que provém do complexo de Golgi. Esta vesícula localiza-se na parte anterior da cabeça do espermatozoide, o que favorece a sua função: a exocitose de enzimas hidrolíticas para a zona pelúcida do oócito.

Quem dá origem ao acrossomo?

( ) Dá origem ao acrossomo nos espermatozoides.

Qual a organela responsável pela produção do acrossomo?

O complexo golgiense é responsável por originar o acrossoma, uma vesícula encontrada na cabeça dos espermatozoides que contém enzimas necessárias para a penetração desse gameta no ovócito secundário. O acrossoma é essencial para a realização da fecundação.

O que tem no acrossoma?

O acrossoma é formado por três partes: a membrana acrossômica externa, a membrana acrossômica interna e as enzimas hidrolíticas, principalmente a hialuronidase e a acrosina. O segmento equatorial é a porção delgada do acrossoma que se estende em direção à cauda.

Complexo de Golgi

34 questões relacionadas encontradas

Quais as funções do flagelo e do acrossomo?

No início do flagelo dos espermatozoides podemos encontrar mitocôndrias que têm a função de fornecer energia, sendo que na cabeça do espermatozoide podemos encontrar o acrossoma, originário do complexo de Golgi, que contém enzimas com a função de facilitar a penetração do gameta no óvulo.

Qual é a função da acrosina?

Acrosina é uma enzima que actua como uma protease. Em seres humanos, a acrosina é codificada pelo gene ACR. A acrosina é libertada pelo acrossoma dos espermatozoides como consequência da reacção acrossómica. Auxilia na penetração da zona pelúcida.

Como o complexo de Golgi forma o acrossomo?

O complexo de Golgi também possui um papel importante na formação do acrossomo, que é a estrutura localizada na cabeça do espermatozoide a partir da união de diversos lisossomos que formam uma vesícula composta de enzimas digestivas. Estas são responsáveis pela perfuração da membrana do óvulo.

Quem produz a zona pelúcida?

O ovócito, então, com as células granulosas, começa a secretar uma camada de glicoproteínas, formando a denominada zona pelúcida.

Que problema é gerado na falta de acrossomo?

Conclui-se que o defeito de acrossomo, neste caso, podem ser atribuídas à espermiogênese imperfeita. Tal anormalidade afeta significativamente a fertilidade do garanhão.

Qual a importância do acrossomo?

Além do núcleo, a cabeça também abriga outra estrutura importante, o acrossomo. Localizado na parte anterior, contém enzimas necessárias para que o espermatozoide seja capaz de penetrar as camadas que envolvem o óvulo e fertilizá-lo.

Quais são os 4 tipos de fecundação?

O que é fecundação?
  • Fecundação externa: A fecundação externa ocorre fora do corpo, no ambiente. ...
  • Fecundação cruzada: Na fecundação cruzada, os gametas fecundados são originados de indivíduos diferentes. ...
  • Autofecundação: Na autofecundação, os gametas que se fundem são produzidos pelo mesmo indivíduo.

Qual é a origem do complexo de Golgi?

O complexo de Golgi, também conhecido como aparelho de Golgi, se trata de uma organela membranosa que surgiu, muito provavelmente e em última instância, à partir de invaginações da membrana plasmática.

O que é acrossomo e qual a sua função?

O acrossomo é um grande grânulo secretório que rodeia e recobre a borda anterior da cabeça dos espermatozoides, possui enzimas necessárias para fazer com que o espermatozoide penetre ou se fusione com a membrana plasmática do óvulo para realizar a fecundação, a denominada reação acrossômica.

O que é o acrossoma?

O acrossomo (derivado dos LISOSSOMOS) é uma organela ligada à membrana e contém enzimas (hidrolíticas e proteolíticas) necessárias à penetração do espermatozoide no ovo durante a FERTILIZAÇÃO. Estrutura em forma de capuz, que recobre a parte anterior da CABEÇA DO ESPERMATOZOIDE.

Qual a estrutura do Endossomo?

Endossomos: - Os Endossomos forma um compartimento que recebe as moléculas introduzidas no citoplasma das células pelas vesículas de pinocitose na membrana plasmática. - Formado por um número variado de vesículas circulares e acatadas. Posicionado quase sempre ao lado do núcleo.

Quais enzimas do acrossomo?

Em mamíferos placentários a acrossoma contém enzimas digestivas(incluindo a hialuronidase e a acrosina). Estas enzimas decompõem a membrana externa do ovócito, a chamada zona pelúcida, permitindo que o núcleo haplóide da célula do espermatozóide se junte ao núcleo haplóide do ovócito.

Quem produz a acrosina?

A acrosina é liberada pela membrana acrossômica interna e facilita a penetração da cabeça do espermatozóide na zona pelúcida.

Quais são as 4 fases do desenvolvimento embrionário?

Os principais "momentos" pelos quais passam os embriões de diferentes grupos são:
  • segmentação;
  • mórula;
  • blástula;
  • gástrula;
  • nêurula.

Onde fica o sêmen do homem?

Os espermatozoides são produzidos continuamente nos testículos. Após a produção, os espermatozoides são estocados em um conjunto de canais tortuosos e muito finos, localizados atrás dos testículos, chamado “epidídimo”.

Quanto tempo o sêmen fica dentro do corpo?

Os espermatozoides podem sobreviver até cinco dias dentro do corpo da mulher. Por isso, mesmo que a relação sexual aconteça cinco dias antes da ovulação, a mulher terá chances de engravidar, uma vez que os espermatozoides poderão permanecer vivos durante todo esse período e fertilizar o óvulo.

Quais as 4 fases da espermiogénese?

A espermatogênese é um processo complexo que dura entre 60 a 80 dias e que pode ser dividido em 4 etapas:
  1. Fase germinativa. ...
  2. Fase de crescimento. ...
  3. Fase de maturação. ...
  4. Fase de diferenciação.

Onde ocorre a reação acrossómica?

A reação acrossómica é um dos passos preponderantes para que ocorra a fertilização. Esta reação consiste na libertação/exocitose de enzimas hidrolíticas presentes numa vesícula do espermatozoide (denominada acrossoma) que degradam a zona pelúcida do oócito e permite a fusão das membranas do espermatozoide e oócito.

Quais são as 3 fases da fecundação?

Esses eventos são denominados embriogênese, ou desenvolvimento embrionário, e suas etapas são: segmentação, gastrulação e organogênese.

Artigo anterior
O que é violência institucional infantil?
Artigo seguinte
Como apagar mensagem enviada no facebook?