Qual a finalidade de uma análise ergonômica?

Perguntado por: Victória Verónica Valente Freitas Tavares  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (8 avaliações)

Segundo a Norma Regulamentadora NR 17, a Análise Ergonômica do Trabalho (AET), tem como objetivo, rastrear, observar e avaliar as relações existentes entre demandas de doenças, acidentes e produtividade com as condições de trabalho, com as interfaces, com os sistemas e a organização do trabalho (BRASIL, ABNT, 1990).

Qual a finalidade da análise ergonômica do trabalho?

A Análise Ergonômica do Trabalho - AET, analisa a adequação dos ambientes de trabalho às características psicofisiológicos dos trabalhadores prevenindo riscos à sua saúde, cumprindo os requisitos da NR 17. É realizada por equipe multidisciplinar capacitada, treinada e supervisionada.

Qual a importância da análise ergonômica do trabalho para as empresas?

A análise ergonômica do trabalho é fundamental para as empresas cujos funcionários realizem levantamento de pesos, transporte/movimentação de materiais, movimentos repetitivos e/ou trabalhos com sobrecarga muscular estática ou dinâmica de membros superiores e inferiores.

Qual a importância da análise ergonômica em higiene do trabalho?

Análise Ergonômica do Trabalho – AET

A AET visa garantir ao profissional a melhor condição de trabalho possível, minimizando estresses psicológicos e físicos que possam ocorrer no desempenho das atividades.

Qual o objeto principal do estudo ergonômico e qual é a finalidade deste estudo?

O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de o desempenhar visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade.

#Vd. 27 - Como realizar uma análise ergonômica

15 questões relacionadas encontradas

São objetivos da ergonomia exceto?

Sobre ergonomia todas as afirmações abaixo estão corretas, EXCETO. O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de desempenhá-lo visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade.

Quais são os princípios da ergonomia?

Um dos princípios ergonômicos mais relevantes para a atividade das empresas é disponibilizar ferramentas e equipamentos que ofereçam segurança aos trabalhadores. A ideia é que todos sejam adequados às características psicofisiológicas dos colaboradores e à natureza das funções realizadas por esses profissionais.

Quem deve fazer análise ergonômica do trabalho?

No item 17.1.2 da NR, consta que “cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho […]”.

Quais são os benefícios da ergonomia para as empresas?

Os cuidados com a ergonomia reduzem, de forma considerável, o índice de absenteísmo nas empresas. Isso porque, além de favorecer o conforto e a segurança do funcionário, que pode exercer suas funções com tranquilidade, a medida diminui o risco de doenças e acidentes de trabalho.

Qual a importância de analisar a carga de trabalho?

A possibilidade de mensurar e avaliar a carga de trabalho por meio de medidas subjetivas permite aferir constrangimentos físicos e psicológicos que podem estar associados ao processo de adoecimento do trabalhador, servindo, ao mesmo tempo, como diagnóstico e prognóstico da atividade de trabalho.

Quais as 5 etapas da AET?

O método AET desdobra-se em cinco etapas: análise da demanda; análise da tarefa; análise da atividade; diagnóstico; e recomendações.

Para que serve a análise ergonômica do trabalho de quem é a responsabilidade é qual profissional está apto a realizar?

De maneira bem simples, podemos dizer que a AET serve para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabendo ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo ela abordar no mínimo as condições de trabalho conforme estabelecida na Norma ...

São benefícios da ergonomia?

Entre outros ganhos, estudo da ergonomia contribui para melhoria da produtividade, economia de recursos e redução do número de acidentes. Ao pensar na organização e nos layouts dos ambientes de trabalho, o principal ponto a se levar em consideração é o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores.

Quais são os objetivos e os benefícios da ergonomia?

Qual é o principal objetivo da ergonomia? Com a intenção de prevenir acidentes, corrigir erros e diminuir riscos, seu principal objetivo é aumentar o conforto, a saúde e a segurança do trabalhador.

Quais são os benefícios da ergonomia para a vida pessoal profissional e social?

Redução das faltas e afastamentos

A ergonomia no trabalho, em longo prazo, tende a evitar problemas que podem ocorrer nessa rotina, como complicações musculares, dores nas costas, LERs, acidentes e outras situações. Prevenir e prezar pela saúde dos colaboradores reduz os momentos de ausência deles nas empresas.

Quem é o profissional que elabora a AET?

O laudo ergonômico/AET é um documento obrigatório para as empresas cujos funcionários estejam expostos a riscos decorrentes de esforços físicos.
...
Qual seria o profissional mais habilitado para elaboração?
  • Engenheiros de Segurança;
  • Médicos do Trabalho;
  • Educadores Físicos;
  • E Fisioterapeutas.

Qual profissional e legalmente habilitado para elaboração da AET?

Médicos (com habilitação em ergonomia); Fisioterapeutas (com habilitação em ergonomia); Educadores físicos (com habilitação em ergonomia); Engenheiros de segurança do trabalho (com habilitação em ergonomia).

Quem pode emitir laudo de segurança do trabalho?

Os laudos tipo LTCAT de Insalubridade, Ergonômico e outros são liberados apenas por Engenheiro de Segurança do Trabalho ou Médico do Trabalho (embasamento Lei 8213/91 Art. 58 Inciso 1). Às vezes não basta ter conhecimento é preciso ter formação!

Quais são os princípios mais importante da biomecânica para a ergonomia?

Princípio 1.

A postura neutra é quando o corpo está alinhado e balanceado seja na postura sentado ou em pé. Com as articulações alinhadas, a sobrecarga é reduzida nos músculos, tendões, nervos, ossos, facilitando a biomecânica do movimento com o máximo controle e produção de força, sendo menor o risco de lesões.

Quais são os tipos de ergonomia?

Veja quais são elas a seguir.
  • Ergonomia de correção. Atua de maneira parcial e restrita, modificando pontualmente elementos como a iluminação, os ruídos, a temperatura, as dimensões e posicionamento do mobiliário etc.
  • Ergonomia de concepção. ...
  • Ergonomia de conscientização. ...
  • Ergonomia participativa.

Qual é a tríade básica da ergonomia?

Conforto, segurança e eficiência: a tríade básica da ergonomia.

O que é ergonomia e exemplos?

Ergonomia é a ciência que estuda as adaptações do trabalho para que os funcionários possam desenvolver as atividades de maneira segura e eficiente. Para isso, são considerados fatores como características físicas, fisiológicas e psicossociais dos trabalhadores e do ambiente de trabalho.

Quais são os objetivos da ergonomia na odontologia?

O objetivo da Ergonomia no Consultório Odontológico é aumentar, de forma significativa, a produtividade do profissional, sempre focando na manutenção da saúde postural e, também, da qualidade de vida do Dentista. O local de trabalho pode ser, além de produtivo e saudável, também agradável e prazeroso para trabalhar.

O que é risco ergonômico Cite exemplos?

Qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde. São exemplos de risco ergonômico: o levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho, etc.

Quem pode fazer ergonomia?

Existem diversas graduações de nível superior que podem levar à ergonomia, algumas têm mais afinidade, como profissional de educação física, médico, engenheiro, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional, tecnólogo em segurança, fonoaudiólogo, enfermeiro, entre outros.

Artigo anterior
Como limpar semijoias com zircônia?
Artigo seguinte
O que é conjunto solução de uma inequação?