Qual a distribuição eletrônica do Bromo?

Perguntado por: Afonso Igor de Fernandes  |  Última atualização: 21. April 2024
Pontuação: 4.4/5 (2 avaliações)

Sua configuração eletrônica é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4s2 4p5, com 7 elétrons na última camada e ao formar ligações químicas necessita apenas de 1 elétron para atingir a estabilidade.

Como fazer a distribuição eletrônica do bromo?

Quando o átomo de bromo (35Br) ganha um elétron, se transforma no íon Br-. A configuração eletrônica dos dois é a seguinte: Br: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d104p.

Qual a distribuição eletrônica do elemento bromo Z 35?

A distribuição eletrônica do Bromo se dá por 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4s2 4p5, com 7 elétrons em sua última camada.

Qual e a camada de valência do bromo?

Bromo: é um ametal, por isso, tem a tendência de ganhar elétron; da família VIIA, pois possui sete elétrons na camada de valência, logo, sua carga é -1; O número 3, referente à carga do alumínio, será o índice do bromo, e o número 1, referente à carga do bromo, será o índice do alumínio.

Qual e O número de elétrons do bromo?

Bromo: é um elemento volátil, instável e muito reativo. O número atônico é 35, ele possui 35 prótons e 35 elétrons, e a massa atômica é de aproximadamente 80u. Na água o bromo é um oxidante forte.

Distribuição eletrônica do bromo

15 questões relacionadas encontradas

Quantos elétrons na camada de valência tem o boro?

C) Correta – O boro é uma exceção à regra do octeto, ele possui hibridização sp2, ficando estável, portanto, com seis elétrons na camada de valência.

Para que o bromo e usado?

O bromo é usado para a produção de retardantes de chama, substâncias que inibem ou retardam o crescimento de um incêndio. O bromo é muito eficiente como um elemento constituinte para retardantes de chama, o que significa que é necessária uma pequena quantidade para obter resistência ao fogo.

Qual e a distribuição eletrônica?

A distribuição eletrônica é a organização dos elétrons ao redor do núcleo do átomo, ocupando os níveis e subníveis energéticos da eletrosfera. Estrutura atômica segundo o modelo atômico de Rutherford-Bohr, com a eletrosfera organizada em níveis ou camadas.

Qual e a camada de valência na distribuição eletrônica?

A camada de valência é a camada mais externa do átomo e é o nível de maior energia. É o último nível eletrônico preenchido por elétrons. Os elétrons que a preenchem são chamados elétrons de valência. São os elétrons de valência que estabelecem as ligações químicas e participam da formação de íons.

Como descobrir a camada de valência na distribuição eletrônica?

Podemos localizar a camada de valência a partir da posição de dado elemento na tabela. Essa informação corresponde aos períodos, que são as linhas horizontais do quadro. São sete no total, e correspondem às sete camadas que podem estar presentes em um elétron, representadas pelas letras do alfabeto entre K e Q.

Como se faz a distribuição eletrônica?

Para fazermos a distribuição eletrônica de um átomo devemos distribuir a sua quantidade total de elétrons em seus subníveis de energia, respeitando o diagrama de Linus Pauling, preenchendo os subníveis de menor energia primeiro e conforme os for completando em suas quantidades máximas seguir para os subníveis seguintes ...

Como saber a distribuição eletrônica de um elemento?

Para realizar a distribuição eletrônica de um elemento, através do Diagrama de Linus Pauling, o primeiro passo é identificar o número atômico na tabela periódica. Em seguida, percorrer as diagonais de acordo o modelo acima. Por fim, preencher os subníveis com a quantidade máxima de elétrons por camadas e subníveis.

O que e a camada K?

A camada de valência é a camada ou nível eletrônico mais externo do átomo. Cada camada eletrônica apresenta um número máximo de elétrons que consegue comportar. Veja: Camada K: 2 elétrons.

Quais são as 7 camadas eletrônicas?

Admite-se a existência de 7 camadas eletrônicas, designados pelas letras maiúsculas: K,L,M,N,O,P e Q. À medida que as camadas se afastam do núcleo, aumenta a energia dos elétrons nelas localizados. As camadas da eletrosfera representam os níveis de energia da eletrosfera.

Como calcular a valência?

Caso você queira descobrir o número de elétrons de valência, basta observar o número de elétrons que tem na camada mais externa, no nível de energia mais externo. Para o sódio, por exemplo, ele tem o primeiro e o segundo nível de energia completo, e o terceiro nível seria o mais externo.

Qual elemento representa a configuração 2s2 2p3 na camada de valência?

Portanto o elemento será o nitrogênio (N).

Como se calcula o número de elétrons?

Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.

Como saber o número atômico de uma distribuição eletrônica?

O número atômico (Z) do elemento, no estado neutro, indica a quantidade de elétrons a ser distribuída. Esse número é representado na parte inferior esquerda, do símbolo do elemento.

O que e distribuição eletrônica em camadas?

A distribuição eletrônica refere-se ao modo em que os elétrons estão distribuídos nas camadas ou níveis de energia que ficam ao redor do núcleo do átomo. Por exemplo, abaixo temos os elétrons do berílio. Ele possui 4 elétrons no total, distribuídos em duas camadas eletrônicas.

O que contém bromo?

O bromo não se encontra na Natureza em estado livre, mas apenas integrando compostos semelhantes aos formados pelo cloro em jazigos salinos junto aos cloretos. A água do mar contém também sais de bromo, que foram descobertos ao analisar a púrpura (corante produzido por certos caracóis do Mediterrâneo).

O que é bromo na química?

O primeiro artigo deste ano publicado na seção QuímicaViva fala sobre o bromo, elemento que faz parte do Grupo 17 na tabela periódica juntamente com flúor, cloro, iodo e astato. Ele é encontrado em águas salgadas, como o Mar Morto, que contém uma das maiores reservas de bromo do mundo.

Qual é o elemento mais raro da tabela periódica?

A quantidade total de ástato na crosta terrestre é estimada em menos de 32 gramas, sendo considerado o elemento mais raro do mundo. É encontrado em minerais de urânio e tório, porém em quantidades muito pequenas (traços).

Artigo anterior
Qual o número de átomos do universo?
Artigo seguinte
Qual é a maior vantagem da utilização do cálculo do payback para análise dos investimentos?