Qual a diferença entre vigência e eficácia da norma tributária?

Perguntado por: Verónica Leal de Pacheco  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 5/5 (23 avaliações)

A vigência está diretamente relacionada à eficácia jurídica da norma. Por sua vez, a eficácia da lei está relacionada à possibilidade de a lei, uma vez válida e devidamente publicada, vir a surtir efeitos junto aos seus destinatários. ... Em regra, a vigência e a eficácia de uma lei se dão ao mesmo tempo.

Qual a diferença entre vigência e eficácia da norma jurídica?

Se a validade foca o pertencimento da norma ao direito e a vigência foca a possibilidade, em tese, de produção de efeitos, a eficácia diz respeito à possibilidade concreta de produção de efeitos. Podemos falar de eficácia em três sentidos: técnico, fático e social.

Qual a diferença entre a vigência da legislação tributária e a vigência das demais normas no direito tributário brasileiro?

A vigência da legislação tributária rege-se pelas disposições aplicáveis às normas jurídicas em geral, como a LINDB, entretanto, há as ressalvas do próprio Código Tributário Nacional. Vigência é, pois, a validade formal da norma, quando devidamente promulgada por autoridade competente.

O que é a vigência de uma lei tributária?

O presente estudo visa a analisar o momento em que a lei tributária entra em vigor, estando, a partir de então, apta a produzir seus efeitos. A vigência é aptidão para regular situações que ocorrem no cotidiano do convívio social.

Qual diferença entre vigor e vigência?

Vigor é a qualidade da lei em produzir efeitos jurídicos, ainda que a lei tenha sido revogada. ... A vigência, a seu turno, é o tempo em que a lei existe, é válida e produz efeitos. O Código Civil de 1916 não é mais vigente, mas está em vigor.

Validade, Vigência e Eficácia da Norma Jurídica

41 questões relacionadas encontradas

O que quer dizer entrar em vigor?

Entrada em vigor é uma expressão típica de tratados, acordos, leis, pactos, convenções, protocolos e regulamentos. Há uma grande distinção entre a "assinatura do acordo" e a "entrada em vigor" de um acordo.

O que significa com vigência?

substantivo feminino Particularidade ou estado do que é vigente; que se encontra em vigor e possui resultados: questionar a vigência de uma norma; cessar a vigência de um contrato. Circunstância ou resultado acabado que se encontra em vigor por não ter sido revogado: ele foi preso pela vigência de uma lei.

Qual é o momento exato da vigência da lei tributária?

Art. 1o Salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o país quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada. ... De acordo com esse mandamento legal, portanto, não havendo disposição específica sobre a vigência da nova lei, ela entrará em vigor após 45 dias de sua publicação.

Como funciona a aplicação da lei tributária?

A legislação tributária aplica-se imediatamente aos fatos geradores futuros e aos pendentes, assim entendidos aqueles cuja ocorrência tenha tido início mas não esteja completa nos termos do art. ... Este artigo determina a quais fatos geradores se aplica a lei em vigência.

Quando é que a lei entra em vigor?

Salvo disposição em contrário, a lei começa a vigorar no país 45 dias depois de publicada no órgão oficial. ... Desta feita, sempre que um lei for publicada sem ter uma menção expressa sobre quanto entrará em vigor, em regra o prazo para início de vigência é de 45 dias depois da sua publicação (art. 1º da LINDB).

Qual é a diferença entre lei e legislação tributária?

Lei e legislação tributária

Em sentido material, a lei é o ato jurídico normativo que contém uma regra de direito objetivo, dotado de hipoteticidade, é uma prescrição jurídica hipotética. No direito tributário é utilizada no sentido restrito, significando regra jurídica de caráter geral e abstrato.

Quanto à vigência da legislação tributária no espaço a regra é a obediência ao princípio da territorialidade?

A territorialidade se caracteriza como princípio da vigência da legislação tributária no espaço. Isto que dizer que tal legislação vale nos limites do território da pessoa jurídica que edita a norma. A territorialidade se caracteriza como princípio da vigência da legislação tributária no espaço.

Como se dá a vigência das normas complementares?

As normas tributárias complementares tem vigência no tempo estabelecida na forma do Artigo 103 CTN, e salvo disposição em contrário “os atos normativos entram em vigor na data de sua publicação; as decisões a que a lei atribua eficácia normativa vigoram, no tocante a tal efeito normativo, a partir de trinta dias a ...

Qual a diferença entre vigência e eficácia?

A vigência está diretamente relacionada à eficácia jurídica da norma. Por sua vez, a eficácia da lei está relacionada à possibilidade de a lei, uma vez válida e devidamente publicada, vir a surtir efeitos junto aos seus destinatários. ... Em regra, a vigência e a eficácia de uma lei se dão ao mesmo tempo.

O que é vigência da norma jurídica?

Em termos jurídicos, vigência é o atributo da norma jurídica que, em um determinado tempo e espaço, é destinada a produzir efeitos no mundo jurídico, de modo cogente. ... Vale dizer que toda lei (sentido lato) é criada, promulgada, publicada, entra em vigência até a sua extinção pela revogação.

O que é a eficácia de uma norma jurídica?

Eficácia jurídica, por sua vez, significa que a norma está apta a produzir efeitos na ocorrência de relações concretas; mas já produz efeitos jurídicos na medida em que a sua simples edição resulta na revogação de todas as normas anteriores que com ela conflitam.”

Como funciona a eficácia das leis tributárias a partir da anterioridade anual e da nonagesimal de que data se inicia a contagem?

A lei tributária que institua tributo, revoga benefício ou majora a tributação, deve respeitar obrigatoriamente o decurso do prazo do exercício financeiro. Em outras palavras, a lei tributária deve gerar os seus efeitos apenas a partir do primeiro dia do exercício financeiro seguinte.

Como deve ser interpretada a legislação tributária?

Art. 107. A legislação tributária será interpretada conforme o disposto neste Capítulo. ... Desse modo, o conhecimento das normas jurídicas deve ser alvo de um sistema interpretativo integrado, capaz de permitir ao exegeta atingir o verdadeiro alcanceda norma, em seus sentidos literal, histórico, teleológico e sistemático.

Quais as possibilidades de aplicação retroativa da legislação tributária?

b) A lei tributária retroagirá quando for mais benéfica para o contribuinte em matéria de infração, desde que o ato não tenha sido definitivamente julgado. Neste caso existem duas condições: lei mais benéfica e matéria de infração, e um pressuposto: ato não definitivamente julgado.

O que diz o artigo 150 da Constituição Federal?

Prescreve o artigo 150, VI, "d" da Constituição Federal de 1988, verbis: "Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: (...) VI - instituir impostos sobre: (...) d) livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão."

Em qual momento se inicia a obrigação tributária poderão ser sujeitos passivos qualquer pessoa física ou jurídica O tributo é devido antes da ocorrência do fato gerador?

O sujeito passivo da obrigação principal diz-se: I – contribuinte, quando tenha relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador; II – responsável, quando, sem revestir a condição de contribuinte, sua obrigação decorra de disposição expressa de lei.”

O que é o princípio da noventena?

Princípio da Anterioridade Nonagesimal (art.

Também chamado de noventena, esse princípio determina que os entes cobrem o tributo somente depois de decorridos 90 dias da publicação da lei que o instituiu ou aumentou.

O que significa foi concedido com início de vigência?

Isso significa que, você já pode solicitar a sua aposentadoria. Se você completou 35 anos de contribuição depois dessa data , você entrou em uma das regras de transição para se aposentar e precisará investigar quanto tempo mais precisará contribuir/trabalhar para isso.

O que é ser uma pessoa vigorosa?

Uma pessoa vigorosa é caracterizada por ter energia e vitalidade suficiente para desempenhar determinada ação com força, por exemplo. ... Uma atitude vigorosa é aquela feita com esforço, dedicação, esmero, vigor e energia.

O que são normas complementares?

As chamadas normas complementares destinam-se a complementar exclusivamente as leis complementares. ... A observância das normas complementares exclui a imposição de penalidades, a cobrança de juros de mora e a atualização do valor monetário da base de cálculo do tributo.

Artigo anterior
Como dissolver gordura do cano da pia?
Artigo seguinte
Qual é o Estado maior crescimento na produção industrial?