Qual a figura de linguagem da frase chorei rios de lágrimas?

Perguntado por: Miriam Érica Barbosa  |  Última atualização: 20. September 2024
Pontuação: 4.8/5 (16 avaliações)

Terceira: “choravam rios de lágrimas”. Ninguém chora, literalmente, um rio de lágrimas. Trata-se, portanto, de um exagero, que é a principal característica da hipérbole.

Qual é a figura de linguagem chorei rios de lágrimas?

Diante da ênfase do enunciador em relação a sua manifestação, a hipérbole constitui um elemento estilístico de modalização, ou seja, um recurso capaz de atestar o quanto a pessoa se compromete ou não com o conteúdo exteriorizado por ela. Exemplos: Chorou rios de lágrimas.

Qual é a figura de linguagem na frase Ela chorou um mar de lágrimas?

A figura de linguagem é hipérbole que significa exagero.

Qual a figura de linguagem da frase Estou rindo para não chorar?

Agora é sua vez!

Identifique a figura de linguagem: a) Estou rindo para não chorar. 1. Eufemismo.

Qual a figura de linguagem da frase chorou um choro profundo?

Pleonasmo. Consiste na repetição de significados de um vocábulo ou de termos da oração. Por exemplo: Chorou um choro de profundo lamento.

Funções da Linguagem - Toda Matéria

20 questões relacionadas encontradas

Qual é a figura de linguagem da frase?

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

Qual é a figura de linguagem na frase a natureza pode estar chorando?

Na expressão “... a natureza parece estar chorando..”, do ponto de vista estilístico, temos: Antítese.

Quais são as 7 figuras de linguagem?

Nestes exemplos de figuras de linguagem, a comunicação se torna mais expressiva por meio do uso das palavras.
  • Metáfora. Provavelmente esta é uma das figuras de linguagem mais conhecidas e usadas em nosso dia a dia. ...
  • Comparação. ...
  • Metonímia. ...
  • Catacrese. ...
  • Sinestesia. ...
  • Hipérbole. ...
  • Eufemismo. ...
  • Litote.

Qual a figura de linguagem de tristeza e alegria?

- Antítese: é o uso de palavras de sentidos opostos, estando próximas no enunciado. Exemplo: A alegria e a tristeza fazem parte da vida.

Qual é a figura de linguagem na frase a seguir e rir meu riso e derramar meu pranto?

g) pleonasmo: consiste numa redundância cuja finalidade é reforçar a mensagem. “E rir meu riso e derramar meu pranto.”

Quais são as figuras de linguagem metáfora?

Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.

Quais são as 27 figuras de linguagem?

Ora vamos ver então quais as principais figuras gramaticais: imagem, comparação, interrogação, apóstrofe, prosopopeia, reticência, hipérbole, perífrase (todas de pensamento); elipse, anacolutia, anacoluto pleonástico, pleonasmo, anástrofe, zeugma, assíndeto (estas de sintaxe); metáfora, ironia, sinédoque, metonímia ( ...

O que é metonímia é um exemplo?

Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.

O que é sinestesia é um exemplo?

A sinestesia é o recurso estilístico no qual se utilizam palavras e expressões associadas às diferentes sensações percebidas pelo corpo humano (visão, audição, olfato, paladar e tato) para gerar um efeito discursivo. Vejamos alguns exemplos bem comuns: cor berrante (visão + audição) perfume doce (olfato + paladar)

Como saber se é eufemismo?

Eufemismo é uma figura de linguagem, ou de pensamento, caracterizada por suavizar a informação de um enunciado. Portanto, é usado, principalmente, em contextos formais ou nas situações em que o enunciador pretende ser agradável, preocupado em não ofender interlocutores ou ouvintes.

Quais são as 4 figuras de linguagem?

Como mencionado anteriormente, as Figuras de Linguagem são classificadas em quatro: figuras de palavra, figuras de sintaxe, figuras de pensamento e figuras de som.

Quais são as 3 figuras de linguagem?

Metáfora: comparação implícita entre dois ou mais termos. Metonímia: substituição de um termo por outro equivalente. Catacrese: emprego inadequado de um termo devido à perda de seu sentido original. Perífrase ou antonomásia: substituição de um termo por outro que o caracterize.

Quantas são as figuras de linguagem?

Tipos de figura de linguagem

É possível caracterizar as figuras de linguagem em quatro grupos principais: figuras de palavras (ou semânticas), figuras de pensamento, figuras de sintaxe (ou construção) e figuras de som (ou harmonia).

Qual a figura de linguagem presente na frase as mãos?

Outro verso da poesia brasileira no qual há metáfora é o de Mário Quintana: “As mãos que dizem adeus são pássaros que vão morrendo lentamente.”.

O que figura de linguagem antítese?

Antítese, uma das figuras de linguagens, é a responsável por representar os opostos das coisas. Alguns exemplos básicos de antíteses são as palavras "amor" e "ódio", ou "bom e "ruim", ou ainda "céu" e "inferno". A palavra antítese vem da língua grega, e quer dizer "oposto à criação" ou "contra".

Como identificar a perífrase?

A perífrase é uma figura de linguagem da língua portuguesa, sendo comum em textos literários, poemas, músicas e outros gêneros textuais que são menos rígidos em forma e linguagem. Ela é usada quando temos um apelido ou alcunha para algum objeto ou lugar, que acaba sendo bem conhecido no senso comum.

Quais são as 20 figuras de linguagem?

Figuras de palavras ou semântica
  • Comparação. As figuras de linguagem de comparação relacionam duas ideias ou coisas usando conectivos (como, tal qual, assim) a fim de comparar ambas. ...
  • Metáfora. ...
  • Metonímia. ...
  • Catacrese. ...
  • Sinestesia. ...
  • Perífrase. ...
  • Hipérbole. ...
  • Eufemismo.

O quê hipérbole exemplos?

Eu estou congelando de frio! Certamente, a pessoa está sentindo muito frio, mas ela não está, de fato, congelando. Ela apenas utilizou a hipérbole para enfatizar o frio que sente. Por isso, a hipérbole também costuma ser um exagero óbvio, ou seja, usa-se essa linguagem figurada de modo perceptível.

Artigo anterior
O que faz a barba fica branca?
Artigo seguinte
Quem foram os primeiros imigrantes nas terras brasileiras?