Qual a diferença entre verbo transitivo direto?

Perguntado por: Raúl Bruno Coelho de Lima  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (42 avaliações)

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

O que é verbo transitivo direto exemplos?

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. (VTD: ama.

Como identificar um verbo transitivo direto?

Os verbos classificados como transitivos diretos são aqueles que precisam de um objeto direto para completar o sentido na frase, mas que não demandam preposição obrigatória. É importante dizer que o objeto direto responde às perguntas: “o que?” ou “quem?”.

O que é verbo transitivo indireto exemplos?

Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.

Qual a diferença entre verbo transitivo é intransitivo exemplos?

Verbos transitivos. Os verbos transitivos são verbos que têm o sentido incompleto. Diferente dos verbos intransitivos, os verbos transitivos precisam de um complemento verbal para ter sentido, isto é, precisam de um objeto direto e/ou objeto indireto.

?Verbo transitivo direto e indireto [Prof. Alda]

32 questões relacionadas encontradas

Quais são os verbo intransitivo?

O verbo intransitivo é aquele que não necessita de nenhum complemento na oração para que seu sentido seja completo. São exemplos: morrer, acordar, nascer, nadar, cair, mergulhar, correr.

O que é objeto indireto exemplos?

O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.

Como saber quando é verbo transitivo direto e indireto?

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

Como descobrir o objeto direto?

Os objetos diretos sempre complementam verbos transitivos diretos, ou seja, aqueles que precisam de algo que complete seu sentido na oração. Sem esse complemento, a ação do verbo é considerada incompleta. Para identificar esse tipo de objeto, é bem simples: Identifique o sujeito e o verbo da oração.

Estava verbo transitivo direto?

Verbos transitivos diretos são verbos que necessitam de um objeto direto para completar o seu sentido. Sem esse complemento, apresentam um sentido incompleto. Os verbos transitivos diretos não necessitam de preposição para estabelecer regência verbal com o objeto direto.

O que é verbo intransitivo indireto?

Verbos intransitivos são verbos com significado completo, não sendo necessária a junção de objeto direto e objeto indireto para complementar o seu sentido. Referem-se a ações que iniciam e terminam no próprio sujeito, não transitando para um objeto.

O que é objeto direto exemplo?

(o filho = objeto direto) Você conhece o José? (o José = objeto direto) Convidei meus amigos para a festa. (meus amigos = objeto direto), (para a festa = objeto indireto).

O que é um objeto direto exemplos?

O Objeto Direto é um termo integrante das orações, o qual vincula-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Diretos. Trata-se de um tipo de Complemento Verbal que integra-se ao sentidos dos Verbos de maneira direta, sem a mediação de outra palavra. Veja o exemplo: Maria Cristina fez acarajé.

Quais são os objetos diretos?

Semanticamente falando, o objeto direto é o resultado de uma ação verbal, o ser ao qual se dirige a ação verbal ou o conteúdo da ação verbal. O objeto direto pode ser representado por um substantivo, pronome, numeral, palavra ou expressão substantivada e, ainda, oração substantiva.

O que é transitivo direto e indireto é intransitivo?

Os Verbos Transitivos são os verbos que precisam de um objeto como complemento para que possuam sentido completo, podendo ser transitivos diretos ou transitivos indiretos. Os Verbos Intransitivos são aqueles que não precisam de complemento pois possuem sentido completo sozinhos.

O que é objeto direto e indireto e exemplos?

Todos os meus livros (“todos os meus livros” é objeto direto, pois completa o verbo sem auxílio de preposição). Emprestei todos os meus livros a quem? Para Maria (“para Maria” é objeto indireto, pois completa o verbo através da preposição “para”).

Como saber se é objeto indireto?

É o termo que completa o sentido de um verbo transitivo indireto. Vem sempre regido de preposição clara ou subentendida. Atuam como objeto indireto os pronomes: lhe, lhes, me te, se, nos, vos.

Como se usa o objeto indireto?

O objeto indireto é um tipo de Complemento Verbal. Diferentemente do Objeto Direto, o qual vincula-se ao Verbo diretamente, o Objeto Indireto integra-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos através de uma Preposição. Veja o exemplo: Ricardo gosta de cerveja.

O que caracteriza um verbo com objeto indireto?

Quando um verbo liga-se ao seu complemento, por meio de uma preposição, dizemos que ele é transitivo indireto e que o termo que o completa é um objeto indireto. Dessa maneira, definimos que: ⇒ Objeto indireto é o complemento verbal que se liga a um verbo transitivo indireto por meio de uma preposição.

O que é um objeto direto?

Objeto Direto: é um complemento de um verbo transitivo direto que normalmente se liga a ele sem o auxílio de uma preposição.

Estava é verbo de?

Significado de Estava

Estava vem do verbo estar. O mesmo que: existia, permanecia, ficava, supunha, havia, habitava, residia, condizia, custava.

Estava É um verbo de ação?

Resposta: Sim. 'Estar' é um verbo de estado.

Quais são os verbos de ação?

Verbos de ação são aqueles que possuem significação própria e indicam ação, acontecimento, desejo, atividade mental.

Quais são os verbos de ações?

Verbos significativos ou verbos de ação são verbos que indicam uma ação. Também podem ser chamados de verbos nocionais ou verbos plenos.
...
Exemplos de verbos que indicam ação
  • pensar;
  • dividir;
  • lutar;
  • almoçar;
  • nascer;
  • acreditar.

Artigo anterior
O que fazer quando o celular não tem NFC?
Artigo seguinte
O que os Jogos de guerra simulam?