São características da jurisdição contenciosa?

Perguntado por: Carolina Rafaela Guerreiro de Amorim  |  Última atualização: 10. Juli 2024
Pontuação: 5/5 (70 avaliações)

A jurisdição contenciosa lida com litígios ou controvérsias em que há disputa de interesses entre partes adversas, ou seja, situações em que as partes têm posições opostas e buscam a intervenção do Judiciário para resolver o conflito.

Quais são as características da jurisdição contenciosa?

Da jurisdição contenciosa

Na jurisdição contenciosa, a sentença sempre favorece uma das partes em detrimento da outra, já que ela decide um conflito entre ambas. Pede-se ao juiz que dê uma decisão, solucionando um conflito de interesses, que lhe é posto, diretamente, para julgamento.

Quais são as principais características da jurisdição?

São características da jurisdição a substitutividade, a exclusividade, a imparcialidade, o monopólio do Estado, a inércia e a unidade.

O que é função contenciosa?

O que é a função contenciosa da Corte? Dentro desta função, a Corte determina se um Estado incorreu em responsabilidade internacional pela violação de algum dos direitos consagrados na Convenção Americana ou em outros tratados de direitos humanos aplicáveis ao Sistema Interamericano.

São ações contenciosas?

Processo contencioso é a alternativa litigiosa a tudo o que pode ser objeto de contestação, conflito de interesses ou disputas, seja por via judicial ou administrativa.

Jurisdição contenciosa e jurisdição voluntária

15 questões relacionadas encontradas

O que é processo de jurisdição contenciosa?

Desse modo, o processo contencioso é um processo legal em que duas ou mais partes estão em desacordo sobre uma questão legal específica e buscam uma resolução através do sistema judicial.

Quais são as características da jurisdição contenciosa e da jurisdição voluntária?

Conforme mencionado anteriormente, enquanto a jurisdição contenciosa lida com litígios e disputas entre partes adversas, a jurisdição voluntária envolve situações em que as partes não têm interesses conflitantes, mas precisam da intervenção do Poder Judiciário para procedimentos específicos.

Quais são os tipos de jurisdição?

Tradicionalmente, as espécies de jurisdição classificam-se: primeiro, segundo o modo como o juiz se comporta diante do conflito, em jurisdição contenciosa ou voluntária; segundo, conforme a matéria, em jurisdição civil e penal; terceiro, segundo a justiça competente, em jurisdição comum e especial; quarto, segundo as ...

Quais são as características da autotutela?

As características da autotutela são: Ausência de um julgador distinto das partes; e a imposição da decisão de uma parte (geralmente o mais forte) em detrimento do outra.

Quais são os princípios que regem a jurisdição?

Em relação aos princípios inerentes à jurisdição, Walter de Almeida Guilherme identificou, além da inércia, a indeclinabilidade, a indelegabilidade, a improrrogabilidade e o princípio do juiz natural.

Quais são as funções da jurisdição?

É uma das funções do Estado. A função jurisdicional compete ao Poder Judiciário. A jurisdição como função "expressa o encargo que têm os órgãos estatais de promover a pacificação de conflitos interindividuais, mediante a realização do direito justo e através do processo" (Cintra, Grinover e Dinamarco).

O que é jurisdição exemplo?

É o poder conferido ao Estado-Juiz para solucionar o conflito de interesses entre as partes que estão envolvidas em uma relação jurídica processual (exemplo: os acidentes de trânsito, o não pagamento de pensão alimentícia ao filho, guarda compartilhada, separação litigiosa etc.,).

Qual é o conceito de jurisdição?

Nesse sentido, segundo Marcelo Abelha, a jurisdição é a “função do Estado de, quando provocado, substituindo a vontade das partes, e mediante um processo democrático e justo, reconhecer e efetivar a tutela jurisdicional realizando assim a paz social”.

Quais são os procedimentos especiais de jurisdição contenciosa?

Ações de Procedimento Especial:
  • Ação de consignação em pagamento;
  • Ação de exigir contas;
  • Ações possessórias;
  • Inventário e partilha;
  • Embargo de terceiros;
  • Ações de família;
  • Ação monitória.

Quais são os processos de jurisdição voluntária?

É aquela ação em que não há conflito entre duas partes adversárias. Por exemplo, as ações declaratórias de direitos são ações de jurisdição voluntária.

Qual a diferença entre jurisdição comum e especial?

Podem se separar em justiça comum e especial apenas em razão da competência da jurisdição; enquanto a última é determinada taxativamente pela lei, a primeira atua justamente por exclusão. Há ainda diferenciação hierárquica entre os órgãos judiciários e de natureza entre justiça contenciosa e voluntária.

São exemplos de autotutela?

Dois exemplos de adoção da autotutela prescrita em lei, é o estado de necessidade e o direito de greve. O estado de necessidade, se dá pelo fato de uma conduta ilícita para salvar outra pessoa, ou a si mesmo de algum perigo, sacrificando assim um bem jurídico de menor ou igual valor para preservar outro.

O que é autotutela e exemplos?

Pela autotutela, a administração pública, tem o poder e dever de rever seus próprios ato, ou seja, corrigi-los, anulando os ilegais e revogando os inconvenientes e inoportunos ao ordenamento jurídico, respeitando sempre o direito adquirido.

Quais são as 4 formas de resolução de conflitos?

Instala-se a conscientização, na sociedade atual, de que a conciliação, a mediação e a arbitragem são técnicas eficazes de solução de conflitos. Isto, fortalece a confiança, não só pela celeridade com que resolve a demanda, mas também, pelo estado psicológico de paz que envolve os litigantes.

Quais são os limites da jurisdição?

Os limites da jurisdição nacional podem ser divididos em jurisdição concorrente e exclusiva. Em ambas, os juízes brasileiros atuam, mas no primeiro caso, se o juiz estrangeiro julgar a lide, admite-se a utilização da sentença estrangeira no Brasil. No segundo caso, a sentença estrangeira será ineficaz.

Qual a natureza da jurisdição?

A jurisdição é resultado da manifestação da soberania do Estado. Como dever do Estado a jurisdição decorre da obrigação de responder às pretensões que lhe são dirigidas, acolhendo ou rejeitando os pedidos de natureza contenciosa ou voluntária.

Quem exerce a jurisdição voluntária?

Jurisdição voluntária é uma forma de se solucionar problemas, sua função é exercida através do juiz, pelo Estado, sendo uma solução em causas que não se há conflitos e com interesse mútuo entre as partes.

O que é jurisdição voluntária exemplos?

É uma integração da vontade do Poder Judiciário, cuja atividade estatal e fiscalização se entregam em uma determinada situação jurídica. Essa situação se dá quando o Estado-juiz agrega a vontade humana, pois ela só ocorre posteriormente à fiscalização dos requisitos legais para a obtenção do resultado almejado.

Qual é a natureza da jurisdição voluntária?

6°) O caráter da jurisdição voluntária seria preventivo-constitutivo, ao passo que, na verdadeira atividade jurisdicional, o Estado atua de forma repressiva-declarativa. A corrente autonomista considera que os atos de jurisdição voluntária não possuem natureza jurisdicional, nem tão pouco administrativa.

É possível jurisdição sem lide?

É preciso ter claro, em primeiro lugar, que existem casos nos quais o Estado exerce função jurisdicional sem que tenha havido uma lide entre as partes do processo. E que se deixe claro que aqui não se irá usar como exemplo qualquer dos casos da assim chamada “jurisdição voluntária”.

Artigo anterior
O que fazer com sensor de movimento?
Artigo seguinte
Qual a importância da conferência?