Qual a diferença entre uma transformação isobárica e umas transformação isocórica?

Perguntado por: Joana Joana de Vicente  |  Última atualização: 16. Januar 2022
Pontuação: 4.7/5 (60 avaliações)

Os tipos são: Transformação isobárica: mudança com pressão constante; Transformação isotérmica: mudança com temperatura constante; Transformação isocórica, isométrica ou isovolumétrica: mudança com volume constante.

Quais os tipos de transformações gasosas?

As três transformações gasosas são: transformação isotérmica, isobárica e isocórica ou isovolumétrica. Existem três grandezas que definem o comportamento ou o estado dos gases, que são a pressão, o volume e a temperatura. Elas são chamadas de variáveis de estado dos gases.

Qual a diferença entre transformações isotérmicas e Adiabáticas?

Em uma transformação isotérmica, a temperatura do sistema mantém-se constante e, em consequência, a variação de sua energia interna é nula, ou seja, ΔU = 0. ... Em uma transformação adiabática não há trocas de calor entre o sistema e o meio externo. Dessa forma, toda energia recebida ou cedida é transformada em trabalho.

O que é uma transformação Isocorica?

A transformação isocórica, também chamada de isovolumétrica ou isométrica, é um tipo de transformação gasosa em que se mantém o volume constante e ocorre a variação da temperatura e da pressão.

O que é uma transformação isotérmica isobárica isocórica adiabática é cíclica?

A termodinâmica é a física que estuda as relações entre o calor (energia transferida, de um corpo para outro em virtude, unicamente, de uma diferença de temperatura entre eles) e o trabalho realizado (energia), sob a presença de um corpo ou sistema e o meio exterior.

O efeito fotoelétrico mereceu o Nobel e eu vou te convencer disso.

18 questões relacionadas encontradas

O que é uma transformação cíclica?

Ciclo ou transformação cíclica de uma massa gasosa é uma sequência de transformações gasosas em que, ao final de cada transformação, o gás retorna ao seu estado inicial de Pressão, Temperatura e Volume. Portanto, o estado final coincide com o estado inicial.

O que significa dizer que um gás sofreu uma transformação isotérmica?

A transformação isotérmica é quando a temperatura do gás é mantida constante, mas a pressão e o volume variam, que, segundo a Lei de Boyle, são inversamente proporcionais.

Qual a fórmula da transformação isocórica?

Para você entender a representação matemática da Lei de Gay-Lussac: P = k.T , veja que 'P' é a Pressão; 'T' é a Temperatura, e 'k' é uma constante de proporcionalidade. O gráfico da transformação isocórica representa a variação da pressão com a variação da temperatura ( em kelvin) e é sempre uma reta .

O que é uma transformação Isobarica?

A transformação isobárica ocorre quando uma massa fixa de determinado gás sofre variação no volume e na temperatura, mas a pressão mantém-se constante.

Como calcular transformação isocórica?

P/T = constante

Observe que a pressão acompanha o aumento da temperatura de forma que a relação P/T permanece constante, isso quer dizer que pressão e temperatura são grandezas diretamente proporcionais. Portanto, o gráfico que descreve transformações isocóricas é do tipo linear.

Qual é o conceito de transformação Adiabática?

A transformação adiabática ocorre quando um gás sofre expansão ou compressão muito rapidamente, sem que haja tempo suficiente para transferências de calor. ... Transformações adiabáticas são processos termodinâmicos nos quais não ocorrem transferências de calor entre um sistema e suas vizinhanças.

Qual a diferença entre Isovolumétrica e Isocórica?

Uma transformação isocórica, também denominada transformação isovolumétrica, ou ainda isométrica, ocorre quando se mantém o volume constante e se variam a temperatura e a pressão de um gás com massa fixa. O termo isocórica vem do grego: iso significa igual, e coros é volume; isto é, volume igual ou volume constante.

O que é uma compressão adiabática?

A compressão adiabática consiste do processo de diminuir o volume de um gás e desse modo aumentar sua pressão, sem que ocorra troca de calor com o meio externo ao sistema. O trabalho externo exercido na compressão do gás gera um aumento na energia interna desse, logo ocorre um aumento também da temperatura do gás.

Qual tipo de transformação gasosa está acontecendo?

Existem três tipos de transformações gasosas, que ocorrem quando (1) a temperatura permanece constante, (2) quando a pressão permanece constante e (3) quando o volume permanece constante. ... “Com a temperatura sendo mantida constante, a massa de determinado gás ocupa um volume inversamente proporcional à sua pressão.”

O que significa que um gás sofreu uma transformação?

O que significa dizer que um gás sofreu uma transformação gasosa? ... Logo, uma transformação gasosa nada mais é do que qualquer situação em que determinada quantidade de gás sofre variação em uma de suas três variáveis de estado. Sempre que uma variável sofrer alteração, outra consequentemente terá seu valor mudado.

Qual o nome das transformações gasosas verificadas quando passamos de 1 para 2 de 2 para 3 e de 3 para um?

Transformação isotérmica ou Lei de Boyle.

Qual é a fórmula da transformação isobárica?

No gráfico temperatura x volume (T x V) verificamos a equação pela reta: Já no gráfico volume x pressão (V x p), observamos que enquanto o volume aumenta do estado 1 para o estado 2, a pressão permanece a mesma. Se neste tipo de transformação gasosa há um aumento do volume, dizemos que houve uma expansão isobárica.

Como calcular o trabalho em uma transformação isobárica?

O trabalho de um gás em uma transformação isobárica pode ser calculado pelo produto entre a força e a variação de volume desse gás após ser submetido a uma fonte de calor.

O que diz a equação de clapeyron?

A equação de estado dos gases, ou equação de Clapeyron, descreve o comportamento de um gás ideal e faz a seguinte relação de grandezas: PV = nRT.

O que são transformações Isovolumétricas qual a sua equação para calcular uma transformação Isovolumétrica como seria o gráfico desta transformação?

A transformação isovolumétrica, isocórica ou isométrica, é aquela em que o volume do gás permanece constante. ... onde R é a constante universal dos gases perfeitos ou constante de Clapeyron, cujo valor nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP) é R = 0,082 atm. L/mol. K.

Qual a relação entre a temperatura e a pressão de um gás ideal numa transformação Isocórica?

A transformação isocórica é aquela em que, num processo termodinâmico de um gás ideal, o volume permanece constante durante o processo. ... "Com volume constante, a pressão de uma determinada massa de gás é diretamente proporcional a sua temperatura absoluta, ou seja, a razão entre pressão e temperatura é uma constante."

O que é uma transformação isotérmica?

Definição: Expansão de um gás à temperatura constante. Contexto em Português: Na expansão isotérmica, a pressão do gás diminui à medida que se expande; então para que a expansão isotérmica seja reversível, a pressão externa deve reduzir-se gradualmente, passo a passo com a mudança de volume (Fig. 6.9).

O que significa dizer que um gás sofreu trabalho?

Assim, o trabalho de um gás, sob pressão constante, pode ser calculado pelo produto da pressão pela variação de volume do gás. - Se o gás se expande, ΔV > 0. Assim, teremos τ > 0 e dizemos que o gás realiza trabalho; - Se o gás se contrai, ΔV < 0.

O que é transformação isotérmica exemplos?

Transformação isotérmica é aquela na qual um sistema fechado varia seu volume e pressão, sem variar a temperatura. Dessa forma, o sistema permite troca de energia, porém, não de matéria. Essa transformação acontece, geralmente, quando o sistema está em um recipiente isotérmico. Por exemplo, um calorímetro.

Artigo anterior
Qual a menor nota do Enem para entrar em Medicina?
Artigo seguinte
Qual é a diferença entre excluir ou bloquear no WhatsApp?