Qual a diferença entre uma carta é um e-mail?

Perguntado por: Nelson Gabriel Guerreiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (32 avaliações)

As cartas convencionais são transportadas pelos Correios, enquanto os e-mails são transmitidos através da internet até os Servidores de E-mail, que são programas que funcionam nos computadores dos provedores de acesso à internet, que ficam conectados 24 horas por dia e que são responsáveis pelo envio da mensagem até o ...

O que é E-mail e exemplos?

O E-mail ou Mensagem Eletrônica é um gênero textual epistolar do meio eletrônico muito explorado na atualidade. Do inglês, o termo “e-mail” corresponde a abreviação de “eletronic mail”.

Qual é a finalidade do E-mail?

Sua finalidade restringe-se à comunicação entre as pessoas, uma vez que esta se dá de forma rápida e eficiente, permitindo que haja a troca de mensagens feitas em meio eletrônico, interagindo as relações pessoais e profissionais.

Quais são as principais características de um E-mail?

Característica do e-mail
  • O teor da mensagem eletrônica é variável, pois poderá ser um texto formal, informal ou até mesmo uma mensagem curta;
  • A norma culta padrão da língua portuguesa não é uma exigência;
  • É possível anexar conteúdo não-verbal no conteúdo, como fotos;
  • É possível também enviar vídeos e áudios;

Qual a principal vantagem de um E-mail em relação a uma carta pessoal?

O destaque para o e-mail fica na velocidade e praticidade de envio. Paulo Roberto lembra que a tecnologia da internet possibilita uma comunicação mais flutuante. "A pessoa pode ser ao mesmo tempo emissor e receptor. Na mesma hora que recebe o e-mail, já pode encaminhá-lo ou respondê-lo de forma ligeira" , reforça.

♍️VIRGEM ☀️ INACREDITÁVEL A FORÇA DESSA LEITURA! RECEBAAAA VIRGINIANO!!!

37 questões relacionadas encontradas

Quais são as vantagens dos E-mails?

Velocidade: mensagens enviadas por e-mail normalmente chegam ao destinatário em poucos minutos, às vezes em apenas alguns segundos, em qualquer lugar do mundo que o destinatário esteja. Anexos: é possível anexar textos, planilhas, músicas, vídeos, programas, jogos e outros arquivos.

Quais são as cinco vantagens do e-mail?

Conheça as cinco principais VANTAGENS DO E-MAIL MARKETING
  • O E-MAIL É UM ÓTIMO MEIO DE COMUNICAÇÃO. ...
  • NO E-MAIL, OS CONSUMIDORES SÃO MAIS LIVRES. ...
  • E-MAILS SE ADAPTAM MELHOR A DISPOSITIVOS MÓVEIS. ...
  • E-MAILS SÃO INCRIVELMENTE RENTÁVEIS. ...
  • O E-MAIL É O MEIO MAIS PESSOAL QUE EXISTE.

Como deve ser a estrutura de um e-mail?

Como é composto um e-mail

Um e-mail possui basicamente duas partes: o cabeçalho e o corpo da mensagem. O cabeçalho é um conjunto de linhas que contêm as informações sobre a mensagem, como o endereço do remetente, o endereço do destinatário, a hora e a data do envio da mensagem e assunto da mensagem.

O que não pode faltar em um e-mail?

Descubra o que não pode faltar na sua estratégia de e-mail...
  • Segmente a base de contatos. Na sua lista de clientes, há de tudo. ...
  • Envie conteúdos pertinentes. ...
  • Personalize seus e-mails. ...
  • Crie peças responsivas.

Quais são os elementos de um endereço de e-mail?

O endereço de e-mail é composto por duas partes. As duas partes são separadas pelo símbolo @. a 1ª parte, é o nome do utilizador , a 2ª, é o domínio onde se encontra esse endereço de e-mail.

O que quer dizer mail?

Mensagem enviada ou recebida por correio electrónico . Plural: e-mails. Plural: e-mails. Nota: Também se escreve sem hífen: email.

Qual é o gênero textual e qual é a sua finalidade?

O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo.

Como fazer um E-mail exemplo?

Passo 1: tenha um endereço adequado

Por exemplo: zezinho@internet.com, batmandasilva@internet.com ou brancadeneve123@internet.com. Ao criar seu endereço de e-mail, siga a convenção adotada pela maioria das empresas, onde o primeiro e último nome são utilizados. Você pode separá-los por ponto, hífen ou underline.

Como escrever um E-mail exemplo?

  1. Escreva e-mails curtos. Deixe seu e-mail tão curto quanto for possível. ...
  2. Limite o e-mail a apenas um assunto. ...
  3. Escreva e-mails claros. ...
  4. Informe exatamente o que você quer. ...
  5. Escreva o assunto só depois de terminar o e-mail. ...
  6. Escreva o(s) destinatário(s) por último. ...
  7. Desenvolva-se pessoal e profissionalmente melhorando sua escrita.

Como escrever E-mail exemplos?

Para enviar um e-mail formal, siga os passos abaixo:
  1. Destinatários — inclua apenas quem deve ler a mensagem;
  2. Assunto — deixe claro sobre o que se trata o e-mail;
  3. Anexos — tome cuidado com arquivos confidenciais;
  4. Saudação — comece o e-mail com “Prezado…”;
  5. Introdução — apresente-se caso não conheça o leitor;

Como escolher um bom nome para E-mail?

Boas práticas para a escolha do endereço de e-mail
  1. Opção 1: Use apenas o primeiro nome. ...
  2. Opção 2: Use o formato nome e sobrenome. ...
  3. Opção 3: Procure variações do formato nome e sobrenome. ...
  4. Para empresas: crie e-mails por departamento.

Como mandar um bom E-mail?

Confira algumas dicas.
  1. Use um assunto claro. ...
  2. Use endereço de e-mail profissional. ...
  3. Cuidado com “responder a todos” ...
  4. Prefira saudações profissionais. ...
  5. Modere nos pontos de exclamação. ...
  6. Cuidado com o humor. ...
  7. Atenção para a cultura do destinatário. ...
  8. Responda seus e-mails, mesmo que seja um engano.

Como fazer um E-mail informativo?

Confira abaixo 8 dicas:
  1. Saudação. Seja sempre educado e cordial e comece seu e-mail cumprimentando o destinatário. ...
  2. Use uma linguagem adequada. ...
  3. Organize as informações. ...
  4. Seja claro e conciso. ...
  5. Fique atento à ortografia. ...
  6. Como encerrar o e-mail. ...
  7. O assunto. ...
  8. Antes de enviar o e-mail revise.

Como gênero textual o e-mail pode ser considerado um?

Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado como um documento oficial, assim como o ofício.

Como deve ser o conteúdo escrito neste tipo de e-mail e por quê?

Seja conciso

E-mails são ferramentas de comunicação rápida, por isso, requerem textos mais concisos. Isso quer dizer que não adianta querer rechear o texto com muita coisa e informações desnecessárias. Deixe claro o objetivo da mensagem e, no final do texto, procure escrever uma frase para retomá-lo.

Quais as desvantagens de se ter uma intranet?

A chave de um bom trabalho de equipa é a comunicação, por isso este fator é significativo. Esta rede também apresenta as suas desvantagens, tais como, Pode ser um risco de segurança de informação, caso o seu desenvolvimento não seja adequado.

Qual a desvantagem do webmail?

Alguns dos clientes de e-mail mais sofisticados, são pesados e em determinados hardwares, podem apresentar lentidão, sobretudo quando se tem muito conteúdo.

Quais as vantagens do E-mail nas empresas?

As vantagens de utilizar um provedor de e-mail corporativo
  • Facilidade de organização. Quando sua empresa tem um provedor corporativo, todos os endereços de e-mail dos colaboradores seguirão um padrão. ...
  • Maior credibilidade. ...
  • Mais visitas ao site da empresa. ...
  • Endereços personalizados. ...
  • Suporte facilitado. ...
  • Controle do conteúdo.

Quais são as vantagens de enviar E-mails comerciais profissionais?

Vantagens do e-mail profissional
  • Domínio próprio. A maior vantagem do e-mail profissional é poder enviar mensagens com o nome do seu negócio, tornando a comunicação realmente mais profissional. ...
  • Maior Confiabilidade. ...
  • Espaço de armazenamento. ...
  • Reputação na Web. ...
  • Administração das contas. ...
  • Suporte. ...
  • Segurança. ...
  • Acessibilidade.

Qual a vantagem do E-mail marketing?

Um dos benefícios do e-mail marketing é que, ao fazer uma campanha, você permite segmentar seus clientes em diferentes listas com base em suas preferências, podendo assim enviar conteúdos altamente personalizados, sendo um canal perfeito para nutrir os seus contatos já existentes.

Artigo anterior
Qual a finalidade principal do governo?
Artigo seguinte
Qual é o problema do plástico?