Quem pode ser inventariante do espólio?

Perguntado por: Isabel Letícia Andrade de Rodrigues  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (31 avaliações)

Esta função pode ser atribuída a qualquer pessoa da família ou terceiro, quando faltarem os familiares, mas existe uma ordem de preferência para a escolha do Inventariante conforme o Art. 617 do CPC.

Quem é o inventariante do espólio?

O inventariante é a pessoa responsável pelos atos do processo e por administrar os bens durante o inventário. Deve chamar as pessoas ao processo, cuidar da manutenção dos bens, administrá-los para que não sofram prejuízos nem desvalorizem ou se percam.

Qual herdeiro pode ser inventariante?

Aquele que estava na posse e administração de algum bem da herança, quando do falecimento do de cujus, pode requerer a abertura do inventário, nos moldes do art. 615 do CPC.

Quem representa o espólio quando não há inventário?

O Código de Processo Civil acrescentou o relator estabelece que, enquanto não for nomeado o inventariante, o espólio é representado judicialmente pelo administrador provisório, que é quem detém a posse de fato dos bens deixados pelo falecido.

O que fazer quando não há inventário?

Na ausência de ação de inventário ou de inventariante compromissado, o espólio será representado judicialmente pelo administrador provisório, responsável legal pela administração da herança até a assunção do encargo pelo inventariante.

HONORÁRIOS, ESPÓLIO E INVENTARIANTE

26 questões relacionadas encontradas

Quem representa o herdeiro falecido?

O direito de representação dá-se na linha reta descendente, mas nunca na ascendente.” No primeiro caso, somente os filhos, netos e bisnetos representam o falecido. Os pais, avós e bisavós não são contemplados com este direito. Por exclusão, verifica-se também que o cônjuge sobrevivente não herda por representação.

O que é preciso para ser inventariante?

Quem pode ser inventariante?
  • o cônjuge ou companheiro sobrevivente, desde que convivendo com o falecido ao tempo da morte;
  • se não houver cônjuge ou companheiro sobrevivente ou eles não puderem ser nomeados, o herdeiro que estiver na posse e na administração do patrimônio;

Quem é a pessoa inventariada?

O que é Inventariado:

"De cujus" que tem o espólio como objeto em ação de inventário.

Quais as modalidades de inventariante?

Existem três modalidades de inventário: o judicial, o extrajudicial e o negativo. O Inventário extrajudicial ocorre de forma mais rápida, quando os herdeiros estiverem de acordo com a partilha, não houver entre eles menores e quando o falecido não deixar testamento.

Qual é o papel do inventariante?

Nos termos dos arts. 618 e 619 do CPC, o inventariante tem poderes para representar o espólio em juízo ou fora dele, bem como administrar os bens que compõem o espólio, cabendo-lhe preservar o acervo e atuar com a mesma diligência que teria se fossem seus.

Qual a função de um inventariante?

Em síntese, a função de um inventariante é a de assumir as obrigações resultantes do patrimônio, organizar todos os bens e dívidas da pessoa falecida, representar o falecido em processos judiciais, prestar contas, providenciar documentos pertinentes ao inventário, pagar as dívidas do falecido, conservar os bens ...

Qual a diferença entre herança é espólio?

Nesse sentido, a herança inclui dívidas, ações legais e outras responsabilidades. Em suma, enquanto o espólio reúne apenas os ativos, a herança também inclui os passivos do falecido.

Quais as espécies de arrolamento existentes?

Existem 2 tipos de arrolamento, sendo eles: arrolamento comum e arrolamento sumário.

Quem pode ser o inventariante extrajudicial?

Tanto no inventário Judicial quanto no Extrajudicial é indispensável que haja uma pessoa que cumpra o papel de Inventariante. Esta função pode ser atribuída a qualquer pessoa da família ou terceiro, quando faltarem os familiares, mas existe uma ordem de preferência para a escolha do Inventariante conforme o Art.

Quem é o inventariante dativo?

Na falta de cônjuge ou herdeiros para a investidura no cargo, será nomeado inventariante dativo, pessoa estranha da confiança do juiz, atendidos os requisitos da idoneidade, de preferência, advogado.

O que quer dizer inventariado?

Significado de Inventariado

Que foi catalogado; descrito de maneira pormenorizada; listado com minúcia. [Jurídico] Que se encontra em inventário; que foi acrescentado ao inventário; diz-se de cada uma das propriedades. substantivo masculino [Direito] Indivíduo cujas propriedades e/ou bens foram descritos no inventário.

Que é o inventariado no processo?

INVENTARIO PROCEDIMENTOS. Inventário é o processo pelo qual se faz um levantamento de todos os bens de determinada pessoa após sua morte.

O que é inventariado no direito?

Segundo Carlos Roberto Gonçalves, o inventário judicial é um “processo judicial de caráter contencioso e deve ser instaurado no último domicílio do autor da herança. É obrigatório somente se houver testamento ou interessado incapaz, ou, sendo todos capazes, não forem concordes.

Quanto ganha um inventariante?

Hoje quem trabalha como Inventariante ganha em média um salário de R$ 1.370,00.

Qual o custo de um inventário?

O custo de um processo de inventário no Brasil é de aproximadamente 20% do valor da herança. Esse valor é estimado, e pode variar em cada caso, em função dos custos de Honorários do Advogado, o imposto ITCMD, Custo de Emolumentos do Cartório(Extrajudicial) ou Encargos Processuais(no caso Judicial).

Quais os bens que não precisam ser inventariados?

Às vezes não existem bens a serem inventariados, ou se existem, são bens de pequeno valor. Os valores não recebidos em vida de um ente familiar podem ser recebidos pelos seus dependentes ou sucessores sem a necessidade de ingressar com o inventário ou arrolamento.

Quem pode representar o falecido?

O inventariante é o responsável legal por representar o espólio em juízo, ativa ou passivamente, e zelando pelos bens daquele que faleceu (CPC, art.

Quem herda por representação?

Cabe ainda dizer, que esse direito de representação ocorre apenas em relação aos descendentes, ou seja, um filho pode receber por representação a herança do avô que caberia ao pai, mas um avô não receberá por representação caso seu neto venha a falecer e, seu filho (pai do neto) seja falecido também.

Como funciona a herança por representação?

Dá-se o direito de representação, quando a lei chama certos parentes do falecido a suceder em todos os direitos, em que ele sucederia, se vivo fosse. [2] Art. 1.854. Os representantes só podem herdar, como tais, o que herdaria o representado, se vivo fosse.

Qual a diferença de arrolamento sumário e arrolamento comum?

O arrolamento é um procedimento simplificado do inventário e da partilha, que será admitido quando os herdeiros optarem pela partilha amigável (arrolamento sumário) ou quando o valor dos bens do espólio for igual ou inferior a 2.000 OTNs - Obrigações do Tesouro Nacional - (arrolamento comum).

Artigo anterior
O que é solução alternativa individual?
Artigo seguinte
O que é função Anafórica e Catafórica?