Qual a diferença entre um circuito em série e em paralelo?

Perguntado por: Marcos Paiva de Moura  |  Última atualização: 27. Januar 2022
Pontuação: 4.7/5 (20 avaliações)

A principal diferença entre circuito em série e paralelo é a maneira como a tensão e a corrente apresentam-se. A tensão será a mesma em todos os pontos do circuito em paralelo e a corrente poderá variar. Já no circuito em série, é a tensão que pode ser diferente, enquanto a corrente elétrica é a mesma.

Qual a diferença do circuito em paralelo?

Podemos concluir que as principais diferenças entre circuito série e paralelo, é a forma com que tensão e corrente se comportam. Circuito em séria a corrente é a mesma e tensão diferente sobre as cargas, já em circuito paralelo será ao contrário, mesma tensão e corrente diferente para as cargas.

Como funciona o circuito elétrico em paralelo?

Circuito Elétrico em paralelo é aquele em que existe uma associação onde a corrente elétrica se divide ao longo do circuito. Isso acontece para que haja tensão elétrica constante em todos os pontos.

O que é um circuito em paralelo de um exemplo?

O nome paralelo surge, pois os resistores são dispostos em paralelo e conectados em dois pontos. Esse é um exemplo de circuito em paralelo, pois as três lâmpadas estão em paralelo e conectadas ao ponto A e B. Dessa forma, quando a corrente elétrica sai da bateria, ela passa por todas as lâmpadas.

Por que nas residências são usados circuito em paralelo e não em série?

Já em instalações elétricas residenciais, prediais e industriais é usada a ligação paralela, porque a tensão deve ser a mesma em todos os circuitos da instalação, e ao contrário do que acontece na ligação em série do pisca pisca, quando você precisar trocar a lâmpada de uma ligação paralela, não haverá interrupção de ...

O que é circuito em série e paralelo

22 questões relacionadas encontradas

Por que a associação presente nas nossas residências é uma associação em paralelo?

A associação em paralelo é obtida quando os resistores são ligados de modo que a corrente elétrica divide-se ao passar por eles. Nesse tipo de associação, a resistência elétrica equivalente será sempre menor do que a menor das resistências.

O que acontece com a tensão em um circuito em paralelo?

Neste circuito em paralelo, quando uma carga é desativada, desligada ou para de funcionar, o restante do circuito funcionará normalmente. Neste circuito a tensão elétrica fornecida é a mesma para todas as cargas, porém a corrente elétrica que passa é dividida para cada carga, de acordo com a respectiva resistência.

Como calcular a corrente em um circuito em paralelo?

Também é possível encontrar a corrente total do circuito realizando a associação de resistores em paralelo, dividindo a tensão do circuito pela resistência equivalente e através da potência de cada resistor, como no exemplo anterior, no circuito em série.

Como identificar resistores em paralelo?

Resistores estão em paralelo se seus terminais estão conectados aos mesmos dois nós. A resistência paralela única equivalente é menor do que o menor resistor paralelo.

Qual é a principal característica de um circuito elétrico em paralelo?

Características fundamentais de uma associação em paralelo de resistores: Há mais de um caminho para a corrente elétrica; ... A diferença de potencial (corrente elétrica necessária para ocorrer a ddp) é a mesma em todos os resistores; O resistor de menor resistência será aquele que dissipa maior potência.

Quais os elementos que compõem um circuito elétrico?

Apresentação dos elementos que compõem um circuito elétrico – resistor, capacitor, indutor e fonte, e os símbolos usados nos esquemas.

Quais são os principais elementos de um circuito elétrico?

Os três elementos básicos de um circuito elétrico são o resistor, o capacitor e o indutor.

Quais são os tipos de circuitos?

Existem vários tipos de circuitos sendo os principais o circuito em série, circuito paralelo e circuito misto. No circuito em série existem trechos que funcionam de forma independente. No circuito em paralelo, os caminhos funcionam de forma dependente.

O que acontece em um circuito em série?

A corrente elétrica de um circuito em série se torna a mesma em todos os pontos onde as cargas são ligadas e a corrente elétrica de todas as cargas são iguais. Entenda como funciona um circuito elétrico em série: ... A resistência de um circuito elétrico equivale a soma de cada carga ligada em série.

Como identificar os nós de um circuito?

Nós: são onde há ramificações nos circuitos, ou seja, quando houver mais de um caminho para a passagem da corrente elétrica. Ramos: são os trechos do circuito que se encontram entre dois nós consecutivos. Ao longo de um ramo, a corrente elétrica é sempre constante.

Como calcular a corrente elétrica total de um circuito?

Aplique a lei de Ohm para determinar o valor da corrente elétrica total: U(total) = I(total) x R(total). I(total) = U(total)/R(total).

Como construir um circuito elétrico?

Para construir um circuito simples, você precisará de uma fonte de energia, dois fios isolados, uma lâmpada e um soquete. A fonte de energia pode ser qualquer tipo de bateria ou conjunto de pilhas. O restante dos materiais pode ser encontrado em uma loja de ferramentas local.

O que acontece se for medir corrente e fazer a ligação em paralelo?

Faça os exercícios! É de vital importância, em eletricidade, a utilização de dois aparelhos de medidas elétricas: o amperímetro e o voltímetro.

É permitida a ligação de condutores em paralelo?

A norma NBR 5410:2004 nos exige em sua seção 6.2.5.7 que no caso de ligação de condutores em paralelo na mesma fase ou polaridade, deve ser respeitado os limites máximos de temperatura especificados em sua Tabela 35.

O que é uma associação de resistores em paralelo?

Na associação de resistores em paralelo, a resistência equivalente é igual à soma dos inversos das resistências dos resistores individuais que formam o circuito elétrico. Quando colocados nos circuitos elétricos, eles têm o objetivo de limitar a corrente que atravessa o circuito. ...

Qual a intensidade de corrente elétrica na associação?

Logo, a intensidade de corrente em uma associação de resistores em paralelo é a soma das correntes nos resistores associados. Desta forma, podemos notar que a corrente que passa em um resistor é inversamente proporcional ao valor da resistência.

Qual é o valor da resistência equivalente da associação?

Em uma associação em série de resistores, o resistor equivalente é igual à soma de todos os resistores que compôem a associação. A resistência equivalente de uma associação em série sempre será maior que o resistor de maior resistência da associação.

Artigo anterior
Porque Jerusalém foi destruída em 70 DC?
Artigo seguinte
O que é o Guia de Recolhimento do FGTS?