O que é o Guia de Recolhimento do FGTS?

Perguntado por: Débora Doriana Rodrigues  |  Última atualização: 27. Januar 2022
Pontuação: 4.3/5 (70 avaliações)

O GRF (Guia de Recolhimento do FGTS) é a guia que contém as informações relacionadas aos funcionários e suas remunerações. Ela, é utilizada para fazer o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e pode ser gerada por meio do aplicativo SEFIP.

Como é o recolhimento de FGTS?

Os depósitos do FGTS devem ser efetuados mensalmente até o dia 7 (sete) do mês subsequente ao de sua competência. Quando o dia 7 não for dia útil, o recolhimento deverá ser antecipado. Os depósitos são feitos pelo empregador ou o tomador de serviços. O FGTS não é descontado do salário, é obrigação do empregador.

Como fazer a Guia de Recolhimento do FGTS?

I- Acessar o site https://conectividade.caixa.gov.br/, selecionar a opção Regularidade FGTS, clicar em Parcelamentos Pré-formalizados, selecionar o parcelamento, clicar em Consultar parcelas e Gerar guia; II- Proceder a emissão da guia para recolhimento da parcela 1/6 (GRDE – Guia de Recolhimento de Débitos do FGTS).

Qual guia recolhe FGTS?

A GRF – Guia de recolhimento do FGTS é destinada aos: Trabalhadores geridos pela CLT que firmaram contrato de trabalho a partir de 05/10/1988; Trabalhadores rurais; Trabalhadores intermitentes (Lei nº 13.467/2017 - Reforma Trabalhista);

Como faço para recalcular Guia de FGTS?

Como regularizar FGTS em atraso?
  1. Baixe o índice do mês em que você efetuará o pagamento da guia vencida. ...
  2. Com o arquivo no computador, entre no SEFIP e vá em: ferramentas > carga manual de tabela > índice > FGTS. ...
  3. Escolha a opção de importar o arquivo do FGTS do programa de sua folha de pagamento.

GRRF - Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS

16 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo a empresa pode atrasar o FGTS?

Agora, os quatro meses em que o FGTS permaneceu suspenso devem ser quitados gradativamente até dezembro de 2021.

Como recalcular FGTS em atraso domínio?

1.1 - Informe os dados para geração do arquivo; 1.2 - No quadro INFORMAÇÕES SOBRE O RECOLHIMENTO; 1.2.1 - No campo INDICADOR RECOLHIMENTO DO FGTS, selecione a opção 'Em Atraso' e informe a data que será realizado o pagamento; 1.2.2 - No campo INDICADOR RECOLH.

Quem paga a Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS?

A todas as pessoas físicas e jurídicas sujeitas ao recolhimento rescisório do FGTS, conforme estabelece a Lei nº 8.036 de 11/05/1990, com redação dada pela Lei nº 9.491/1997.

Como gerar a guia de FGTS no e social?

Então para emitir as guias de recolhimento do FGTS a empresa deve transmitir o eSocial e em seguida acessar o conectividade social. Diferentemente da GFIP, neste novo modelo não teremos que gerar nenhum arquivo, as informações serão transmitidas de forma online. Nada mudou com relação ao prazo de recolhimento!

Como podemos verificar se a guia de FGTS foi paga?

CONSULTA DIRETA PELO ESOCIAL:

"Consultar Guias Pagas". Selecione o ano e confira o status de cada mês. Com a ferramenta, é possível consultar os valores declarados de tributos e FGTS nas folhas já fechadas, e também o detalhamento de cada guia paga.

Como fazer a Guia de FGTS do MEI?

Caso tenha um empregado, o MEI deve recolher mensalmente o FGTS com alíquota de 8% sobre o valor do salário pago, preencher e entregar a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP) à Caixa Econômica Federal até o dia 7 do mês seguinte àquele em que a remuneração foi paga.

Como fica o recolhimento do FGTS na pandemia?

Para tentar enfrentar a crise econômica durante a pandemia de Covid-19, a medida autorizou a interrupção do recolhimento do FGTS nos meses de abril, maio, junho e julho de 2021. ... As parcelas terão data de vencimento até o dia 7 de cada mês, com a primeira parcela a ser quitada no mês de setembro de 2021.

Como emitir a guia do eSocial?

Para emitir a guia de pagamento do Simples Doméstico, empregador e empregados devem estar cadastrados no sistema do eSocial. No site do eSocial, o empregador deve fazer login na página inicial. Clicar na opção “Folha/Recebimentos e Pagamentos”, em seguida selecione a opção “Dados de Folha/Recebimentos e Pagamentos”.

Como emitir Guia de FGTS de empregada doméstica em atraso?

Se o empregador já tem cadastro no eSocial Doméstico e está com o pagamento de FGTS em atraso, deverá gerar uma guia para cada competência em que não foi feito o recolhimento. Emitidas as guias específicas, basta efetuar o pagamento nas agências, lotéricas, correspondentes bancários ou pelo Internet Banking Caixa.

Como recolher FGTS DCTFWeb?

Com a obrigatoriedade da DCTFWeb, o recolhimento das contribuições previdenciárias passa a ser feito por meio de DARF, gerado após o envio da declaração, com exceção de empregadores domésticos, segurados especiais e o MEI cujo pagamento, conforme já apontado, deve ser realizado pelo Documento de Arrecadação do e-Social ...

O que é guia de recolhimento rescisório?

A guia de recolhimento rescisório do FGTS serve para recolher as multas rescisórias, o valor referente ao aviso prévio indenizado e os depósitos do FGTS do mês da rescisão. Ela também recolhe os depósitos do FGTS do mês imediatamente anterior. Nesse caso, recaem as contribuições sociais ainda pendentes.

Como saber se a empresa pagou a multa do FGTS?

O empregado pode acessar o site da Caixa e acompanhar os recolhimentos do fundo de garantia para ver se tá sendo recolhido direitinho”, explica Karolen. Érica acrescenta que o trabalhador também pode ter acesso à multa caso perceba que a empresa não está realizando os depósitos do FGTS durante o período do contrato.

Como recolher o FGTS Rescisorio?

O vencimento da GRRF é até o 10º dia corrido a contar do dia imediatamente posterior ao desligamento. Caso o 10º dia corrido seja posterior ao dia 7 do mês subsequente, o vencimento do mês da rescisão e do aviso prévio indenizado ocorre no próximo dia 7.

Como atualizar índice FGTS em atraso?

Saiba como atualizar os índices do FGTS para gerar SEFIP em...
  1. Após o download, clique no arquivo para executá-lo e aguarde abrir;
  2. Clique em “Unzip” para descompactar o arquivo em “C:\CAIXA\”;
  3. Execute o SEFIP;
  4. Acesse o menu “Ferramentas” e, nas opções de “Carga Manual de Tabelas”, selecione “Índices – FGTS”;

Como atualizar Guia de GRRF em atraso?

Observação: Para recolhimento em atraso, basta atualizar os índices conforme disponibilizados no site da Caixa e gerar conforme orientações acima, com a data do efetivo pagamento. A correção é feita no próprio aplicativo da GRRF.

Porque as empresas não estão depositando FGTS?

O governo permitiu que empresas suspendam o contrato de seus funcionários por até quatro meses – com limite até agosto – por conta da pandemia do novo coronavírus, o que garante que a empresa interrompa também o pagamento das parcelas do FGTS. Neste caso, o trabalhador não terá direito a receber os valores.

Quanto tempo a empresa tem para depositar o FGTS na pandemia?

Se o empregado tiver saído da empresa no período da suspensão do depósito do FGTS, os valores devem ser depositados no prazo máximo de 10 dias após a rescisão do contrato, conforme a legislação. Esse direito é válido independente do motivo da quebra do contrato, seja por justa causa ou não.

Quando o patrão não deposita o FGTS o que acontece?

Sendo passível de rescisão do contrato de trabalho por falta do empregador, bem como impedido de expedir a Certidão Negativa de Débitos (CND) ou a Certificação de Regularidade perante o FGTS.

Como gerar Guia do eSocial em atraso?

Como emitir a Guia DAE?
  1. Acesse o eSocial;
  2. Digite as informações para login;
  3. Selecione a opção “Folha/Recebimentos e pagamentos”;
  4. Selecione o ano e o mês da apuração a ser feita;
  5. Informe o salário bruto, com possíveis adicionais e descontos;
  6. Confira as informações;
  7. Clique na opção “Emitir DAE”.

Artigo anterior
Qual a diferença entre um circuito em série e em paralelo?
Artigo seguinte
Como desativar a tecla f11?