Qual a diferença entre tuberculose primária e secundária?

Perguntado por: Samuel Gaspar Fernandes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (54 avaliações)

A forma primária é a que ocorre em indivíduos que ainda não tiveram contato com o bacilo, sendo, portanto, mais comum em crianças. A forma secundária desenvolve-se a partir de uma nova infecção (reinfecção exógena) ou da reativação de bacilos latentes (reinfecção endógena).

O que é tuberculose primária?

Tuberculose primária – ocorre durante uma primo-infecção, pode evoluir tanto a partir do foco pulmonar quanto do foco ganglionar ou, então, em conseqüência da disseminação hematogênica. Isso acontece em 5% dos primo-infectados.

O que é tuberculose secundária?

A Tuberculose Secundária é a forma de manifestação mais comum da doença e pode ocorrer anos depois da infecção inicial. As características clínicas clássicas de Tuberculose pulmonar secundária incluem tosse crônica, produção de escarro, perda de apetite, perda de peso, febre, sudorese noturna e hemoptise.

O que pode causar tuberculose secundária?

A tuberculose secundária deriva da reativação de uma infecção latente, mas também pode resultar de uma reinfecção exógena, no caso de uma redução da imunidade do hospedeiro, ou quando um grande inóculo de bacilos virulentos sobrecarrega o sistema imune do hospedeiro.

Quais são os três tipos de tuberculose?

Tuberculose Cutânea; Tuberculose Cerebral; Tuberculose Ganglionar (afeta os linfonodos);

TB primária e secundária | Vida e medicina | Khan Academy

38 questões relacionadas encontradas

Qual o tipo de tuberculose que não é contagiosa?

A tuberculose pleural não é contagiosa, uma vez que a pleura não se comunica com o meio externo, e os principais sintomas são dor torácica, febre (que geralmente aparece no final da tarde), perda de peso, tosse e, em alguns casos, desconforto respiratório.

Qual a forma mais grave da tuberculose?

Tuberculose miliar: É uma das formas mais graves da tuberculose e ocorre quando o bacilo entra na corrente sanguínea e chega a todos os órgãos, havendo risco de meningite.

Quais os órgãos que a tuberculose pode afetar?

Atinge principalmente os pulmões (forma pulmonar), porém outros órgãos podem ser afetados como: rins, ossos, olhos, entre outros, sendo estas denominadas como tuberculose extrapulmonar.

O que pode causar tuberculose?

A tuberculose é definida como uma doença bacteriana, ou seja, causada por uma bactéria, a Mycobacterium tuberculosis, também chamada de bacilo de Koch. Ela afeta tradicionalmente o pulmão, mas pode atingir outros órgãos do corpo humano, a depender de sua gravidade.

Qual é o exame para detectar tuberculose que o paciente realiza três vezes?

A baciloscopia é realizada na suspeita de que a pessoa tenha tuberculose. É um exame tradicional feito com três coletas do escarro do paciente para chegar ao diagnóstico.

Como a tuberculose pode matar?

Nos rins, ela pode causar urina com sangue. Nos ossos, a tuberculose causa uma compressão dos nervos. Já se a doença afetar o sistema nervoso central, causa a meningite, e a pessoa passa a ter dores de cabeça e confusão mental. A tuberculose é transmitida pelo ar.

Quais são os estágios da tuberculose?

A tuberculose pode ocorrer em 3 estágios:
  • Infecção primária.
  • Infecção latente.
  • Infecção ativa.

Qual a classificação da tuberculose?

Normal – os que não apresentam imagens patológicas nos campos pulmonares. Seqüela – os que apresentam imagens sugestivas de lesões cicatriciais. Suspeito – os que apresentam imagens sugestivas de tuberculose. Outras doenças – os que apresentam imagens sugestivas de pneumopatia não tuberculosa.

Como é que começa os sintomas da tuberculose?

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea e se instala a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo bacilos.

Quais as sequelas de uma pessoa que já teve tuberculose?

A sequela pulmonar de tuberculose (TB) caracteriza-se por alterações anatômicas das estruturas brônquicas, vasculares ou do parênquima pulmonar que se seguem à cura microbiológica da infecção, favorecendo o aparecimento de sintomas respiratórios persistentes, infecções pulmonares de repetição, comprometimento da função ...

Quanto tempo a pessoa fica com tuberculose?

O tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses, é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), devendo ser realizado, preferencialmente, em regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO).

Como saber se uma pessoa está com tuberculose?

Para o diagnóstico da tuberculose são utilizados, principalmente, os seguintes exames: exame microscópico direto (baciloscopia direta), cultura para micobactéria com identificação de espécie, teste de sensibilidade antimicrobiana, teste rápido para tuberculose (TR-TB) e radiografia de tórax.

Quem pode ter tuberculose?

São mais vulneráveis à doença as populações indígenas – 3 vezes mais -, presidiários – 28 vezes -, moradores de rua – 44 vezes mais, devido à dificuldade de acesso aos serviços de saúde e às condições específicas de vida –, além das pessoas vivendo com o HIV e Aids.

O que podemos fazer para evitar a tuberculose?

A vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin), ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS), protege a criança das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a tuberculose meníngea. A vacina está disponível nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde e maternidades.

Quais são as complicações da tuberculose?

Complicações possíveis

Dores na coluna e rigidez muscular. Lesões articulares, causadas por artrite tuberculosa – que geralmente afeta os quadris e os joelhos. Meningite, que pode levar à dor de cabeça persistente e contínua durante semanas, além de possíveis alterações mentais. Problemas hepáticos e renais.

Quais os sintomas mais graves da tuberculose?

Em casos mais graves a tuberculose pode apresentar eliminação de sangue e pus ao tossir, dificuldade para respirar e dor torácica.
...
Os sintomas que mais ocorrem são:
  • Tosse por mais de 3 semanas.
  • Febre vespertina.
  • Emagrecimento.
  • Sudorese noturna.
  • Cansaço.

O que é a tuberculose intestinal?

A tuberculose intestinal geralmente é uma complicação da doença pulmonar, pela deglutição de escarro infectado; pode surgir, de forma isolada, pela ingestão de leite contaminado (embora rara atualmente), por disseminação hematogênica e ainda por implante de bacilos de focos contíguos1,5,6,9,11,12,13.

Como saber se a tuberculose está avançada?

Os sinais e sintomas da tuberculose ativa são:
  1. Tosse com duração de três ou mais semanas;
  2. Expetoração com sangue;
  3. Dor no peito ou dor com respiração ou tosse, vulgarmente definida como “pontada” e “dor nas costas”;
  4. Perda de peso involuntária;
  5. Fadiga (cansaço);

Como se pega tuberculose miliar?

Quando alguém com tuberculose pulmonar ativa espirra, tosse ou fala, libera gotículas de secreção respiratória contaminadas com o bacilo, que gera a contaminação.

Tem tuberculose silenciosa?

A tuberculose é uma doença grave e silenciosa que ataca comumente o sistema respiratório, provocada por uma bactéria chamada bacilo de Kosh. De fato, estima-se que 30% da população esteja infectada com a doença, mas seu desenvolvimento depende muito do sistema imunológico de cada um.

Artigo anterior
Quanto mais tempo sinônimo?
Artigo seguinte
Quem tá com urticária pode comer o quê?