Qual a diferença entre recalque e adensamento dos solos?

Perguntado por: Irina Guerreiro Almeida  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (3 avaliações)

O adensamento ocorre através do excesso de cargas no solo, fazendo com que o mesmo venha a perder agua entre suas partículas, ou seja a poro-pressão ou pressão neutra causando o afundamento de estruturas, também conhecidas como recalque.

O que é recalque por adensamento?

Recalque por adensamento primário, resultado de uma alteração volumétrica em solos coesivos saturados por causa da expulsão da água que ocupa os espaços vazios. = comprimento da fundação dividido pela largura da fundação.

O que é o adensamento do solo?

O adensamento de solo é a diminuição dos vazios de um solo, devido a saída da água e ar do seu interior.

Quais as parcelas do recalque por adensamento?

RECALQUE POR ADENSAMENTO

Estágio I: Compressão inicial, causada principalmente pelo pré carregamento. Estágio II: Adensamento primário, o excesso de poropressão diminui pela expulsão da água. Estágio III: Adensamento secundário, ocorre após dissipação completa do excesso de poropressão.

Qual a diferença entre compactação e adensamento do solo?

Os processos de compressão podem ocorrer por compactação (redução de volume devido ao ar contido nos vazios do solo) e pelo adensamento (redução do volume de água contido nos vazios do solo).

Mecânica dos solos - Recalque / Adensamento

21 questões relacionadas encontradas

Quais as principais semelhanças e diferenças entre adensamento e compactação?

Você sabe a diferença entre compactação e adensamento do solo? Basicamente, a compactação tem por objetivo reduzir os vazios, ou seja, é a redução do volume do solo com a expulsão do ar, o adensamento visa também a redução do volume do solo, porém, ocorre através da expulsão da água.

O que é a compactação do solo?

A compactação do solo é o aumento da densidade do solo e a redução da sua porosidade, que se dá quando ele é submetido a um grande esforço ou a uma pressão contínua. A compactação é causada pela ação do homem ao manejar o solo utilizando máquinas e implementos de maneira inadequada.

Como pode ser subdivididas as parcelas do recalque?

 Pergunta 5 1 em 1 pontos Como podem ser subdivididas as parcelas do recalque? Resposta Selecionada: a. Em recalque instantâneo, primário e secundário.

Como é feito o ensaio de adensamento?

O ensaio é feito em estágios de pressão aplicada em corpos de prova, geralmente indeformados e saturados, confinados lateralmente com a conseqüente aferição da redução de sua altura. Desse ensaio são interpretados parâmetros fundamentais para o cálculo de recalques por adensamento.

Quais são os tipos de recalque?

Há dois tipos de recalques: recalque uniforme (ou absoluto) e recalque diferencial.

O que é o adensamento?

O adensamento de concreto consiste na movimentação do material em questão, tendo a finalidade de diminuir o número de vazios, bolhas de ar e excesso de água do interior da massa, de tal forma que se obtenha um concreto denso e compacto. O processo deve ser feito durante e imediatamente após o lançamento do concreto.

O que é adensamento e como se dá a sua génese?

Esse adensamento pode ser derivado de processos sedimentológicos e/ou pedogenéticos, acarretando aumentos na densidade do solo, restrições físicas à penetração de raízes e infiltração d'água, aumen- tando a erosão e, consequentemente, diminuição da produtividade agrícola.

Para que serve o ensaio de adensamento?

O ensaio de compressão edométrica (também conhecido como ensaio de compressão confinada ou ensaio de adensamento), é usado para determinar o grau de compressibilidade de um determinado solo.

Como medir o recalque?

Os equipamentos utilizados para o monitoramento dos recalques foram o uso de nível ótico de precisão , uma régua de 2,00 metros para a medição da cota de saída (na referência de nível) e um escalímetro de 30 centímetros como mira para aferição das cotas nos pinos fixados na estrutura a ser estudada.

O que é grau de adensamento?

Porcentagem ou Grau de Adensamento • Porcentagem de adensamento é a relação entre a deformação ocorrida num elemento numa certa posição, caracterizada pela sua profundidade z, num determinado tempo (e) e a deformação deste elemento quando todo o processo de adensamento tiver ocorrido (ef).

O que é recalque em engenharia?

O recalque nada mais é do que o fenômeno que ocorre quando uma edificação sofre um rebaixamento devido ao adensamento do solo sob sua fundação. Ou seja, é quando o solo “afunda”. ... Essas fissuras geralmente apontam aonde ocorreu o maior recalque, pois tendem-se a “deitar” em direção ao local do rebaixamento do solo.

Como é realizado o ensaio de compressão Edométrica ensaio de adensamento?

Ensaio de adensamento ou ensaio edométrico consiste na determinação das propriedades mecânicas de compressão do solo. Para se determinar as propriedades de adensamento do solo é necessário aplicar uma carga axial constante e incremental até que o solo pare de se adensar e que esteja totalmente drenado.

Quais são os parâmetros que podemos obter no ensaio de adensamento?

Os parâmetros de adensamento serão obtidos através de ensaios de compressão edométrica, com a pressão nominal de carregamento padrão 0,5 ; 1,0 ; 2,0 ; 4,0 kgf/cm² e pressão nominal de descarregamento de 2,0 kgf/cm².

Como é feito o ensaio de cisalhamento?

O ensaio de cisalhamento é amplamente utilizado para medir a força de ligação de adesivos quando forçados a deslizar duas chapas coladas uma sobre a outra. Em geral, o ensaio é conduzido em duas chapas sobrepostas unidas pelo adesivo, que são tracionadas causando uma tensão cisalhamento na junta.

O que é recalque e quais os principais tipos de recalque?

Definição dos recalques em fundações

De um modo geral podemos dizer que o recalque é a resultante da interação solo – carregamento. A principal reação é a variação volumétrica ou da forma do maciço de solo que está abaixo da fundação, pela eliminação de vazios, ou seja, a expulsão da água ou do ar nos vazios.

O que é recalque quais as condições para que recalques aconteçam?

O recalque se dá em virtude da deformação do solo, sendo ela por diminuição de volume ou por mudança de forma. A estimativa de como os recalques poderão se desenvolver em projetos de edificações é importante para evitar possíveis patologias durante a vida útil de uma obra de engenharia civil (Aoki, 2000).

Quais as fases de compressão de uma argila?

Portanto, devido a estrutura própria do solo (multifásica), possuindo uma fase sólida (grãos), uma fase fluída (água) e uma fase gasosa (ar) confere-lhe um comportamento próprio, tensão-deformação, o qual pode depender do tempo.

Quais são as causas da compactação do solo?

Causas da compactação do solo. As forças que atuam no solo podem ser classificadas em externas e internas. Forças externas resultam do tráfego de veículos, animais ou pessoas, assim como do crescimento de raízes grandes que empurram as partículas do solo para forçar sua passagem, podendo até causar compactação.

Qual o objetivo da compactação dos solos?

O processo de compactação tem como objetivo reduzir os espaços vazios, aumentar a rigidez e a resistência do solo assim como reduzir a permeabilidade. Através da compactação o maciço se torna mais homogêneo e com a redução dos vazios o peso específico aparente do solo aumenta.

Quais são as consequências da compactação do solo?

A compactação altera uma série de fatores que afeta o crescimento radicular, como aeração, retenção de água, resistência à penetração de raízes podendo, inclusive, aumentar a susceptibilidade do solo à erosão, como será discutido a seguir.

Artigo anterior
Como saber qual programa está usando a porta 3306?
Artigo seguinte
O que é a água potável?