O que é ensaio Pressiométrico?

Perguntado por: Filipe Enzo Barbosa de Vieira  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (32 avaliações)

O ensaio pressiométrico é um ensaio efectuado “in situ”, tendo maior aplicação nos solos e rochas brandas ou solos duros. Este consiste na introdução de uma sonda cilíndrica dentro de um furo aberto no solo, e na aplicação de uma pressão que levará à expansão da sonda - Fig.

Como funciona o ensaio PMT?

A execução do ensaio PMT, que segue a norma internacional ASTM D4719, consiste na inserção de uma sonda pressiométrica cilíndrica em um furo previamente realizado, em cotas determinadas pelo projeto. A sonda será inflada radialmente e serão obtidos dados de tensão e deformação.

O que é Pressiometro?

Clarke (1995) define o pressiômetro como sendo basicamente uma sonda com forma cilíndrica, projetada para aplicar de maneira controlada pressões nas paredes de um furo de sondagem por meio da expansão de uma membrana.

Qual o objetivo do ensaio Pressiométrico?

O ensaio pressiométrico é o único ensaio que mede deformação e resistência limite. Diferente dos outros testes que visam a retirada de amostras do terreno, esse teste objetiva deformar o mínimo possível os orifícios pois é justamente da avaliação da expansão do terreno que consiste o ensaio.

O que é ensaio Dilatométrico?

O ensaio dilatométrico (DMT) consiste na cravação de uma ponteira na forma de lâmina com uma membrana expansível em um dos lados. A cravação ocorre com interrupções a cada 20 cm, quando é a membrana é inflada para realização do ensaio, o método é orientado pela norma internacional ASTM D6635.

Ensaio Pressiométrico, equipamentos e utilizações

29 questões relacionadas encontradas

Como é feito o ensaio CPT?

O método de ensaio CPT consiste na utilização de um equipamento hidráulico para empurrar uma ponta do cone instrumentado para dentro do solo através de várias hastes. Ele mede continuamente a resistência necessária para penetrar no solo a uma velocidade constante de dois centímetros por segundo.

Para que serve o ensaio DMT?

Utilizado em mais de 40 países, o Dilatômetro de Marchetti (DMT) é uma excelente ferramenta de investigação geotécnica, especialmente para a obtenção de parâmetros de deformabilidade dos solos. O equipamento é simples e robusto e conta com vasta bibliografia publicada.

O que é o ensaio de palheta?

Ensaio de Palheta Vane - Test consiste na medição do torque necessário à rotação de um molinete ou uma palheta cravada no solo, sob velocidade constante. Este ensaio tem como objetivo indicar o valor da resistência ao cisalhamento de materiais argilosos, sob condições não drenadas.

O que é ensaio de placa?

O ensaio de placa é normatizado pela NBR 6489 intitulado “Prova de carga direta sobre terreno de fundação”, o qual consiste na aplicação de carregamento em modelo reduzido de uma sapata, obtendo dessa forma parâmetros de deformação do solo a partir da variação da intensidade da carga aplicada (HACHICH ET AL, 1998).

Quais são as informações obtidas pelo ensaio de palheta?

O ensaio de Palheta é para caracterizar a resistência Não drenada de argilas moles ou muito moles. No passado a execução de obras em solos moles era evitada, já que haviam locais disponíveis onde se podia construir fugindo ou evitando solos moles. O traçando das rodovias procurava contornar estes locais.

O que é ensaio de permeabilidade?

Sobre o ensaio de permeabilidade do solo, nós estamos falando de um estudo geotécnico que consiste na medida da vazão deste solo, sendo representada pelo volume de água absorvido ou retirado, com um intervalo de tempo em função da aplicação de diferenciais de pressão, sendo induzido por colunas de água.

São parâmetros mais significativos obtidos no ensaio DMT?

4 São parâmetros mais significativos obtidos no ensaio DMT, exceto: Sua Resposta: a tensão radial. Resposta correta: a tensão radial.

Por que o ensaio SPT é o mais difundido é utilizado no Brasil?

É a técnica de investigação geotécnica mais popular, devido ao baixo custo e à simplicidade do equipamento, além de possibilitar em uma única operação: a retirada de amostras; a determinação do nível de água; a medida de resistência à penetração, que pode ser correlacionado com métodos semi-empíricos de projeto.

Quanto custa um ensaio CPT?

De acordo com Quaresma, as empresas especializadas oferecem seus serviços a partir de 40 m de sondagem, e o preço médio varia entre R$ 100 e R$ 150/m².

Qual a diferença entre os ensaios SPT e CPT?

O ensaio SPT é a ferramenta mais utilizada no Brasil para a obtenção de parâmetros geotécnicos para elaboração de projetos de fundação. Em contrapartida o CPTu ainda é pouco usual, fato explicado pelo pequeno número de empresas que o executam e pelo custo elevado.

Quais as vantagens e desvantagens do ensaio de cone CPT?

Ensaio de cone

Os resultados deste ensaio podem ser usados para determinação da estratigrafia do solo e para a previsão da capacidade de carga das fundações. A principal vantagem do CPT é que ele, por ser mecanizado, elimina totalmente a influência do operador nos resultados da sondagem.

O que é um ensaio SPT e quais suas principais vantagens?

O ensaio de sondagem spt coleta amostras do solo com facilidade e agilidade de metro a metro para que em laboratório sua caracterização táctil-visual seja bem analisada com cada detalhe do solo.

Para que serve a sondagem do tipo SPT e quais os objetivos de sua realização?

A sondagem a percussão, também conhecida como sondagem SPT é um dos tipos de sondagem mais executadas para o dimensionamento de fundação. Ela é utilizada para determinar características do solo em um terreno no qual se pretende realizar uma construção e é fundamental para o sucesso da mesma.

Quais as principais aplicações dos resultados de uma sondagem com SPT?

2.1 Sondagem de simples reconhecimento com SPT

​Equivale a uma investigação de simples reconhecimento de solo que tem por desígnio determinar os tipos de solo, índice de resistência a penetração e caso houver a posição de nível de água, é utilizada em diversos tipos de obras na engenharia.

Qual a importância do ensaio de permeabilidade?

O Ensaio de Permeabilidade in-situ é utilizado para calcular a estimativa de vazão que infiltrará através das camadas de solo a serem estudadas. Ensaio de permeabilidade é um procedimento realizado em furos de sondagem em projetos de geologia de engenharia e engenharia ambiental.

O que é permeabilidade da terra?

Sobre a permeabilidade do solo: a água que cai no solo infiltra pelos espaços existentes entre suas partículas. Quanto maiores forem as partículas que compõem o solo, maiores serão os espaços entre elas e maior será a permeabilidade do solo, ou seja, a água passará por ele mais rapidamente.

Como medir a permeabilidade do solo?

De acordo com a definição do dicionário Larousse, um permeâmetro é um instrumento para medir a permeabilidade de uma amostra de campo. Quanto à permeabilidade, isso é propriedade que o solo apresenta de permitir o escoamento da água através dele (PUNTO, 2006).

Qual o objetivo do ensaio da palheta?

Este ensaio tem como objetivo indicar o valor da resistência ao cisalhamento de materiais argilosos, sob condições não drenadas. É executado em geral no interior de furos de sondagens ou perfurações.

Quais os principais objetivos de uma investigação geotécnica?

O grande objetivo das investigações é propiciar o reconhecimento da estratigrafia do local, possibilitando a montagem de perfil geotécnico que fará parte das análises de estabilidade, bem como identificar os parâmetros geotécnicos das camadas que comporão o perfil geotécnico e/ou orientar na sua definição.

Qual o objetivo da investigação geotécnica?

A investigação na geotecnia, mais especificamente voltada para taludes, tem como objetivo avaliar as condições geológicas e dos solos que afetam a segurança, o custo, o projeto e a execução do mesmo ou remediações.

Artigo anterior
Qual o melhor arquétipo para atrair um relacionamento?
Artigo seguinte
Qual a principal fonte de economia?