O que é fator de rendimento?

Perguntado por: Letícia Érika Loureiro  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (34 avaliações)

Fator de rendimento (FR)
O fator de rendimento é o a parte útil do alimento. É o que sobra depois de removidas as cascas, caroços e aparas, entre outros. Quando se compra 2,5 Kg de carne (peso bruto ou PB), por exemplo, depois de removidas as aparas sobram apenas 2 Kg (peso líquido ou PL).

Como se calcula o fator de rendimento?

Rendimento = Peso líquido cru x Fator de cocção. Utilizado para calcular a modificação no peso do alimento que passa pela etapa de remolho (imersão em água).

O que é FC na ficha técnica?

O fator de correção dos alimentos (FC), também conhecido como fator de aquisição, está relacionado à perda de parte do alimento que inevitavelmente acontece durante o seu preparo. Este índice diz respeito à relação entre o peso líquido e o peso bruto de cada insumo.

O que é o fator de correção?

O indicador de desperdício chamado Fator de Correção (FC) é definido como a relação entre o peso do alimento bruto, ou seja, na forma como foi adquirido, com cascas, talos, sementes, e o peso do alimento líquido, após passar por processo de limpeza.

Como calcular o rendimento de um alimento?

Para calculá-lo, utilizamos a seguinte fórmula: IC = PC / PL. Dessa forma, temos: Resultado maior que 1: o alimento ganhou peso durante a cocção, por conta do processo de hidratação. Resultado menor que 1: o alimento perdeu peso durante a cocção, devido à perda de água e à retração das fibras.

O que é fator de potência?

27 questões relacionadas encontradas

Como calcular o PB e PL?

Para obter-se o peso liquido, divide-se o peso bruto pelo fator de correção. PL = PB/FC Peso bruto (PB): Peso total do alimento ao ser adquirido na compra. Peso utilizado para cálculo de custo. PB = PL x FC RESTO x REJEITO Os custos com matéria-prima envolvem produtos descartáveis, gêneros alimentícios.

Como calcular per capita líquido?

Para calcular o FC, basta dividir o peso bruto pelo peso líquido, ou seja, FC = PB/PL. Se o FC é 1, significa que não houveram perdas e quanto maior seu número, maiores as perdas.

Como calcular ficha técnica nutrição?

Para o cálculo real das quantidades dos alimentos deverá ser multiplicado o per capta (PB) de cada ingrediente pelo número de alunos que realizam as refeições. Segue o exemplo: Lista de Compras: Arroz:Per capta (PB) x nº de alunos 20g x 150 alunos = 3000g = 3,0 kg de arroz.

Como calcular o rendimento de uma porção?

Para calcular o rendimento ou o número de pães que serão produzidos com uma receita, basta dividir o peso total da massa pelo peso de cada pão, ainda cru.

O que é rendimento alimentos?

O fator de rendimento é o a parte útil do alimento. É o que sobra depois de removidas as cascas, caroços e aparas, entre outros. Quando se compra 2,5 Kg de carne (peso bruto ou PB), por exemplo, depois de removidas as aparas sobram apenas 2 Kg (peso líquido ou PL).

Como calcular o rendimento do arroz?

Caso o arroz seja servido como acompanhamento, a quantidade de arroz para uma pessoa é de 1/4 xícara de chá de arroz cru, aproximadamente 50g. Mas se o arroz for servido como prato principal (risoto, galinhada), a quantidade de arroz para uma pessoa é de 1/2 xícara de chá de arroz cru, aproximadamente 100 g.

O que é fator de correção de um alimento?

O que é o Fator de Correção

O fator de correção dos alimentos (FC) é obtido do cálculo entre seu peso bruto e seu peso líquido. O FC está relacionado à perda de parte do alimento que inevitavelmente acontece durante o seu preparo.

O que é fator de correção apresente a fórmula?

O fator de correção (FCr) é o fator utilizado para corrigir a diluição de uma substância, o teor de princípio ativo, o teor elementar de um mineral ou a umidade. Essas correções são feitas com base nos certificados de análise das matérias-primas ou nas diluições feitas na própria farmácia.

Para que serve o fator de correção dos alimentos?

É válido ressaltar que o Fator de Correção dos Alimentos se trata de uma constante única, aplicada para cada insumo. Popularmente, tal métrica ainda é conhecida como Indicador de Parte Comestível, já que tem como finalidade prever somente a quantidade exata de alimentos empregados ao fim da fase de manipulação.

Como interpretar o valor do fator de conversão FC )?

Interpretação do Fator de Correção

Então FC > 1 : perda. Se o FC for igual a 1, significa que não perdemos nada do alimento, mesmo após sua preparação. Vemos isso no açúcar, por exemplo. Então FC = 1 : sem perdas – peso bruto é igual ao peso líquido.

Como fazer uma ficha técnica por per capita?

Per capita significa a quantidade de alimento cru por aluno e está descrito ao lado de cada ingrediente da preparação. Para calcular deverá ser multiplicado o per capita de cada ingrediente pelo número de alunos e pela frequência que o alimento vai ser ofertado.

Como usar o fator de correção?

Neste caso, o fator correção é 1,25, resultado obtido através do seguinte cálculo: peso bruto (500g) dividido pelo peso líquido (400g), ou seja, 500/400=1,25. Assim conseguimos identificar então que na verdade seria necessário comprar um abacaxi que pesasse, no mínimo, 625g, (500g x 1,25).

Como calcular indicador de conversão?

Para calcular a taxa de conversão, basta dividir o número de conversões pelo número de visitas ou contatos totais. Por exemplo, se em um mês seu site recebeu 5.000 visitas e teve 1.500 envios de formulário, então a taxa de conversão é de 30%.

Como calcular a porcentagem de um valor?

A porcentagem representa um valor dividido por 100. Dessa forma, falar 25% de um valor é o mesmo que dizer 25 de 100, ou seja, 25 dividido por 100. E, para descobrir o número exato de ausentes no evento, é só multiplicar o todo pela porcentagem. Dessa forma: 160 x 25% = 160 (25/100) = 160 x 0,25 = 40.

Como calcular fator de correção de medicamentos?

Para calcular o Fator de Correção (FCr), divide-se 100 pelo teor da substância ou do elemento. Cálculo: 10 mg x 9,09 = 90,9 mg de Betacaroteno por cápsula. Cálculo: 100 mg x 2,33 = 233 mg de Kawa Kawa por cápsula.

Como fazer o cálculo de uma ficha técnica?

Assim, na tabela, coloque cada componente do produto e a quantidade prevista para a fabricação de uma unidade. Em seguida, cadastre o preço unitário de cada um desses componentes. Depois, multiplique o valor da matéria-prima pela quantidade utilizada em cada produto para obter o CPV unitário.

Como calcular o custo total de uma ficha técnica?

O CPV total é obtido pela multiplicação do CPV unitário pelo total de produtos vendidos em um determinado período. Cada produto de uma empresa deve possuir uma ficha técnica diferente que contemple todos os componentes utilizados no seu processo de fabricação.

Como se faz uma ficha técnica de receita?

Como elaborar uma ficha técnica de preparação
  1. Nome do prato/bebida como consta no menu.
  2. Ingredientes necessários e quantidade de cada um deles: não se esqueça das unidades de medida, gramas, xícaras, colheres e até mesmo pitadas.
  3. Tempo de preparo.
  4. Rendimento da receita: quantas porções do prato/bebida uma receita rende?

Artigo anterior
O que é profissional interdisciplinar?
Artigo seguinte
Quem é a verdadeira mãe de Sarada?