Qual a diferença entre raquitismo e osteomalácia?

Perguntado por: Filipa Carvalho de Ferreira  |  Última atualização: 13. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (71 avaliações)

O RAQUITISMO É UMA DOENÇA ÓSSEA caracterizada pela diminuição da mineralização da placa epifisária de crescimento e a osteomalacia é caracterizada pela diminuição da mineralização do osso cortical e trabecular, com acúmulo de tecido osteóide não mineralizado ou pouco mineralizado.

Qual a causa do raquitismo osteomalácia e osteoporose?

O termo osteomalácia é menos conhecido, é uma doença de adultos que pode simular a osteoporose. Raquitismo e osteomalácia têm em comum a deficiência na mineralização: na criança da cartilagem de crescimento e nos adultos no processo remodelação do tecido ósseo.

Qual exame detecta osteomalácia?

O objetivo do tratamento é corrigir a causa que está na origem da osteomalacia, o que pode ser alcançado através de: Suplementação com cálcio, fósforo e/ou vitamina D; Aumento do consumo de alimentos ricos em cálcio e em vitamina D.

O que é a doença osteomalácia?

Conhecida popularmente como raquitismo em crianças, a osteomalácia é uma condição reumática que causa o amolecimento dos ossos do corpo por uma deficiência no processo de sua construção. De forma geral, a deficiência de vitamina D é a responsável pelo desenvolvimento da doença.

Como um paciente com doença renal crônica pode desenvolver raquitismo?

O raquitismo hipofosfatêmico oncogênico é causado pela produção tumoral de um fator que age particularmente nos túbulos renais, inibindo a reabsorção proximal de fósforo (3). A síndrome caracteriza-se pela remissão da hipofosfatemia e da doença óssea, após a retirada de um tumor coexistente.

VideoAula 6 Sistema locomotor _ Raquitismo e osteomalácia

36 questões relacionadas encontradas

Qual é a vitamina que combate o raquitismo?

A principal causa do raquitismo primário é a carência em vitamina D, que afeta a estrutura e desenvolvimento dos ossos. Isto acontece porque o cálcio é melhor absorvido quando há ingestão de alimentos ricos em vitamina D, e por isso, quando existe carência de vitamina D a sua absorção é afetada.

Como diagnosticar o raquitismo?

Um raio-X dos ossos afetados pode revelar deformidades ósseas. Os exames de sangue e de urina podem confirmar um diagnóstico de raquitismo e também monitorar o progresso do tratamento.

Qual a diferença entre osteomalacia e osteoporose?

Duas distúrbios metabólicos ósseas diminuem tal massa: osteoporose e osteomalacia. Na osteoporose, há diminuição da massa óssea com taxa normal de mineral ósseo na matriz óssea. Na osteomalacia, a taxa de mineral ósseo na matriz óssea é mais baixa.

O que é Hipercalciuria?

Hipercalciúria idiopática é um distúrbio metabó- lico freqüente, caracterizado por excreção urinária aumen- tada e níveis séricos normais de cálcio, na ausência de outras condições, como intoxicação por vitamina D, excesso de glicocorticóides, sarcoidose, imobilização ou hipertireoidismo1.

O que é raquitismo e como pode ser evitado?

O raquitismo pode ser evitado se a dieta tiver uma quantidade suficiente de vitamina D e cálcio. Para crianças mais velhas, boas fontes de vitamina D são peixes oleosos, ovos ou cereais com adição suplementar de vitaminas.

Qual o nome do exame para saber se têm osteoporose?

A densitometria óssea é um exame importante para diagnosticar a osteoporose e a osteopenia e, assim, iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Quais os sintomas da osteomalácia?

Sinais e sintomas

A osteomalacia causa dores nos ossos (osteopenia), principalmente na coluna vertebral e ossos da pernas e pélvis, fraqueza muscular e, se o teor de cálcio no sangue for muito baixo, tetania (espasmos musculares) nas mãos, pés e garganta.

Qual o exame de sangue para detectar osteoporose?

Exames de sangue podem incluir: Cálcio no sangue - Em geral, está normal na osteoporose, mas pode se apresentar elevado em outras doenças ósseas. Vitamina D - Carência dessa vitamina pode provocar queda na absorção de cálcio. Avaliação da tireoide T4 e TSH - Para pesquisar doenças da tireoide.

O que causa o raquitismo e a osteoporose?

Estamos falando de uma doença rara que atinge especialmente crianças. Causado por deficiência nutricional de vitamina D, cálcio ou fósforo e por fatores genéticos, o raquitismo atinge os ossos, deixando-os fracos e predispostos a envergarem.

O que é Osteoporose é raquitismo?

O RAQUITISMO É UMA DOENÇA ÓSSEA caracterizada pela diminuição da mineralização da placa epifisária de crescimento e a osteomalacia é caracterizada pela diminuição da mineralização do osso cortical e trabecular, com acúmulo de tecido osteóide não mineralizado ou pouco mineralizado.

O que acontece ao tecido ósseo do indivíduo quando ele apresenta osteoporose ou raquitismo?

O raquitismo manifesta-se, principalmente, provocando retardo no crescimento e desencadeando deformidades ósseas. As deformidades acometem com maior frequência as regiões do esqueleto que crescem rapidamente, como o antebraço distal.

Quais os fatores que podem levar a uma Hipercalciúria?

Hipercalciúria idiopática(HI) ocorre nos casos em que há aumento da excreção urinária de cálcio, sendo a concentração sérica de cálcio normal e excluídas outras causas de aumento dessa excreção como: excesso de vitamina D, acidose metabólica, doenças tubulares granulomatosas, uso de esteroides e hipertireoidismo.

O que faz perder cálcio pela urina?

Portanto, é importante ficar atento aos maiores responsáveis pela perda de cálcio através da urina, fezes e suor: o sal, a cafeína, o tabaco, as bebidas alcoólicas e a falta de exercício físico. O cálcio dos ossos tende a dissolver-se na corrente sanguínea, depois passa pelos rins e é excretado através da urina.

O que pode causar o excesso de vitamina D?

O excesso de vitamina D aumenta a captação intestinal de cálcio, reabsorção tubular renal e reabsorção óssea, levando a hipercalcemia-nível elevado de cálcio no sangue-sintomas relacionados, como náusea, vômitos, fraqueza, anorexia, desidratação e quadro agudo insuficiência renal.

Qual tecido é atingido pela osteoporose?

A osteoporose é uma doença óssea metabólica progressiva que diminui a densidade óssea (massa óssea por unidade de volume), com deterioração da estrutura óssea.

Quem são pacientes em risco para osteoporose?

Os principais fatores de risco para osteoporose incluem idade avançada (idosos correm maior risco), um osso quebrado após os 50 anos (um alerta vermelho para osteoporose!), baixo peso, perda de altura, uma história familiar de fratura de quadril ou osteoporose, ter certas doenças ou tomar certos medicamentos ...

Quais são as complicações da osteoporose?

As complicações clínicas da osteoporose incluem não só fraturas, mas também dor crônica, depressão, deformidade, perda da independência e aumento da mortalidade (2). Estima-se que cerca de 50% das mulheres e 20% dos homens com idade igual ou superior a 50 anos sofrerão uma fratura osteoporótica ao longo da vida.

Quais são os tipos de raquitismo?

O raquitismo é dividido em dois tipos: hipofosfatêmico e hipocalcêmico. Apesar de apresentarem causas diferentes, esses dois tipos de raquitismo há hipofosfatemia (redução de fosfato no sangue).

O que causa raquitismo Wikipédia?

A causa mais comum de raquitismo é a deficiência de vitamina D.

Como doença raquitismo?

O raquitismo é uma doença caracterizada pela deficiência na mineralização da cartilagem de crescimento.
...
O raquitismo pode ser causado por diversos fatores, como:
  1. deficiência de vitamina D;
  2. carência nutricional;
  3. fatores hereditários;
  4. doenças hepáticas;
  5. doenças renais;
  6. deficiência de cálcio ou fósforo, e outros.

Artigo anterior
Quais são as quatro fases da globalização?
Artigo seguinte
Como surgiu a performance e o happening?