O que significa um arquivo permanente?

Perguntado por: Yara Ana Coelho Andrade  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (63 avaliações)

Arquivo permanente ou histórico é o conjunto de documentos preservados em razão de seu caráter secundário. Os documentos permanentes são “aqueles de valor histórico, probatório ou informativo, que devem ser definitivamente preservados no suporte original de criação”, conforme artigo 16, inciso III, da Resolução CNJ n.

O que significa arquivos permanentes?

Ao contrário dos que chamam de “Arquivo Morto”, o Arquivo Permanente é o conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função do seu valor (Secundário), também chamado de arquivo histórico.

O que é arquivo permanente exemplos?

Arquivo permanente

Normalmente são os documentos que já possuem mais de 25 anos e não são utilizados, mas que precisam ser mantidos por serem muito importantes. Um dos grandes exemplos que podemos citar aqui são os documentos históricos. Eles não são mais utilizados mas continuam tendo um grande valor para a empresa.

Qual a função dos arquivos permanentes?

A função primordial de um arquivo permanente é reunir, conservar, arranjar, descrever e facilitar a consulta dos documentos oficiais, de uso não-corrente, ou seja, concentrar sob sua custódia, conservar e tornar acessíveis documentos não-correntes, que possam tornar-se úteis para fins administrativos, pesquisas ...

Qual a diferença entre arquivo corrente intermediário e permanente?

No que se refere ao tempo de guarda de cada tipo de documento, a arquivologia diz que arquivos correntes devem ser mantidos de um a 10 anos; intermediários, por 20 anos e permanentes, entre 25 e 30 anos após o fim do trâmite.

Aula 13 – Arquivo Permanente

36 questões relacionadas encontradas

O que é um arquivo intermediário?

É o conjunto de arquivos correntes, com uso pouco frequente, que aguarda sua destinação (guarda permanente ou eliminação).

O que é um documento intermediário?

Arquivo intermediário é o conjunto de documentos originários de arquivos correntes e que estão sendo pouco usados na rotina de trabalho e são armazenados temporariamente (prazo estabelecido pelo CONARQ) até a sua destinação final, podendo ser eliminados ou arquivados permanentemente.

Quais são as funções de um arquivo?

No entanto, qualquer que seja a finalidade de um arquivo, as suas funções básicas são as mesmas: guardar e conservar os documentos, de modo a serem utilizados para atender a interesses, seja esses administrativos, pessoais e/ou históricos.

Quais são os três tipos de arquivos?

Arquivo ativo, arquivo inativo e arquivo morto:

Existem classificações também que indicam a frequência de uso dos arquivos.

São materiais considerados permanentes na organização dos arquivos?

Os livros e demais materiais bibliográficos apresentam características de material permanente (durabilidade superior a dois anos, não é quebradiço, não é perecível, não é incorporável a outro bem, não se destina a transformação).

Onde devem ser guardados os arquivos permanentes?

Geralmente, os arquivos intermediários ou permanentes são guardados fisicamente em uma sala do arquivo.

Quais os tipos arquivo?

Quais são os principais tipos de formatos de arquivos?
  1. TXT. O TXT também é uma extensão de arquivos de texto, mas, diferente do . ...
  2. DOC. DOC é outro formato de arquivos muito conhecido, próprio do programa Word, da Microsoft. ...
  3. PDF. ...
  4. PPT. ...
  5. JPEG. ...
  6. PNG. ...
  7. EPS. ...
  8. PSD, CDR e AI.

Qual a diferença entre um arquivo corrente e um arquivo permanente?

Arquivo Corrente:

B armazenados em depósitos centralizados, localizados distantes dos setores de trabalho onde foram acumulados. C transferidos, após o final de sua utilização, aos arquivos permanentes, onde aguardam a destinação final. D formados por documentos com prazos precaucionais esgotados.

O que é um arquivo especial?

De acordo com o DBTA (2005) os arquivos especializados são aqueles cujos acervos tem uma ou mais características comuns, como natureza, função ou atividades da entidade produtora, tipo, conteúdo, suporte ou data dos documentos, entre outras.

O que é um arquivo inativo?

Arquivo Ativo: mantém arquivados os documentos e papéis de uso, consulta e referência constantes e atuais. Arquivo Morto: armazena documentos de frequência de uso, consulta ou referência nula. Arquivo Inativo: guarda documentos e papéis que oferecem frequência de uso, consulta ou referência nula.

O que é um arquivo morto?

Grande parte dos documentos de uma empresa não podem ser descartados e precisam ser armazenados por um período que pode chegar a décadas. Esses arquivos fiscais, tributários, trabalhistas e previdenciários são conhecidos como arquivo morto e tornam-se indispensáveis para a proteção jurídica do seu negócio.

Quais os tipos de arquivos na administração?

Alguns dos tipos mais comuns:
  • PSD: gerado pelo Photoshop;
  • CDR: gerado pelo Corel Draw;
  • XML: arquivo gerado para documentos usados na internet;
  • SQL: arquivo específico para administração e dados;
  • TXT e WORD: arquivos de texto;
  • EXE: arquivo de execução;
  • ZIP e RAR: arquivos compactados;
  • JPG e PNG: arquivos de imagens.

Quais são os tipos de arquivos Arquivologia?

Quanto ao gênero, um arquivo pode ser classificado em:
  • textual: manuscritos, datilografados ou impressos.
  • cartográfico: mapas, plantas, entre outros.
  • filmográfico: fitas magnéticas de imagens ou películas cinematográficas.
  • sonoro: registros fonográficos.
  • micrográfico: suporte fílmico.

Quais são os tipos de arquivamento?

Existem diversos métodos de arquivamento que podem ser utilizados, sendo que 4 tipos são considerados básicos e mais comuns. São eles: alfabético, numérico, geográfico e ideográfico.

Qual a importância de um arquivo?

a principal finalidade do arquivo é servir à administração, constituindo-se, consequentemente, em base de conhecimento da história. As funções básicas dos arquivos são a guarda e a preservação dos documentos, visando a sua utilização.

Quais são as características de um arquivo?

Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato. Gênero: refere-se à maneira de representar o documento de acordo com o seu suporte.

Quais são as fases de um arquivo?

  • Os documentos de arquivo passam por três fases distintas de.
  • arquivamento para cumprirem seu ciclo de vida: fase corrente; fase.
  • intermediária; e fase permanente.

Como os documentos chegam aos arquivos intermediários e como saem dele?

A passagem dos documentos do arquivo corrente para o intermediário chama-se transferência. A passagem dos documentos do arquivo intermediário para o permanente chama-se recolhimento. A passagem dos documentos do arquivo corrente para o arquivo permanente chama-se recolhimento.

Como é feita a gestão de documentos?

12 dicas de como fazer gestão de documentos
  1. Organize os documentos físicos. ...
  2. Estabeleça um padrão organizacional. ...
  3. Considere a temporalidade dos documentos. ...
  4. Contrate um serviço de gestão de digitalização de arquivos. ...
  5. Envolva a equipe na rotina da gestão documental. ...
  6. Crie uma política de uso dos documentos.

O que é um arquivo corrente?

É o conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, pelo seu Valor Primário, é objeto de consultas frequentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração.

Artigo anterior
Como criar campos de preenchimento no PDF?
Artigo seguinte
Qual a melhor formação do FIFA 22?