Como calcular o volume de uma bola?

Perguntado por: Rafael Fábio de Campos  |  Última atualização: 17. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (22 avaliações)

O volume é a medida que corresponde a quantidade de espaço ocupado por um determinado objeto. Dito isso, o volume da esfera refere-se ao espaço interno dessa figura geométrica, sendo calculado a partir da fórmula Ve = 4. p. r³/3.

Como calcular o volume de uma bola de futebol?

Se você quer calcular o volume de uma esfera, basta encontrar o valor do raio e inseri-lo em uma simples fórmula: V = ⁴⁄₃πr³.

Como calcular a área de uma bola?

Para calcularmos a área da superfície da esfera utilizamos a seguinte fórmula: ASE = 4 . π . r²

Como calcular o volume de uma superfície esférica?

O volume da esfera pode ser calculado através do produto entre a fração 4/3, o número irracional π e a medida do raio R da esfera elevada ao cubo.

Como calcular o raio de uma bola?

O raio mede exatamente metade do diâmetro. Sendo assim, a fórmula é r = D/2. Essa fórmula é idêntica ao método usando para calcular o raio de um círculo usando seu diâmetro. Caso tenha uma esfera com um diâmetro de 16 cm, encontre o raio dividindo 16/2, chegando ao resultado final de 8 cm.

ESFERA - Área e Volume

18 questões relacionadas encontradas

Como se calcula o raio?

O raio de um círculo é sempre igual à metade do comprimento de seu diâmetro.
  1. Por exemplo, se o diâmetro for igual a 4 cm, o raio será igual a 4 cm ÷ 2 = 2 cm.
  2. Em fórmulas matemáticas, o raio é representado por r e o diâmetro, por d.

Como calcular o raio de um planeta?

Eratóstenes obteve 40.000 quilómetros de perímetro e sabemos actualmente que são 40.075 quilómetros. A diferença foi mínima”, diz Paulo Jorge Lourenço, acrescentando que depois, para se obter o raio, é só dividir o perímetro por dois Pi (3,14). Eratóstenes chegou assim ao valor de 6369 quilómetros.

Como calcular o volume de uma cunha esférica?

O volume da esfera corresponde a medida do espaço interno da figura. Assim, o volume é calculado utilizando a medida do raio, a medida equivalente a um ponto na superfície da esfera ao centro.

Como calcular o volume da circunferência?

A fórmula para o volume de uma esfera é V = 4/3 πr³. Veja-a sendo usada em um exemplo em que temos o diâmetro da esfera.

Qual a fórmula para calcular o volume de um paralelepípedo?

O volume de um paralelepípedo é calculado através da multiplicação entre a área da base e a altura, ou para ser mais prático: comprimento x largura x altura, considerando sempre que as unidades de comprimento das dimensões sejam as mesmas.

Como calcular a área da superfície de um?

A área de uma figura é a medida equivalente a sua superfície. Para calcularmos a área de uma superfície, geralmente, multiplicamos a base (b) pela altura (h) do objeto.

Como calcular a área de um cubo?

Área Total

A fórmula da área de um quadrado é igual à medida de uma de suas arestas ao quadrado, ou seja, A = a². Como o cubo é formado por quadrados, então a fórmula da área total de um cubo é equivalente à área do quadrado multiplicado por 6.

Como se calcula o volume?

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C).

Como se calcula o volume de um retângulo?

A cisterna é um paralelepípedo retângulo. Para calcular o volume basta multiplicar o comprimento, pela largura e pela altura.

Como calcular o volume de uma pirâmide?

O volume da pirâmide depende diretamente da área da sua base e da sua altura, então, o volume de uma pirâmide qualquer é igual à área da base vezes a altura da pirâmide dividido por três.

Como calcular volume interno?

Multiplique a área da base pela altura e divida o resultado por 3 para encontrar o volume. Lembre-se que a fórmula para o volume é V =1/3bh. Em nosso exemplo, a base possui área 36 e altura 10, logo o volume é: 36 * 10 * 1/3 = 120.

Qual é a área da circunferência?

A área de um círculo é pi vezes o raio elevado ao quadrado (A = π r²). Aprenda a usar esta fórmula para calcular a área de um círculo, quando souber a medida do diâmetro.

Como calcular o volume da pirâmide de base quadrada?

Pirâmide de base quadrada

Então, para calcular o volume de uma pirâmide quadrada, calculamos o produto entre o quadrado da aresta da base e a altura da pirâmide, e dividimos por três.

Como se calcula o volume de um cilindro?

O volume de um cilindro é π r² h, e sua área de superfície é 2π r h + 2π r².

Como calcular o volume de um cubo?

O volume de um cubo é determinado através do produto da área da base pela altura, como já foi dito que as arestas do cubo possuem medidas iguais, então temos que V = Ab * a ou V = a * a * a → V = a³.

O que é um raio de um planeta?

) é a distância do centro da Terra a um ponto na superfície ou próximo a ela. Um raio nominal terrestre às vezes é usado como uma unidade de medida em astronomia e geofísica, que é recomendado pela União Astronômica Internacional como o valor equatorial. ...

Como fazer cálculo de Terra?

Com base nos itens citados anteriormente, deve-se fazer o seguinte cálculo: Área x Altura + Excedente Previsto. Exemplo: Área de 200m² com altura média de aterro de 2m para construção de edificação. Logo, 200m² x 2m = 400m³ + 40% (excedente previsto devido à necessidade de compactação do solo) = 560m³.

Como calcular o raio de um semicírculo?

Use a área do círculo no qual o semicírculo está inserido para determinar o raio. A fórmula é: r = raiz quadrada de A/π, na qual r é o raio, A é a área e π é aproximadamente 3,142.

Qual é o raio da circunferência?

O raio é a distância entre um ponto de uma circunferência e seu centro. O raio do círculo é a distância entre a borda do círculo e seu centro. ... Em ambos os casos, r é o raio da circunferência (ou do círculo) e π é uma constante de aproximadamente 3,1415.

Artigo anterior
Quem são os legalmente impedidos de exercer atividade empresarial?
Artigo seguinte
O que einstein inventou?