Qual a diferença entre psicólogo e amigo?

Perguntado por: Juliana Almeida  |  Última atualização: 21. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (12 avaliações)

O psicólogo é a figura correta para tratar de questões psicológicas, pois ele irá focar no crescimento a longo prazo do paciente. Os amigos procuram soluções mais imediatas e raramente possuem conhecimento no assunto apresentado à eles.

Por que o psicólogo é diferente de um bom amigo?

Diferente de um amigo, o papel do psicólogo é estar com a pessoa e auxiliá-la a refletir sobre suas questões individuais, sem que o lado pessoal do profissional entre em contato com este momento que é da pessoa.

Qual a diferença entre terapia e desabafo?

Existem momentos na vida em que desabafar não é o suficiente para resolver algumas questões( ou problemas?) de ordem emocional. ... Quem busca a PSICOTERAPIA, desabafa ou relata os problemas que passa na vida, buscando por MUDANÇAS, ou seja, alternativas para mudar esse cenário da vida que está causando mal-estar.

Por que o psicólogo não pode ser amigo do paciente?

O relacionamento entre o psicólogo e o paciente e terapêutico é não amizade. Relações comerciais, amizades, ou de qualquer outro cunho, interferem diretamente no efeito terapêutico das consultas e podem indicar tanto déficit do paciente quanto do terapeuta.

O que eu digo para o psicólogo?

Se você decidiu ir ao psicólogo por si só, então obviamente você quer falar ou resolver uma questão ou problema. Pense em informações específicas que você pode querer explicar ou dizer como “Isso realmente me irrita quando…”, “Eu me sinto com ansiedade ou medo em situações em que…”, “Alguns dias eu me sinto como…”.

Qual a diferença entre amigo e psicólogo.

27 questões relacionadas encontradas

O que falar em uma terapia?

6 maneiras de se abrir e falar na terapia
  1. Redefina suas expectativas. Algumas pessoas acreditam que você precisa iniciar sua sessão semanal de terapia com um “tópico” para discutir. ...
  2. Prepare-se para cada sessão. ...
  3. Trate seu Psicólogo como o confidente mais próximo com quem você pode compartilhar qualquer coisa.

O que um psicólogo não pode falar?

"Qualquer fala sobre si mesmo que não tenha um propósito terapêutico é uma fala em demasia", diz Banaco. Segundo ele, se o paciente tem o terapeuta como modelo e segue seus conselhos cegamente ou o imita, expor a vida pessoal é ainda mais danoso.

Como deve ser a relação do psicólogo e paciente?

A relação psicólogo-paciente deve estar sob a luz da empatia, confiança, respeito e profissionalismo, e não é aconselhável que seja estendida para além do setting terapêutico.

Quando um psicólogo se envolve com paciente?

2º alínea J, ao psicólogo é vedado: 'Estabelecer com a pessoa atendida, familiar ou terceiro, que tenha vínculo com o atendido, relação que possa interferir negativamente nos objetivos do serviço prestado'.

Porque o psicólogo não pode atender amigos e familiares?

O Código de Ética dos Psicólogos não proíbe claramente que sejam atendidos familiares ou amigos, a decisão sobre atender ou não vai de acordo com o bom senso do profissional. ... E por parte do Psicólogo, também pode haver pré-concepções sobre o paciente (pois estes já se conhecem), que poderão afetar o processo.

O que o psicólogo não pode fazer?

O Psicólogo é proibido pelo Código de Ética de usar sua profissão para induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito.

Como falar com um psicólogo online grátis?

Para ter acesso ao suporte emocional, basta acessar o site evisa.fabricaderelacionamentos.com.br. Nele, o interessado verá os psicólogos disponíveis. Depois de selecionar o profissional desejado, é necessário clicar no ícone “conversar”.

Qual a diferença entre conversar com o psicólogo e desabafar com um amigo?

Conversar com alguém, seja um amigo ou psicólogo, é imprescindível à saúde mental, entretanto atuam em esferas separadas da nossa vida. ... O psicólogo é importante nesse contexto, alguém para desabafar. A relação profissional permite que a terapia seja um espaço focado somente no paciente.

Qual matéria prima da psicologia e qual a finalidade do trabalho do psicólogo?

A finalidade do trabalho de um psicólogo é interferir, a partir dos conhecimentos da Psicologia, em aspectos da dimensão subjetiva da realidade para potencializar os sujeitos na direção de maior autonomia e autoria de suas historias de vida.

Como elogiar um psicólogo?

Feliz Dia do Psicólogo! Escutar e acolher a dor do outro sem misturar as suas próprias dores requer habilidade e amor por aquilo que faz. Grande é a minha admiração pelo profissional que estuda o que não se pode ver ou tocar, e que como instrumento utiliza a empatia. Feliz Dia do Psicólogo!

O que fazer quando o paciente se apaixona pelo terapeuta?

Olá! A primeira coisa que deve fazer é conversar com seu terapeuta sobre esse sentimento. Em alguns casos os pacientes podem confundir uma admiração por um sentimento amoroso e isso só poderá ser esclarecido se você se abrir sobre como se sente.

Quando o psicólogo é ruim?

Ele se concentra muito em si mesmo? Se o seu terapeuta está muito focado em si mesmo, é provável que seja um mau psicólogo. Alguns profissionais utilizam exemplos de si mesmos para criar um bom clima e fazer com que o paciente se identifique.

Como um Psicólogo deve se comportar?

O terapeuta dá modelo e prática de relacionamento inter-pessoal sadio com seu cliente. ... A generalização deste relacionamento deverá ser possível para outras pessoas e situações e, para isto, o terapeuta deveria se comportar mais como uma pessoa do que como um mágico, um todo-poderoso...

Qual o papel do paciente na terapia?

Ao longo da terapia, o paciente reflete sobre os possíveis caminhos e se fortalece para tomar a melhor decisão. Conhecendo-se mais é possível fazer escolhas mais conscientes. Com isso, a pessoa passa a viver com maior qualidade de vida e envolver-se em relações sociais saudáveis.

Como reage e lida o terapeuta com o silêncio do paciente?

Porém, mais frequentemente, o paciente sente o silêncio do terapeuta como um momento de acolhida e reage positivamente a ele. Nesses casos, embora em um deles o silêncio tenha um caráter ameaçador e, no outro, um caráter empático, em ambos o silêncio do terapeuta é encarado como uma intervençao.

Quando é que um psicólogo pode quebrar o sigilo?

Isso quer dizer que, por exemplo, se uma pessoa se coloca ou pretende se colocar em uma situação de risco à sua integridade, o psicólogo pode romper o sigilo para preservá-la. Outra situação em que o sigilo deve ser quebrado é no caso de maus tratos contra crianças e adolescentes, sendo obrigatória uma denúncia.

O que falar na segunda sessão de terapia?

Deixe claro qual é o seu objetivo com a terapia.

Logo na primeira ou na segunda sessão, conte qual é o problema que deseja tratar, a área da vida que está tentando melhorar ou qualquer que seja o motivo que tenha o levado ao consultório.

Artigo anterior
Qual o significado de sonhar com bebê morto?
Artigo seguinte
O que e uma aurora boreal?