Como posso saber se já tive mononucleose?

Perguntado por: Vasco Diogo Lopes Guerreiro Carneiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (14 avaliações)

O diagnóstico pode ser feito por um exame de sangue específico. Quando adultos fazem esse exame, a maioria fica sabendo que foi infectada pelo vírus e teve a doença no passado sem se dar conta de sua atividade, pois os sintomas foram confundidos com os de infecções banais comuns na infância e na adolescência.

Como pedir exame de mononucleose?

Exames para mononucleose
  1. Exames sorológicos: um teste pode ser feito para detectar a presença de anticorpos para o vírus Epstein-Barr no seu corpo. ...
  2. Hemograma completo: um hemograma completo pode ser feito para descartar outras infecções a partir da análise do seu sangue.

É possível ter mononucleose mais de uma vez?

Entretanto, é impossível adquirir mononucleose mais de uma vez no decorrer da vida, já que, depois de contaminado, o corpo produz anticorpos específicos para se defender da doença, assim como acontece no caso da catapora. Mas cuidado: o organismo combate o vírus, que pode permanecer inativo no corpo por muito tempo.

Como descobrir se eu tenho mononucleose?

Os principais sintomaS indicativos de mononucleose são:
  1. Presença de placas esbranquiçadas na boca, língua e/ou na garganta;
  2. Dor de cabeça constante;
  3. Febre alta;
  4. Dor de garganta;
  5. Cansaço excessivo;
  6. Mal estar geral;
  7. Aparecimento de ínguas no pescoço.

Quanto tempo o vírus da mononucleose fica no corpo?

A doença costuma durar de três ou quatro semanas com manifestação dos sintomas. A inf​ecção, porém, é assintomática e pouco expressiva na maioria das vezes. Normalmente a recuperação ocorre dentro de duas a quatro semanas; em alguns casos mais raros, após 120 dias.

Doença do beijo, ou mononucleose, você já pegou? #16

21 questões relacionadas encontradas

Como se livrar do vírus Epstein-barr?

A mononucleose infecciosa é causada pelo vírus Epstein-Barr e é transmitida principalmente pela saliva e não existe um tratamento específico, pois o corpo elimina o vírus naturalmente após cerca de 1 mês, sendo apenas indicado que a pessoa permaneça em repouso, beba bastante líquidos e mantenha uma alimentação saudável ...

Quem teve mononucleose pode beijar?

Recomendações para mononucleose

Evitar esforços, exercícios físicos e contato íntimo durante cerca de seis a oito semanas para não ocorrer ruptura do baço; Evitar beijar; Evitar compartilhar objetos contaminados com saliva, como talheres, copos ou qualquer outro utensílio que foi colocado na boca.

Como é a dor no baço?

A dor no baço pode acontecer quando esse órgão sofre algum tipo de lesão ou quando aumenta muito de tamanho, podendo a dor ser percebida ao tossir ou mesmo ao toque. Nessas situações, além da dor, é possível também observar alterações no exame de sangue.

Como surge a mononucleose?

A mononucleose infecciosa é causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV), também conhecido como herpes vírus 4 (HHV-4). Trata-se de um micro-organismo de DNA mundialmente disseminado. Estima-se que mais de 90% dos indivíduos adultos já tiveram contato com esse vírus durante a sua vida.

O que pode causar a mononucleose?

A mononucleose é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV), transmitida pela saliva – por isso também é chamada de doença do beijo. Seus sintomas incluem dor e inflamação da garganta, febre alta, placas esbranquiçadas na garganta e ínguas no pescoço.

Quais são as sequelas da mononucleose?

Complicações graves pouco frequentes são a encefalite e outras manifestações neurológicas, ruptura do baço, obstrução das vias respiratórias por edema de tonsilas, anemia hemolítica, trombocitopenia e icterícia. Fazer testes de anticorpos heterófilos e, às vezes, testes de anticorpos específicos contra o EBV.

Quem transmite mononucleose?

Na mononucleose infecciosa, a transmissão do vírus Epstein-Barr é feita por contacto oral com saliva de pessoas infetadas, mais frequentemente de portadores assintomáticos.

Quais os exames para detectar a doença de Chagas?

O teste laboratorial mais utilizado para detectar a doença de Chagas, enfermidade causada pelo Trypanosoma cruzi, é o ELISA, que usa partes deste protozoário para a pesquisa de anticorpos específicos circulantes no sangue.

O que é o IgG e o IgM?

As Imunoglobulinas IgG e IgM são anticorpos. Elas agem em forma de resposta a antígenos presentes em nosso organismo. Suspeita ter sido infectado ou está com Coronavírus?

O que significa EBV IgG e IgM?

Interpretação: O vírus Epstein Barr (EBV) é o principal agente da Mononucleose Infecciosa (MI). Também tem sido relacionado com neoplasias (ex.: desordens mieloproliferativas, linfomas).

Quanto tempo sem beijar com mononucleose?

Deve situar-se entre quatro e seis semanas em média. Nas crianças pequenas, costuma ser um pouco mais curto, de duas semanas aproximadamente. A partir de um caso índex, quem é contaminado pela saliva pode adoecer várias semanas depois, o que dificulta a ocorrência de casos concomitantes.

Quando surgiu a doença do beijo?

Quando chegam à idade adulta, cerca de 95% das pessoas já foi infetada pelo VEB. A doença ocorre com igual frequência em todas as épocas do ano. A mononucleose foi descrita pela primeira vez na década de 1920. Por ser transmitida pela saliva, é conhecida popularmente como "doença do beijo".

Quais os sintomas do baço inflamado?

Sintomas de mielofibrose
  • Aumento do baço (esplenomegalia) e do fígado (hepatomegalia), acompanhado de dor e/ou volume abaixo das costelas do lado esquerdo.
  • Cansaço excessivo e progressivo.
  • Anemia.
  • Febre.
  • Perda de peso e de apetite.
  • Falta de ar.

Como saber se estou com problema no baço?

Confira a seguir alguns dos principais sintomas do aumento do baço
  1. 1- Soluços. O quadro pode causar a compressão de outros órgãos, que, embora não seja dolorosa, pode provocar efeitos no corpo. ...
  2. 2- Dificuldade de alimentação. ...
  3. 3- Aumento do volume abdominal. ...
  4. 4- Dor no hipocôndrio esquerdo.

Como saber se o baço está inflamado?

Sinais e sintomas mais comuns do baço inchado2
  1. Incapacidade de fazer uma grande refeição (sensação de que a comida não cabe na barriga, saciedade)
  2. Desconforto ou dor do lado esquerdo da barriga/abdômen, que pode “subir” para o ombro esquerdo.

Como prevenir a doença do beijo?

Como se prevenir da doença do beijo
  1. Lave bem as mãos.
  2. Não compartilhe talheres, comidas e bebidas.
  3. Não tossir ou espirrar perto de outras pessoas: se não for possível, coloque o rosto contra um objeto de forma que crie uma barreira.

Como identificar a doença do beijo?

A princípio, o vírus causador da doença é o Epstein-Barr (EBV) e pode ficar incubado até 45 dias antes de apresentar sintomas como febre, dor de garganta, placas esbranquiçadas na garganta e língua. Outros sintomas são tosse, perda de apetite e em casos mais graves inflamação do fígado e hipertrofia do baço.

Qual exame detecta Epstein-Barr?

O diagnóstico é feito com base no conjunto de sinais clínicos e laboratoriais – como o já mencionado aparecimento de linfócitos atípicos –, mas depende da confirmação por exames de sangue que pesquisam a presença de anticorpos contra o vírus Epstein-Barr.

O que pode comer quando está com mononucleose?

Prefira refeições mais leves e alimentos mais moles, como sopa, canja, leite, iogurtes e gelados, pois são mais fáceis de engolir e de digerir. Desta forma conseguirá alimentar-se bem, apesar dos problemas na garganta que são característicos desta infeção.

O que é Sorologia para doença de Chagas?

A sorologia na doença de Chagas permite confirmar a etiologia chagásica de forma eficiente, rápida e econômica durante a fase crônica. A mesma é utilizada em diferentes circunstâncias, entre as quais as mais freqüentes são a confirmação de pacientes e a exclusão de doadores de sangue.

Artigo anterior
Quem Owen escolhe como residente chefe?
Artigo seguinte
O que significa plano recorrente?