Qual a diferença entre osteotomia e Osteoplastia?

Perguntado por: Helena Amorim Coelho  |  Última atualização: 22. Januar 2022
Pontuação: 4.3/5 (14 avaliações)

A osteoplastia tem como finalidade criar uma forma fisiológica do osso alveolar sem remover osso de suporte. Já na osteotomia, o osso de suporte, ou seja, o osso que se encontra diretamente na inserção do dente é removido (Friedman,1995).

Qual a diferença entre osteotomia e Ostectomia?

Na osteotomia, o objetivo principal é o alinhamento ósseo. Para isso, é realizado um pequeno corte no osso do paciente, que muitos chamam inclusive de fratura. Já na ostectomia, a estrutura óssea também é modificada.

O que é Osteoplastia em odontologia?

Osteoplastia é um ramo da medicina que tem como foco realizar processos cirúrgicos que visam reparar a parte do osso que foi destruída ou quebrada. É válido dizer que via de regra esta não é uma área que os dentistas possuem conhecimento ou realizam os procedimentos cirúrgicos.

Como é feita a Osteoplastia?

Osteoplastia de mandíbula é uma "plastia" na mandíbula ou seja um procedimento cirúrgico estético ou reparador feito no osso mandibular. É um procedimento comumente realizado, sob anestesia geral, em ambiente hospitalar para correção de defeitos funcionais oclusais.

Quando fazer osteotomia na Gengivoplastia?

Se o excesso de gengiva exposta estiver relacionado com tamanho insuficiente de coroa clínica, o melhor procedimento indicado é uma gengivoplastia que pode ser ou não associada a uma osteotomia.

Osteotomia & Osteoplastia uma análise crítica

30 questões relacionadas encontradas

Quanto custa em média uma cirurgia de gengivectomia?

Comparado a procedimentos estéticos sofisticados com lentes de contato dental, a gengivoplastia é um tratamento com preço bastante em conta. Em média, os valores do procedimento para um protocolo com até 6 dentes variam entre R$800,00 a R$2000,00.

Quais os riscos de fazer uma gengivoplastia?

Riscos e problemas após a gengivoplastia.

✓ retração gengival isolada ou generalizada; ✓ sensibilidade dentária; ✓ formato final não estético; ✓ aparecimento de “black space” (espaço escuro entre dentes);

Como é feita a cirurgia de gengival?

Retalho gengival ou Redução da bolsa – nesta cirurgia, o tecido gengival é cortado para a separação do dente, possibilitando uma limpeza geral com o aparelho ultrassônico e procedimentos manuais para remoção do tártaro, placa bacteriana e da película abaixo das bolsas.

Qual a finalidade da Osteoplastia?

A realização da osteoplastia é indicada para dar ao tecido ósseo um melhor contorno, devolvendo a anatomia óssea, com isso promover um melhor assentamento do retalho ao tecido ósseo e, consequentemente, devolvendo um contorno mais harmônico e fisiológico à estética do paciente.

O que é Osteoplastia ou discectomia percutânea?

A discectomia percutânea é uma das técnicas cirúrgicas minimamente invasivas e é indicada para pacientes com doenças degenerativas de disco, como a hérnia de disco ou a protrusão discal sintomática e ciática.

O que é osteotomia da mandíbula?

A osteotomia sagital do ramo mandibular é uma técnica cirúrgica, utilizada desde a década de 50, no tratamento de deformidades dento- esqueléticas da mandíbula.

O que é osteotomia maxilar?

A Osteotomia Segmentar de Maxila ou Osteotomia Le Fort I Segmentada é um procedimento que tem se tornado, cada vez mais comum, nas cirugias para as correções das deformidades dentofaciais, conhecidas como Cirurgias Ortognáticas.

O que é uma Osteossintese?

Na ortopedia, chamamos a cirurgia que usa esses materiais de osteossíntese. Ela é uma intervenção cirúrgica feita nas extremidades de osso fraturado, com o objetivo de unir as bordas do osso, para que a fratura seja corrigida.

O que é a manobra de Chompret?

A técnica de Chompret consiste na compressão das duas paredes de um alvéolo dentário. ... Dessa maneira, o profissional da odontologia utiliza os dedos para pressionar a parede lingual e vestibular do alvéolo, logo após a remoção de um dente. O procedimento visa diminuir a espessura do alvéolo dentário.

Qual o significado de osteotomia?

Incisão cirúrgica de um osso.

Qual o objetivo do retalho cirúrgico?

Retalho. São realizados para obter-se acesso cirúrgico a uma área ou para mover um tecido de um local para outro. O retalho deve ser bem planejado para que complicações como necrose, deiscência e dilaceração sejam evitadas.

Quais são os objetivos das cirurgias periodontais?

O principal objetivo da cirurgia periodontal é contribuir para a preservação do periodonto a longo prazo.

Qual a importância da recuperação do espaço biológico em um tratamento protético?

Quando ocorre a invasão do espaço biológico, o organismo promove a reabsorção do tecido ósseo de sustentação para compensar o espaço perdido. Com isso, para que se obtenha êxito no tratamento restaurador, sem que ocorram prejuízos ao tecido de sustentação, a cirurgia para o aumento de coroa clínica está indicada.

Quanto tempo demora a cirurgia de gengivoplastia?

O procedimento todo, que pode necessitar até de simulação digital e física, é realizado em um único dia e não dura mais do que duas horas para casos mais complexos – ao final da cirurgia, o paciente sai com as gengivas posicionadas e com pequenos isolados de sutura.

Quando se faz cirurgia na gengiva?

A cirurgia plástica gengival é um procedimento indispensável em diversas situações de fraturas, cáries dentárias, tratamento da retração gengival ou harmonização estética do sorriso.

Tem como fazer cirurgia na gengiva?

A cirurgia plástica periodontal (área da Odontologia responsável pela estética gengival - Periodontia) tem ao dispor inúmeras técnicas cirúrgicas que corrigem o contorno de gengiva. Daí que a identificação da etiologia seja primordial no momento de se proceder à escolha do procedimento mais indicado.

Tem como reverter gengivoplastia?

A cirurgia é reversível? A gengivoplastia é praticamente irreversível. Uma vez recortadas as gengivas e o osso que circunda as raízes dentárias, o tratamento não pode ser totalmente revertido.

Quais as vantagens da gengivoplastia?

Na gengivoplastia retira-se o excesso de gengiva para que o sorriso se torne mais harmônico e mais bonito. As bordas da gengiva podem apresentar um formato irregular ou estar em linhas. A gengivoplastia corrige esse problema e faz com que as bordas gengivais estejam em harmonia com o formato dos dentes e dos lábios.

Para quem é indicado gengivoplastia?

A gengivoplastia é indicada para os pacientes que querem valorizar ainda mais o seu sorriso alcançando harmonia entre as gengivas e a dentição. Também para aqueles que sofreram algum tipo de dano nesse tecido, como em função da periodontite ou traumas.

Artigo anterior
Qual o maior desafio de um gestor?
Artigo seguinte
O que é artigo 397 do Código de Processo Penal?