O que é garantia do juízo no processo do trabalho?

Perguntado por: Ana Castro Marques  |  Última atualização: 5. Oktober 2024
Pontuação: 4.7/5 (8 avaliações)

A garantia trabalhista, também chamada de garantia de juízo, é um mecanismo legal que está previsto no Código de Processo Civil (CPC) e na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Sua função é garantir o pagamento dos débitos que já foram reconhecidos judicialmente na fase de conhecimento da ação.

O que é garantia do juízo?

A garantia do juízo é, portanto, uma espécie de depósito do valor executado, visando proteger o credor no processo, a fim de que a parte Executada não atrase o pagamento propositalmente por meio do embargos à execução.

Como garantir o juízo na execução trabalhista?

No caso de execução, exige-se a garantia do juízo por meio de depósito do valor ou penhora de bens, bem como seguro garantia judicial com acréscimo de 30% do valor da execução (arts. 884, § 6º, da CLT e 835, § 2º, do CPC e OJ 59 da SBDI-2).

Quais são as formas de garantia do juízo?

Nesse cenário, a questão mais importante diz respeito às modalidades de garantia judicial que podem ser utilizadas durante o processo. A legislação admite a caução em dinheiro, a penhora de bens e valores, a carta de fiança bancária e o seguro garantia.

O que é seguro garantia judicial trabalhista?

Permite a defesa em um processo trabalhista sem que seja necessário que a empresa se descapitalize; Tem ampla aceitação pelo Judiciário; Evita que o patrimônio da sua empresa seja imobilizado pela Justiça.

🔶 Execução: Garantia e penhora

41 questões relacionadas encontradas

É necessário garantir o juízo para embargar a execução trabalhista?

Os embargos à execução, no Processo do Trabalho, como regra, exigem a garantia do juízo, por força do art. 884, caput, da CLT: “Art. 884 – Garantida a execução ou penhorados os bens, terá o executado 5 (cinco) dias para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exeqüente para impugnação.”

Como sacar o seguro garantia judicial trabalhista?

Para isso, basta entrar com uma petição ao tribunal responsável pelo julgamento da ação e solicitar a troca de garantia. Depois, apenas é necessário contratar uma apólice de valor compatível com o depósito. A substituição do dinheiro por uma apólice de seguro impede que o patrimônio de sua empresa fique imobilizado.

É necessária à garantia do juízo?

Conforme o art. 884 da CLT , a garantia do juízo é pressuposto extrínseco indispensável para a interposição de recursos nos processos em fase de execução. Tal entendimento não é alterado pelo fato de a reclamada encontrar-se em recuperação judicial, pois o § 6º do mencionado art.

Quais são os tipos de garantia?

A princípio se faz necessário compreender que ao falarmos em garantia, existem três tipos: a garantia legal, a garantia contratual e a garantia estendida.

É necessário garantir o juízo para impugnar o cumprimento de sentença?

CPC 2015: NÃO. No novo CPC, a impugnação independe de prévia garantia do juízo.

Qual o prazo para garantir a execução trabalhista?

A 8ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que a execução trabalhista segue regras próprias previstas na CLT, devendo a empresa executada ser citada no início da fase executória, para, no prazo de 48 horas, pagar ou garantir a execução (processo nº TST-RRAg-459-72.2016.5.08.0105, DEJT de 06/05/2022).

Quem não precisa garantir o juízo CLT?

A garantia do Juízo, pressuposto para o recebimento de embargos à penhora, prevista no artigo 884 da CLT , é dispensável nos casos em que se discute a própria condição de executado e não os valores devidos ou os critérios de cálculos utilizados.

O que diz o artigo 897 da CLT?

897. Cabe, no prazo de oito dias: I – Agravo de Petição, das decisões do Juiz ou Presidente, nas execuções; II – Agravo, dos despachos que denegarem a interposição de recursos.

Qual o prazo para garantir o juízo?

Depósito de garantia

O Código de Processo Civil (CPC) dá prazo de 15 dias, a partir da intimação, para o cumprimento de sentença (REsp repetitivo 1.262.933).

Como funciona a garantia da execução?

A garantia de execução contratual é exigida quando o contrato for assinado pela empresa vencedora da licitação, para garantir que esta cumprirá as condições, prazos e custos expressos no contrato. Essa garantia pode ser apresentada através de Seguro Garantia, caução em dinheiro ou Fiança Bancária.

Para que serve a garantia da execução?

Garantia de Execução – Performance Bond

Garante ao segurado a indenização dos prejuízos causados pelo não cumprimento das obrigações contratuais por parte do tomador, responsável pela construção, ou pelo fornecimento de bens, ou pela prestação de serviços.

Qual o prazo de garantia por lei?

Todo produto, por lei, tem garantia, independente de ser oferecida ou não pelo fornecedor. É a chamada “garantia legal”: 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. A garantia oferecida pelo fornecedor é complementar à legal: é a “garantia contratual”, oferecida mediante documento escrito.

Para que serve a garantia?

O objetivo da lei é garantir que o cliente tenha a assistência da empresa caso o produto apresente algum defeito ou vício aparente em um prazo de 30 dias, em caso de produtos não duráveis.

O que se entende por garantia?

Garante qualquer obrigação de pagamento e pode ser utilizado em contratos de financiamentos e de construção, fornecimento ou prestação de serviços.

O que é garantia do juízo embargos à execução?

O que é garantia de juízo? Como você pode ver, a garantia de juízo é uma exigência em algumas ações de embargos à execução. Também chamada de “garantia judicial”, ela é um instrumento jurídico que tem a função de proteger a parte exequente do processo.

Qual o valor do seguro garantia judicial?

Não há um valor único, já que cada seguradora pode definir seu preço. Mas, no geral, é possível encontrar no mercado brasileiro seguro garantia judicial trabalhista custando desde 0,2% até 10% do valor total garantido pela apólice.

Quem faz seguro garantia judicial?

Quem faz o Seguro Garantia Judicial? O Seguro Garantia Judicial é um produto oferecido pro seguradoras que possuem autorização da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) para comercializá-lo.

Quem pode contratar seguro garantia judicial?

Quem Pode Contratar o Seguro Garantia Judicial? O seguro pode ser contratado por empresas públicas e privadas de todos os portes, após a realização de uma análise de crédito. O critério de análise tende a ser mais flexível para processos trabalhistas e mais rigoroso para processos cíveis e fiscais.

Quantas vezes a empresa pode parcelar processo trabalhista?

O dispositivo permite o parcelamento em até seis vezes, bastando que o devedor reconheça a dívida e deposite pelo menos 30% do valor devido, com acréscimos de honorários advocatícios e de custas processuais. A previsão já existia no CPC de 1973 (artigo 745-A), incluída em 2006.

O que acontece se a empresa não pagar o processo trabalhista?

Nesses casos em que a dívida trabalhista não foi paga e a execução trabalhista acontece, a empresa tem um prazo de 48h para fazer o pagamento da dívida ou apresentar um bem a ser penhorado. Caso a empresa não cumpra com as obrigações judiciais, o próprio juiz poderá identificar os bens para penhora.

Artigo anterior
Que tipo de shampoo usar depois da progressiva?
Artigo seguinte
Qual a importância da psicomotricidade na aprendizagem?