Qual a diferença entre o prontuário de papel e o eletrônico?

Perguntado por: Mónica Erica Neto Neto  |  Última atualização: 22. Juli 2024
Pontuação: 4.5/5 (70 avaliações)

O prontuário eletrônico traz mais agilidade e segurança de dados, diferente do prontuário de papel, que é mais suscetível a erros e traz gastos desnecessários para a clínica. Prontuário, originado do latim, possui um significado de “lugar onde são guardadas coisas de que se pode precisar a qualquer momento”.

Qual é a diferença entre prontuário eletrônico e processo manual?

O prontuário eletrônico ou online é a versão digital do prontuário impresso, a principal diferença é a ausência da necessidade de papel. Nele é possível ter acesso a todos os históricos do paciente e outras funcionalidades adicionais.

Qual a vantagem do prontuário de papel?

Na versão de papel, encontrar os dados de cada pessoa atendida pode ser um tremendo desafio, resultando em um grande desperdício de tempo. Com um sistema digitalizado, por meio de mecanismos de pesquisa e filtros de direcionamento, você torna o seu trabalho muito mais ágil, deixando a rotina mais eficiente e embasada.

Quais são os dois tipos de prontuários?

Prontuário de papel x prontuário eletrônico

Porém, mesmo com esse avanço, o prontuário de papel ainda é utilizado em muitas instituições de saúde. Inevitavelmente, comparado com outros modelos, ele é pouco benéfico.

Qual a definição de prontuário eletrônico?

O prontuário eletrônico é um repositório de informações mantidas de forma eletrônica, ao longo da vida de um indivíduo. Nele estão armazenadas as informações de saúde, clínicas e administrativas, originadas das ações das diversas categorias profissionais que compõem a APS.

Saiba a diferença entre prontuários eletrônico, informatizado e manual

28 questões relacionadas encontradas

Quais as vantagens do prontuário eletrônico?

Uma das vantagens do prontuário eletrônico é armazenar os dados do paciente na nuvem. Assim, essas informações podem ser acessadas de qualquer dispositivo com login e internet e dificilmente podem ser perdidas. Já prontuários físicos podem se tornar inelegíveis e sofrer com as ações do tempo.

Quais são as características do prontuário eletrônico do paciente?

A implementação de um sistema de prontuário eletrônico está baseada em quatro características principais: privacidade, confidencialidade, segurança e integridade. Privacidade e confidencialidade têm relação com o sigilo das informações sobre o paciente.

Quais as vantagens e desvantagens dos prontuários em papel e dos prontuários eletrônicos?

O prontuário eletrônico traz mais agilidade e segurança de dados, diferente do prontuário de papel, que é mais suscetível a erros e traz gastos desnecessários para a clínica. Prontuário, originado do latim, possui um significado de “lugar onde são guardadas coisas de que se pode precisar a qualquer momento”.

O que é prontuário e quais os tipos?

Como você certamente já sabe, o prontuário reúne toda a documentação sobre o histórico de determinado paciente. Nele, ficam todos os tipos de registros. Isso inclui laudos de exames, prescrições, atestados, receitas e tudo o que apresente relevância para documentar a saúde da pessoa atendida.

Qual a diferença entre prontuário eletrônico prontuário informatizado e prontuário digitalizado?

Já a diferença para o prontuário digital e eletrônico é que esse documento em formato digital permite o fácil acesso aos dados do paciente – para encontrar o arquivo basta que a recepcionista pesquise pelo nome do paciente ou número da carteirinha do plano de saúde, por exemplo.

Qual a desvantagem do prontuário de papel?

Entre as limitações do prontuário em papel podemos apontar: documento fica disponível somente a um profissional ao mesmo tempo; baixa mobilidade e interação multiprofissional; ilegibilidade, ambiguidade e não padronização das anotações; perda de informações e documentos anexos, ou até mesmo por inteiro; prejuízos à ...

São desvantagens do prontuário em suporte de papel?

O prontuário de papel dificulta o seguimento de leis como a LGPD, que prevê alta segurança para dados sensíveis e pessoais. O prontuário de papel deve ser armazenado por pelo menos 20 anos, mas ele pode ser eliminado quando o médico adota um prontuário eletrônico.

Qual é o objetivo do prontuário?

O principal objetivo do prontuário médico é facilitar a assistência ao paciente, ao documentar todo seu histórico de saúde, tratamento e exames.

Quais os 3 tipos de prontuário eletrônico?

Existem 3 tipos de prontuários eletrônicos disponíveis para uso em serviços de saúde e cada um tem suas vantagens e desvantagens.
  • Prontuário eletrônico com base de dados local. ...
  • Prontuário eletrônico híbrido. ...
  • Prontuário eletrônico em nuvem.

Qual a importância do prontuário eletrônico do paciente?

Nesse contexto, o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) apresenta-se como uma ferramenta eficaz no gerenciamento de informações dos pacientes para Centro Médico Comunitário Bairro Novo. O PEP caracteriza-se por fornecer dados confiáveis e em tempo real aos profissionais da saúde, durante o atendimento ao paciente.

O que é um prontuário eletrônico do paciente na enfermagem?

O que é o prontuário eletrônico do paciente? O PEP é uma tecnologia utilizada para registrar e armazenar informações de pacientes. O histórico clínico, dados sobre consultas, resultados de exames e condutas e tratamentos adotados ficam nessa versão digital do conhecido prontuário médico.

Quais são as desvantagens do prontuário eletrônico?

O prontuário eletrônico pode trazer mais agilidade, segurança e fidelização para a sua clínica. Uma desvantagem é a impossibilidade de acessá-lo sem internet.

O que não pode ser feito no prontuário do paciente?

Também são proibidas a retirada, a adulteração ou a destruição de qualquer documento do prontuário, assim como qualquer comentário verbal ou por meio eletrônico de dados sobre o paciente sem a sua autorização.

Quais os tipos de prontuário do paciente?

Tipos de prontuário
  • Prontuário eletrônico com base de dados locais. ...
  • Prontuário eletrônico na nuvem. ...
  • Prontuário eletrônico híbrido. ...
  • Prontuário físico. ...
  • Prontuário eletrônico com base em dados locais. ...
  • Prontuário eletrônico armazenado em nuvem: ...
  • Prontuário eletrônico híbrido:

O que é prontuário manual?

O prontuário é o principal instrumento de comunicação entre a equipe multidisciplinar, sendo um documento legal, que deve conter todas as informações pertinentes do cuidado ao paciente.

Quais são os riscos do prontuário eletrônico?

Desafios do Prontuário Digital

Riscos de segurança: Requer medidas de segurança robustas para proteger as informações de pacientes contra acessos não autorizados. Treinamento necessário: Os profissionais de saúde precisam ser treinados para usar efetivamente sistemas de prontuário eletrônico, o que pode levar tempo.

Quem pode ter acesso ao prontuário eletrônico do paciente?

Segundo a resolução nº 1.605/2000 do CFM, apenas o paciente pode ter acesso ao prontuário, salvo exceções como pessoas que tenham autorização expressa.

Quais são os principais componentes de um prontuário eletrônico?

Documentos diversos: entre os itens essenciais que compõem um prontuário eletrônico, o campo de documentos diversos exibe arquivos como ficha anestésica, laudos médicos e registros de quimioterapia. Sumário de óbito: é o resumo do atendimento prestado ao paciente que foi a óbito durante a internação.

Qual a importância da Lei 13.787 2018 no Contexto do prontuário eletrônico?

Lei do Prontuário Eletrônico (Lei 13.787) é o documento que disciplina a guarda, armazenamento e manuseio desses arquivos digitais. A legislação aborda assuntos como digitalização, validade, autorização e prazos para descartar o prontuário médico.

Qual lei ampara o uso do prontuário eletrônico?

Lei do Prontuário Eletrônico (Lei 13.787) é o documento que disciplina a guarda, armazenamento e manuseio desses arquivos digitais.

Artigo anterior
Como fazer um cast em Java?
Artigo seguinte
Quais são os direitos que o surdo tem segundo o Decreto 5626?