Quais são os direitos que o surdo tem segundo o Decreto 5626?

Perguntado por: Fábio Matias  |  Última atualização: 22. Juli 2024
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Diante do estudo ficou evidenciado que o Decreto5.626/2005 vem assegurar às pessoas surdas o direito à informação, comunicação e educação. Através dele o aluno surdo passa a ter seus direitos assegurados e garantidos.

Quais são os direitos da pessoa surda?

As instituições federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, às pessoas surdas acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação, desde a educação infantil até à superior.

O que diz o decreto n 5.626 05?

REGULAMENTA A LEI 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002, QUE DISPÕE SOBRE A LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS, E O ARTIGO 18 DA LEI 10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000.

Qual a finalidade é principais característica que o decreto 5.626 2005?

O Decreto 5.626/05, configurando uma nova proposta de trabalho na educação das pessoas surdas, com a utilização da Língua Brasileira de Sinais, a língua natural da comunidade surda, permite aos surdos, serem inseridos linguísticamente, no contexto educativo, sendo compreendidos em suas manifestações. o de efetiva ...

O que estabelece o decreto 5626?

Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais -Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

LEIS E DIREITOS DOS SURDOS: MUITO ALÉM DA LIBRAS

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O que determina o Decreto nº 5.626 2005 em seu art 3 º?

3º A Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do ...

O que mudou após a Lei de Libras e o Decreto 5.626 05?

Na expectativa da modificação do contexto até então mantido, é que se pretende retirar os surdos do exílio, resgatando-lhes o uso indiscutível da sua língua natural, tendo reconhecido o seu direito e necessidade de ser educado na língua que é de seu domínio, a língua brasileira de sinais.

Quais são as diretrizes estabelecidas pelo Decreto 5.626 2005 para a promoção da acessibilidade das pessoas surdas?

As instituições federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, às pessoas surdas acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação, desde a educação infantil até à superior.

Qual o direito educacional adquirido pelos surdos através da Lei 10.436 e do Decreto 5626?

A seguir, considera-se relevante discorrer a cerca do Decreto nº 5.626 de 2002 que regulamenta a 10.436 e que garante às pessoas surdas ou com deficiência auditiva, o direito à educação inclusiva, com adequações necessárias para o acesso à comunicação, à informação e à educação.

Qual a importância da Lei 10.436 02 e o Decreto 5626 06 para a comunidade surda e mais especificamente para o surdo?

A legislação garantiu conquistas importantes para a comunidade surda, como a inclusão na educação regular e o uso da língua de sinais, porém ainda há desafios devido aos preconceitos na sociedade.

Qual finalidade é principais características que o Decreto 5.626 2005 surge na legislação brasileira e qual a sua importância no sistema educacional?

Reconhecendo a língua de sinais como primeira língua das pessoas surdas explicita o Decreto 5626/05, a importância da aquisição da Língua Portuguesa, como segunda língua, para assim possibilitar o ensino bilíngue às mesmas.

Qual é o Decreto de Libras?

Entre os dispositivos legais, o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do MMFDH, Claudio Panoeiro, destacou as conquistas para a comunidade surda o Decreto nº. 5.626/2005, que exige o cumprimento da educação bilíngue (Libras e língua portuguesa na modalidade escrita) e a Lei nº.

Qual a diferença entre a Lei 10436 2002 e o Decreto 5626 2005?

Em 2002, foi promulgada a Lei n° 10.423, que reconhece e oficializa a Língua Brasileira de Sinais – Libras; a promulgação do Decreto nº 5.626/05 sela esse processo, sendo então a Libras reconhecida como a segunda língua oficial do país, após a língua portuguesa.

Qual a lei que protege os surdos?

O Dia Nacional dos Surdos foi instituído no Brasil pela Lei nº 11.796/2008.

Quais os direitos de uma pessoa com deficiência auditiva é surdo?

Foi promulgada no dia 22 de dezembro a Lei 14.768, de 2023, que garante direitos de pessoas com deficiência a quem sofre surdez total em apenas um dos ouvidos, a chamada deficiência auditiva unilateral. Até então, a legislação considerava apenas a limitação bilateral (em ambos os ouvidos) como deficiência.

Qual a lei que protege o deficiente auditivo?

A Lei 14.768/2023 reconheceu a surdez unilateral como deficiência, o que garante a quem tem essa limitação acesso a direitos previstos na Lei Brasileira de Inclusão. A promulgação da nova legislação foi em 22 de dezembro, uma semana após a derrubada do veto dado em 2022 pelo então presidente Jair Bolsonaro à proposta.

O que a Lei nº 10.436 representa para a comunidade surda?

Em 24 de abril de 2002, a Lei nº 10.436 foi sancionada a lei reconhecendo a LIBRAS como meio legal de comunicação e expressão no país.

Qual a importância da Lei 10.436 2002 para a comunidade surda?

O reconhecimento de Libras como primeira língua da comunidade de surdos é amparada pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. A Lei foi criada devido à luta pela conquista de direitos dos surdos em espaços de cidadania a exemplo de: escola, sociedade, igreja e outros que os levem a adquirir independência.

Como se chama surdo?

As pessoas que fazem parte da comunidade se identificam como surdas, enquanto as que não pertencem a ela são chamadas de deficientes auditivas.

Quais são as exigências do Decreto no 5.626 2005 da Libras para a formação de professores de Libras e de intérpretes de Libras?

A formação de docentes para o ensino de Libras nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior deve ser realizada em nível superior, em curso de graduação de licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua. Parágrafo único.

Como o Decreto no 5.626 2005 da Libras estabelece a obrigatoriedade do ensino de Libras em diferentes níveis de ensino?

Romário destaca que o Decreto 5.626, de 2005, prevê a inserção da Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de fonoaudiologia.

Qual a Lei que ampara as pessoas com surdez e deficiência auditiva?

LEI Nº 14.768, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2023

Define deficiência auditiva e estabelece valor referencial da limitação auditiva.

O que diz o Decreto n 5.626 05?

REGULAMENTA A LEI 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002, QUE DISPÕE SOBRE A LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS, E O ARTIGO 18 DA LEI 10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000.

Qual a importância do Decreto nº 5.626 2005 para a comunidade surda?

O Decreto 5626/05, certamente trouxe novas e promissoras expectativas aos surdos que percebem serem reconhecidos seus direitos de cidadania, já garantidos pela Constituição Nacional.

Quando o Decreto n 5.626 05 define a pessoa?

Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005.

Art. 2o Para os fins deste Decreto, considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras.

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