Qual a diferença entre o FMEA E o Masp?

Perguntado por: Renato Salvador Morais Fonseca Pereira  |  Última atualização: 24. Juni 2025
Pontuação: 4.6/5 (74 avaliações)

A principal diferença entre o MASP e FMEA são as etapas de aplicação, já que na metodologia de análise de falhas, há uma classificação por potencialidade de riscos. Vale a pena usar ambos em conjunto!

O que é o Masp?

A Metodologia de Análise e Solução de Problemas, mais conhecida como MASP, é um método para a realização de análises e proposição de soluções para falhas e não conformidades detectadas nos processos de trabalho, na produção, nos serviços oferecidos e na rotina administrativa de uma empresa.

O que é a metodologia Masp?

Origem do MASP

Trata-se de um método de abordagem reativa, de tomada ações corretivas, mas, também, preventivas. Isso quer dizer que o enfoque está em identificar e “atacar” os problemas dos processos pela raiz, evitando a repetição por meio da padronização de procedimentos.

Qual é a diferença entre MASP e PDCA?

O MASP é um método de análise e solução de problemas a partir de oito etapas e, por isso, costuma ser utilizado em casos de manutenção e na busca pela melhoria de certas circunstâncias. Em contrapartida, o PDCA é um ciclo de quatro etapas (Plan, Do, Check e Act), que busca otimizar processos internos.

Como funciona o método MASP?

Etapas do MASP: os 8 passos do método
  1. Identificação. O MASP começa pela identificação de um problema. ...
  2. Observação. Neste passo, você vai buscar o máximo de dados e de informações possíveis sobre o problema, organizá-las e validá-las. ...
  3. Análise. ...
  4. Plano de ação. ...
  5. Ação. ...
  6. Verificação. ...
  7. Padronização. ...
  8. Conclusão.

Seis Sigma, PDCA, 8D, DMAIC, MASP e A3 - Qual a diferença das principais metodologias ágeis?

18 questões relacionadas encontradas

Quando aplicar o Masp?

Com a metodologia MASP você pode prevenir e corrigir as falhas dos processos e operações. O método pode ser utilizado para solucionar problemas pontuais da sua empresa, para o tratamento de não conformidades, assim como orientar a melhoria contínua de seus processos, sendo capaz de ampliar seus resultados.

Quantas etapas tem o Masp?

O MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) é um processo de melhoria que apresenta 8 etapas, sendo que cada uma delas contribui para a identificação dos problemas e a elaboração de ações corretivas e preventivas para eliminá-los ou minimizá-los.

Quais as vantagens do Masp?

Quais são os benefícios do MASP para a Qualidade

Avaliar e tratar as não conformidades; Implementar ações preventivas e corretivas; Replicar os processos que obtém sucesso em workflows semelhantes; Minimizar os problemas que impactam na qualidade de produtos e serviços.

Quais são os 4 ciclos do PDCA?

O nome PDCA corresponde a uma sigla emprestada do inglês, fazendo referência a estas quatro fases para a gestão:
  • Plan: Planejar.
  • Do: Fazer, executar.
  • Check: Checar, verificar, mensurar.
  • Act: Agir.

Qual é a diferença do ciclo PDCA é Dmaic?

O DMAIC é mais voltado para projetos de melhoria de processos, o PDCA é mais flexível e pode ser aplicado em diferentes situações, e o A3 é uma ferramenta específica para solução de problemas.

Onde se aplica o Masp?

O MASP, de origem japonesa, se aplica aos problemas classificados como “estruturados”, cujas causas comuns e soluções sejam desconhecidas, que envolvam reparação ou melhoria ou desempenho e que aconteçam de forma crônica.

Qual a importância do uso do Masp para a solução de problemas?

Importância do MASP

Com a sistematização e o desenvolvimento de uma cultura de resolução de problemas, os processos da empresa passam a fluir com mais agilidade e eficiência. Além disso, o MASP é muito semelhante ao requisito “Ações Corretivas” do ISO 9001, sendo uma importante ferramenta para alcançá-lo.

O que são os 5 porquês?

5 porquês é um método de análise de causa raiz que consiste em perguntar, diante de cada fato, por que ele aconteceu por cinco vezes ou até que se encontre sua verdadeira causa. A técnica dos 5 porquês foi criada pela Toyota na busca pela qualidade plena de seus processos e se consolidou na década de 1970.

Quem faz o MASP?

Arquitetos:Lina Bo Bardi. Ano: 1968. Endereço: Avenida Paulista 1578, Bela Vista São Paulo Brasil.

Como o ciclo PDCA pode ser utilizado como ferramenta do MASP?

Na revisão da literatura, visando aprofundar o conhecimento sobre o assunto, serão abordadas questões como ciclo PDCA e o método MASP. O ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo controlar e aperfeiçoar os processos e produtos de uma forma constante, atuando como um processo ininterrupto.

Qual é a terceira etapa do MASP?

A terceira fase (Checar) se inicia junto com a execução do plano, de modo a analisar os resultados o quanto antes. Está relacionada com a etapa 6 do MASP (Verificação). Já a última etapa (Agir) é o momento de consolidar as ações que deram certo, corrigir os erros e padronizá-las na organização.

Qual é o slogan do Kaizen?

Uma das ferramentas mais utilizadas no mercado é o Kaizen, que em conjunto com outras ferramentas Lean originou o Sistema Lean-Kaizen. A própria palavra “kaizen” traduz-se na mudança para melhor e o seu grande slogan é transcrito por “toda a gente, todos os dias, em todo o lado”.

Como fazer um PDCA na prática?

PDCA Passo a Passo
  1. 1º Passo: Planejamento. Primeiramente, você deve identificar e/ou entender o seu problema, seja ele o aprimoramento da qualidade de um produto, processo ou mesmo de um projeto . ...
  2. 2º Passo: Execução. Em segundo lugar, vem a etapa de execução. ...
  3. 3º Passo: Verificação. ...
  4. 4º Passo: Atuar/Agir.

Como fazer um PDCA simples?

Essa técnica é composta por quatro etapas: planejar (plan), fazer (do), verificar (check) e agir (act). Resumidamente, você começa pelo planejamento e, em seguida, coloca as ações em prática. Feito isso, é necessário controlar a execução, bem como corrigir as divergências encontradas durante o processo.

Quais são as 7 ferramentas consideradas essenciais para a gestão da qualidade?

As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.

Qual é a estrutura do MASP?

Sua estrutura, que é praticamente o próprio edifício, é constituída de dois pórticos isostáticos com 2 pilares e 2 vigas cada um deles e lajes suportadas por esses pórticos. Os pilares com trechos maciços e vazados, têm seção transversal com medidas externas de 4,0 x 2,5 m e se apóiam em fundação direta em sapatas.

Como surgiu MASP?

Fundado em 1947 pelo empresário Assis Chateaubriand, foi o primeiro museu moderno do país. A convite de Chateaubriand, Pietro Maria Bardi foi escolhido para dirigir o MASP e Lina Bo Bardi para desenvolver os projetos arquitetônico e expográfico.

Quais são as medidas do MASP?

Ao final da reforma, a área total do MASP será de 17.680 m² (hoje, são 10.485 m²).

Qual é a relação entre a técnica dos 5 Porquês e a FMEA?

A diferença entre estes métodos reside, principalmente, no foco da atuação. Enquanto a FMEA (Análise dos Modos de Falhas e Efeitos) dirige as suas atenções para algo que poderá ocorrer - se nada for feito, a metodologia dos 5 Porquês estuda as falhas crônicas - aquelas que acontecem com uma certa constância.

Quais são os 5 qs?

Os 5Qs são: inteligência cognitiva (QI); inteligência emocional (QE); inteligência política (QP); resiliência (QR): e inteligência moral (QM).

Artigo anterior
Porque meu cacto está mole?
Artigo seguinte
O que é CCM do contribuinte?