O que é CCM do contribuinte?

Perguntado por: Marta Eduarda Torres de Simões  |  Última atualização: 24. Juni 2025
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O que é o Cadastro de Contribuintes Mobiliários - CCM? É o cadastro da Secretaria da Fazenda do Município de São Paulo onde são registrados os dados cadastrais de todos os contribuintes de tributos mobiliários do Município. Quem são os contribuintes de tributos mobiliários?

Onde encontrar o número do CCM?

Caso sua empresa necessite de alvará para funcionar, o que não é o caso de muitas MEIs, você pode consultar o número da IM neste documento, porém, em sua Nota Fiscal você também pode encontrá-lo. O número é fornecido no momento de cadastramento do CNPJ junto com os órgãos regulamentadores das atividades no município.

Como obter o CCM?

No caso do MEI a inscrição no CCM é realizada de forma automática em até 30 dias após o Cadastro do CNPJ por meio do Portal do Empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/), com o envio dos dados cadastrais pela Receita Federal Brasileira, aos quais serão inseridos na base de dados do CCM.

O que é CCM do CNPJ?

Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM) Consulta Inscrições MEI. Secretaria Municipal da Fazenda.

Como saber se tenho registro CCM?

Acesse os serviços de inscrição, atualização e cancelamento de inscrição no CCM, emita a Ficha de Dados Cadastrais e a Declaração Cadastral e obtenha outras orientações sobre o Cadastro de Contribuintes.

CCM pessoa física - Cadastro de contribuinte mobiliário

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O que é CCM é o mesmo que Inscrição Municipal?

Pode ser conhecida também como: Cadastro Mobiliário, Inscrição Municipal, CCM (Cadastro do Contribuinte Mobiliário), Alvará, entre outras denominações que representam o mesmo significado, dependendo da aplicação e da localidade. É a identificação do contribuinte no Cadastro Tributário Municipal.

Quem precisa de CCM?

Todos os contribuintes de tributos mobiliários estão legalmente obrigados ao registro no CCM, bem como a informar o encerramento de suas atividades ou qualquer atualização ocorrida em seus dados cadastrais no prazo máximo de 30 dias após o início ou encerramento de suas atividades ou da ocorrência da atualização (Lei ...

Quem é MEI precisa de CCM?

Sim. Toda atividade exercida na cidade de São Paulo precisa ser registrada junto à Prefeitura. No caso do MEI, será emitido automaticamente o registro, que é o CCM – Cadastro do Contribuinte Mobiliário.

Quem tem MEI precisa de CCM?

O MEI, assim como qualquer outra empresa que tem em suas atividades somente prestação de serviços ou transporte municipal não precisa do Cadastro Estadual, que é a Inscrição Estadual.

O que é o CCM no MEI?

Inscrição no Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM) de pessoa jurídica enquadrada como Microempreendedor Individual - MEI. Quem pode solicitar: O representante legal da pessoa jurídica.

Como saber o número de inscrição municipal de uma empresa?

Uma forma de encontrar a Inscrição Municipal de uma empresa se dá por meio da consulta ao seu Alvará de Localização e Funcionamento, no entanto, caso você não tenha em mãos essa informação é possível consultar no site da Prefeitura do seu município se há alguma ferramenta para consulta de Inscrição Municipal, ou então, ...

Sou MEI e não tenho inscrição municipal?

O número da inscrição municipal está no carnê do IPTU em “Cadastro do Imóvel”. Sendo assim, o documento tributário tem envio anual, pela prefeitura ao contribuinte. Contudo, caso não seja possível localizar o número, o responsável pela empresa deve procurar a prefeitura de sua cidade.

Como consultar o CCM SP?

Após autenticado, o solicitante para consultar os dados de emissão da inscrição municipal, ou o Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM), disponível apenas para o município de São Paulo deverá acessar o módulo de “Inscrição Municipal”, no portal VRE|REDESIM.

Como conseguir o CCM pelo CNPJ?

Acesse o site da Prefeitura de São Paulo: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/fazenda/servicos/ccm/ Selecione a opção “Emissão da Ficha de Dados Cadastrais” Faça login com seu CPF ou CNPJ.

Como fazer o CCM pela internet?

Para a inscrição no Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM) para Pessoas Físicas obtenha o formulário e a relação de documentos no Portal SP 156 – CCM Inscrever PF ou PJ (casos que não estão no VRE), também via internet.

Quanto tempo demora para sair o CCM do MEI?

Legislação: Lei Municipal 7805/2019. Informações complementares: A inscrição no Cadastro Fiscal Mobiliário de contribuinte enquadrado como MEI é realizada eletronicamente, por arquivo repassado aos municípios pela Secretaria da Receita Federal no prazo de até 10 dias após a efetivação.

Quem é MEI têm inscrição municipal?

Como fazer a Inscrição Municipal MEI? Para obter o número de Inscrição Municipal MEI é preciso realizar a solicitação à prefeitura da cidade em que a empresa está localizada. Recomendamos que você entre em contato para confirmar a lista de documentos necessários, pois a exigência pode variar de acordo com o município.

Como saber o número da inscrição estadual do MEI?

O SINTEGRA é uma ferramenta online que fornece informações sobre a situação fiscal das empresas. Para acessar o site, basta procurar por “SINTEGRA” seguido do nome do seu estado no seu mecanismo de busca. Dentro do SINTEGRA, localize a opção de consulta de Inscrição Estadual.

Quais documentos o MEI precisa levar na prefeitura?

  • Documentos para Abertura de Inscrição Municipal MEI. • Cópia documento de identificação pessoal com foto; ...
  • Requerimento para abertura de Inscrição Municipal (MEI) ...
  • Declaração Comprovante de Endereço Abertura Inscrição Municipal.

Onde encontrar o CCM de uma empresa?

Para fazer a inscrição ou qualquer atualização de CCM, você pode acessar o site da prefeitura de sua cidade ou aqueles que não tiverem acesso através da internet, devem comparecer até a prefeitura ou subprefeituras para fazer o cadastramento.

Como alterar o CCM do MEI?

Para realizar esse procedimento, basta ter em mão os dados da sua conta gov.br.
  1. 1.No. caso de brasileiros, conta gov.br deve ter o nível Prata ou Ouro.
  2. 2.No. ...
  3. Confira os dados da sua empresa.
  4. Marque as declarações e clique em “Continuar”
  5. Emita o CCMEI com situação cadastral atualizada.

Como faço para conseguir a inscrição municipal do MEI?

Inscrição Municipal para MEI

Para isso, será preciso levar o CCMEI (certificado da condição de microempreendedor individual), aberto no site do portal do empreendedor e seus documentos pessoais, além de um comprovante de endereço igual ao do local onde o CNPJ foi aberto.

Tem que pagar o CCM?

- A taxa é cobrada em função de fiscalização, portanto a inatividade não se aplica para efeitos de dispensa de pagamento do valor cobrado. Caso a empresa estiver inativa e não houver interesse em sua continuidade, recomenda-se que cancele o CCM para evitar taxas e multas indesejadas.

Como fazer o Cadastro de autônomo na prefeitura?

Para se regularizar como autônomo, o profissional deve fazer o Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM). Para isso, basta se dirigir à Secretaria de Finanças da sua cidade, ou buscar o órgão equivalente no município (é comum que, em cidades menores, os órgãos se fundem e ganhem nomes diferentes).

Qual a diferença de inscrição estadual e municipal?

Enquanto a Inscrição Municipal serve para recolhimento do ISS, que é de responsabilidade de cada prefeitura e permite que você emita a Nota Fiscal de Serviço, a Inscrição Estadual é para empresas que vendem produtos físicos, como roupas, sapatos, livros, celulares ou qualquer outro item.

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