Qual a importância da indicação do prazo de validade em um produto cosmético?

Perguntado por: Mia Ariana Lopes de Anjos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (72 avaliações)

São dois os motivos principais que tornam fundamental a determinação do prazo de validade: a perda da efetividade do produto e a intolerância ao mesmo, com o passar do tempo. Um creme clareador pode perder sua capacidade de clarear, assim como um protetor solar de proteger dos raios solares.

Qual a importância da data de validade dos produtos?

O prazo de validade de um alimento (shelf life ou vida de prateleira) determina o tempo em que este pode ser consumido de forma segura, sem a perda de características sensoriais intrínsecas e sem colocar a saúde do consumidor em risco.

Por que existe prazo de validade?

O prazo de validade depende de diversos fatores intrínsecos e extrínsecos ao produto, dentre eles: a formulação dos ingredientes, as condições higiênico-sanitárias ao longo do processo produtivo, condições de armazenamento, os métodos de processamento ou até o tipo de embalagem a ser utilizada.

Qual o prazo de validade dos cosméticos?

A maioria dos produtos cosméticos têm uma durabilidade mínima superior a 30 meses, pelo que devem indicar na rotulagem o tempo durante o qual o produto pode ser usado sem riscos após abertura da embalagem. Esta informação é indicada por um símbolo (boião aberto) que inclui o período de utilização em meses e/ou anos.

Como definir prazo de validade?

A informação da validade deve ser clara, precisa e indelével. Para declaração do prazo de validade, podem ser usadas expressões como: “consumir antes de…”, “válido até…”, “validade…”, “vencimento…”, “consumir preferencialmente antes de…”, acompanhadas da validade do produto.

Como é Definido o Prazo de Validade de Produtos? - Você Bonita (16/01/19)

32 questões relacionadas encontradas

Como ler o prazo de validade?

A data de validade sempre vem separada por pontos ou barras, indicando corretamente dia, mês e ano e logo abaixo o lote do produto. Já as embalagens de leite, por serem produtos com vencimento mais curto, apresentam sempre a data de fabricação, validade e lote.

Como rotular validade?

Prazo de validade

Os produtos com prazo inferior a três meses devem ter o dia, o mês e o ano. Os demais, apenas o mês e o ano. A declaração do prazo de validade deve ser clara. Ao invés de usar “consumir preferencialmente antes de…”, use válido até…”, “validade…” e “vencimento…”.

Como funciona validade de cosméticos?

“A validade é contada a partir da data da fabricação. A empresa pode informar na embalagem a data de fabricação e indicar o período de validade (exemplo: “Fabricado em 06/01/2020. Validade: 24 meses.”) ou colocar apenas a data de validade (exemplo: “Validade: 06/01/2022”).

Faz mal usar cosméticos vencidos?

Riscos de usar o produto vencido

O problema de usar um produto vencido não é só que a eficácia irá diminuir, “o uso pode causar problemas como dermatites de contato irritativas ou alérgicas. A pele pode ficar avermelhada, com bolinhas, aspecto áspero, descamação.

Quando o produto é considerado vencido?

produto deteriorado, alterado, adulterado, avariado, falsificado, corrompido, fraudado, nocivo à vida ou á saúde, perigoso ou em desacordo com as normas de fabricação, distribuição ou apresentação; produto inadequado ao fim a que se destina.

Quando começou a validade?

O professor destaca que no Brasil, o prazo de validade foi criado na legislação no início dos anos 80 como uma resposta do Governo Federal ao escândalo referente à morte de uma criança que havido comido patê em bisnaga.

Qual a validade do ser humano?

Ser humano: 38 anos. Chimpanzé: 39,7 anos. Dragão de Komodo: 48 anos.

Porque não devemos consumir produtos fora da validade?

Os alimentos que estão com a data de validade vencida não devem ser consumidos, mesmo que apresentem um bom aspecto visual. Além de estarem mais propensos à ação de fungos e bactérias, substâncias dos próprios alimentos começam a se modificar, depois deste período, podendo causar intoxicações.

Qual a importância de colocar data de fabricação e validade nos produtos comercializados?

Confiança do consumidor: a data de validade é imprescindível para que os fabricantes tenham maior transparência e credibilidade. Além disso, a indicação do prazo de validade no rótulo de um produto permite que os consumidores planejem melhor o consumo do alimento a fim de evitar perdas.

Pode vender produto no dia do vencimento?

Pelo art. 7, inciso IX da Lei nº 8.137/90, é expressamente proibida a venda de mercadorias que atingiram a sua data de validade e, além disso, pelo bem do seu supermercado, mantenha o aviso dito acima enquanto o fornecedor não realizar a retirada.

O que é data de validade dos alimentos?

A data de validade indica aos consumidores que, se o produto tiver sido manuseado de maneira adequada (ou seja, armazenado em condições adequadas a esse produto), o produto fechado deve ser de alta qualidade até a data especificada. As datas de validade referem-se à qualidade dos alimentos.

Quanto tempo pode usar creme vencido?

Isso dependerá de vários fatores, como composição, fabricação e modo de utilização e armazenamento”, explica Maurício Pupo, cosmetólogo, diretor da Ipupo Consultoria em Desenvolvimento Cosmético. A recomendação é: passou o prazo, utilize por no máximo 15 dias além da data especificada no rótulo.

Quanto tempo pode usar um creme vencido?

“Um produto vencido há 15 dias, obviamente não trará os perigos de outro fora da validade há mais de um ano, por exemplo”. Entretanto, Bruno ainda ressalta que qualquer cosmético vencido deve ser descartado, “para não haver qualquer possibilidade de dano ou dúvida, o ideal é sempre seguir as instruções do fabricante.

Pode usar creme de pele vencido?

Se o prazo de validade estiver vencido, além de perder o efeito ele pode fazer mal a sua pele. ... Por exemplo, um produto hidratante pode deixar de hidratar e, consequentemente, a pele se tornará ainda mais ressecada.

Pode usar produto no mês de vencimento?

Dessa forma, se você usar um produto dentro do prazo de validade e tiver algum problema, o fabricante precisa lhe ressarcir quaisquer danos. Contudo, uma vez vencido, se você usar o produto será por sua conta e risco e o fabricante tem maior suporte legal para não se responsabilizar por você!

Como estabelecer a validade de um produto?

Regras de aplicação da data de validade na embalagem

Para alimentos e produtos que duram até três meses, exige-se que o formato de data de validade e fabricação inclua pelo menos dia e mês. Já alimentos que ultrapassem esse prazo podem informar mês e ano. No entanto, o formato mais utilizado inclui dia, mês e ano.

Como definir a validade de um produto artesanal?

O prazo de validade começa a contar a partir do momento em que o alimento é preparado ou fabricado e deve ser informado no rótulo dos alimentos embalados observando as terminologias e regras para declaração das datas fixadas na RDC n.

Como criar um rótulo?

  1. Busque inspiração. ...
  2. Decida alguns aspectos do seu rótulo. ...
  3. Comece do básico - cores, nome do produto, logotipo. ...
  4. Informe-se sobre a legislação de rotulagem do seu produto. ...
  5. Decida o material do rótulo. ...
  6. Decida os recursos de enobrecimento. ...
  7. Decida onde vai imprimir o seu rótulo.

Como saber a validade de um produto pelo código de barras?

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quinta-feira (11), proposta que assegura ao consumidor o direito de verificar, a partir da leitura do código de barras, a validade de produto ofertado em supermercado.

Como saber a validade de um medicamento?

A data de validade é o prazo final que os fabricantes garantem 100% do potencial de um medicamento. A data de validade existe em todos os medicamentos e isso é estipulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por lei.

Artigo anterior
Porque lavar roupa e ela fica com um cheiro estranho?
Artigo seguinte
Tem como remarcar uma audiência?