Qual a diferença entre o exame Papanicolau e preventivo?

Perguntado por: Rúben Xavier Rodrigues Sousa  |  Última atualização: 28. April 2024
Pontuação: 4.3/5 (70 avaliações)

Papanicolau (também chamado de preventivo) é um exame realizado no próprio consultório ginecológico, onde se é coletada uma amostra do material do colo do útero a fim de analisar a natureza das células – e, eventualmente, detectar a presença de alterações.

Quais doenças se detecta no preventivo?

Além de servir para a detecção de lesões precursoras do câncer do colo do útero e da infecção pelo HPV, o Papanicolaou indica se você tem alguma outra infecção que precisa ser tratada. Siga corretamente o tratamento indicado pelo médico. Muitas vezes é preciso que o seu parceiro também receba tratamento.

O que é um preventivo completo?

O exame preventivo é um exame ginecológico indicado para mulheres sexualmente ativas e que tem como objetivo avaliar o colo do útero, verificando se há sinais que indiquem infecção pelo HPV, que é o vírus responsável pelo câncer de colo de útero, ou por outros microrganismos que podem ser transmitidos sexualmente.

Qual o exame que substitui o papanicolau?

Na maioria das vezes, a colposcopia é indicada nos seguintes casos: quando o exame de Papanicolau detecta alguma alteração; em casos de sangramentos vaginais; suspeita de lesões associadas ao HPV; entre outros. O exame pode ser utilizado em controle pós-tratamento de lesões invasivas em colo, vagina e vulva.

Como é que faz o exame preventivo?

Recomendações para fazer o exame
  1. Não ter relação sexual nos 2 dias antes do exame;
  2. Não usar cremes, sabonetes ou lubifricantes vaginal;
  3. Evitar o uso de duchas higiênicas;
  4. Evitar fazer o exame durante o período menstrual.

Pré câncer no colo do útero, nic 2 e 3|Como eu descobri/ ALERTA PARA TODAS AS MULHERES!

32 questões relacionadas encontradas

Quem não precisa fazer papanicolau?

A única condição que pode ser considerada uma exceção, para mulheres que realizaram histerectomia total, é quando a cirurgia foi realizada para retirada de câncer de útero ou de colo do útero.

Que idade pode fazer preventivo?

EXAME PREVENTIVO:

Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos. As alterações das células do colo do útero são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), e são curáveis na quase totalidade dos casos.

Qual o melhor exame para ver o útero?

O ultrassom ginecológico é o exame responsável por avaliar útero e ovários, assim como a presença de outras estruturas como massas pélvicas, tumores, cistos e miomas na região. Essa categoria de exame é dividida em 3 tipos: ultrassom transvaginal, ultrassom pélvico e ultrassom para avaliação de endometriose.

Qual o exame que detecta o câncer de útero?

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) indicam que esta é a quarta causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil. Uma das principais formas de prevenção e controle é a detecção precoce, possível por meio da realização do exame citopatológico, também conhecido como exame preventivo.

Pode tomar banho antes de fazer o preventivo?

Quais os cuidados para a realização do exame preventivo? Não ter relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes do exame; não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame e não estar menstruada (regulada).

O que não pode fazer antes de fazer o preventivo?

Não existe preparo específico para o Papanicolau, que é realizado durante o exame ginecológico. É recomendável a abstinência sexual nas 72 horas que antecedem o exame, além de evitar o uso de duchas higiênicas, cremes ou lubrificantes.

Quanto tempo demora para sair o resultado do exame preventivo?

Quanto tempo demora o resultado de um exame ginecológico? Se é exame de papanicolau geralmente te os laboratórios pedem um prazo de 10 dias para entregar, mas depende muito de cada estabelecimento.

É possível detectar câncer no papanicolau?

Mas com certeza já ouviu falar no exame de Papanicolaou, certo? Os nomes são diferentes, mas o procedimento é o mesmo: um exame essencial para todas as mulheres em idade sexual, pois é a forma mais eficaz de se detectar o câncer de colo de útero – e outras complicações – precocemente.

É possível fazer o preventivo com corrimento?

Cuidados antes do exame

No caso de a mulher estar com alguma infecção ginecológica, como candidíase que causa corrimento e coceira, é recomendado tratar antes de realizar a coleta. Vale ressaltar que o exame preventivo pode ser realizado antes ou depois do período menstrual.

É normal sair sangue depois de fazer o preventivo?

A introdução do espéculo vaginal pode causar algum desconforto que dependerá de fatores individuais de cada paciente. Após a coleta do material, é comum a mulher apresentar um pequeno sangramento vaginal que cessará espontaneamente em poucas horas.

Qual o primeiro sinal de câncer no colo do útero?

Sintomas que precisam ser investigados:

Sangramento e secreção vaginal anormal; Dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais; Sangramento menstrual mais prolongado; Sangramento após a relação sexual e dores durante a relação.

Qual é a cor do corrimento de câncer?

O câncer de colo de útero pode fazer com que o corrimento vaginal fique com mau cheiro e rosado, marrom ou com sangue. A mudança de cor pode ser um sinal de sangue no corrimento e a mudança no odor e pedaços de tecido podem ser resultado da infecção do tumor.

Quais são os sintomas de uma infecção no útero?

Portanto, é bom ficar atenta se perceber:
  1. inchaço e vermelhidão na vagina;
  2. coceira na região genital;
  3. dor no útero, no pé da barriga;
  4. vontade frequente de urinar;
  5. dor durante a relação sexual;
  6. sensação de peso ou pressão na região pélvica;
  7. corrimento amarelado ou esverdeado (ocorre quando há infecção por bactéria).

Qual o exame ginecológico mais completo?

Papanicolau

O Papanicolau é um exame extremamente importante para a prevenção e diagnóstico de doenças e tem como objetivo principal identificar infecções e câncer no colo uterino.

Qual o nome do exame de sangue para detectar mioma?

No entanto, para ter o diagnóstico preciso é preciso realizar exames específicos. Quando o ginecologista sente alguma irregularidade, ele pode solicitar exames laboratoriais, como hemograma e urina. Isso acontece para investigar melhor as propriedades do sangramento.

Tem como o ginecologista saber que eu fiz?

Gostaria de uma consulta com este profissional? O ginecologista normalmente não sabe quando a mulher perdeu a virgindade. Isso somente é possível caso o exame ginecológico seja feito imediatamente antes e depois de uma relação sexual, por exemplo, o que geralmente não acontece.

É obrigatório fazer preventivo?

A partir de agora, as mulheres deverão fazer o exame ginecológico preventivo até os 64 anos de idade, com repetição a cada três anos, caso os dois primeiros resultados anuais tenham sido considerados normais.

Quem não pode fazer preventivo?

Contraindicações. Não há contra indicações absolutas para fazer o exame de Papanicolau. Situações especiais como mulheres que não tenham iniciado a vida sexual e gestantes com mais de 20 semanas de gravidez devem ser avaliadas pelo médico ginecologista.

Quando fazer Papanicolau pela primeira vez?

O Ministério da Saúde recomenda que as duas primeiras coletas do exame, sejam feitas anualmente e, se não houver alterações, o exame pode ser realizado de três em três anos. O exame deve ser feito em mulheres a partir dos 25 anos que tem ou já tiveram vida sexual ativa.

Artigo anterior
O que é uma condição promíscua?
Artigo seguinte
O que clareia a pele do rosto?